sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DR. BISSAYA BARRETO

Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa (Castanheira de Pêra, 29 de Outubro de 1886Lisboa, 16 de Setembro de 1974), mais conhecido por Bissaya Barreto, foi um professor de Medicina da Universidade de Coimbra e político. Entre outras funções, foi deputado à Assembleia Nacional Constituinte (1911), dirigente do Partido Evolucionista e depois da União Liberal Republicana. Após a Revolução Nacional aderiu à União Nacional, de que foi um destacado dirigente.


A Casa da Criança, em Castanheira de Pera/Portugal, é uma das obras que o Dr. Bissaya Barreto impulsionou entre muitas outras das quais se destaca o Portugal dos Pequenitos (e não Portugal do Pequeninos) que é um parque temático sito no Largo do Rossio de Santa Clara (
Coimbra), especificamente concebido e construído como um espaço lúdico-pedagógico para mostrar às crianças aspectos da arquitectura e da história do Império Português. Iniciado nos finais da década de 1930 e princípios da década de 1940, a concepção e arquitectura do parque estão fortemente imbuídas do espírito nacionalista do tempo. O parque foi inaugurado a 8 de Junho de 1940.
------------------------------------------------------
A primeira foto é do Portugal dos Pequenitos e as demais da Casa da Criança Rainha D. Leonor, da vila de Castanheira de Pera, onde o Dr. Bissaya Barreto nasceu.

















Nenhum comentário: