sexta-feira, 8 de novembro de 2013

S A Ú D E

Notícia publicada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO, em sua edição de hoje
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
SEXTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO DE 2013

Sobe idade mínima para exame de próstata
Rastreamento de câncer em homens assintomáticos deve começar aos 50 anos, não mais aos 45, segundo médicos
O Instituto Nacional de Câncer, porém, não recomenda que os testes sejam feitos na ausência de sintomas
DE SÃO PAULOOs exames para rastreamento de câncer de próstata devem ser feitos a partir dos 50 anos, e não mais a partir dos 45 anos, segundo nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia.
A mudança está de acordo com as últimas descobertas científicas e segue orientações das principais sociedades médicas internacionais, segundo Antonio Carlos Lima Pompeo, coordenador do departamento de uro-oncologia da entidade.
"Aumentamos a idade mínima porque os últimos estudos mostram que a chance de ter câncer de próstata é baixa aos 45 anos. Mas ainda defendemos que homens com maior risco devem fazer a partir dos 45", diz Pompeo. Têm maior risco homens com casos de câncer na família, negros e obesos.
As novas orientações da entidade médica serão lançadas durante o 34º Congresso Brasileiro de Urologia, que será realizado em Natal (RN), a partir do dia 16.
As diretrizes, porém, estão longe de ser um consenso, já que não há um protocolo nacional de rastreamento para esse tipo de câncer --assim como há para o câncer de mama ou do colo do útero.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda que sejam feitos exames de próstata em homens assintomáticos, porque, segundo o instituto, não existem evidências científicas de que a prática reduza a mortalidade pela doença.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país (atrás do câncer de pele não melanoma). Em 2012, estima-se que houve 60.180 novos casos no país, segundo o Inca.
Para rastrear o câncer de próstata, os médicos fazem um exame físico, que inclui o toque retal, e testes laboratoriais --como o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), teste de sangue que detecta alterações malignas ou benignas na próstata.
De acordo com o urologista Miguel Srougi, professor da Faculdade de Medicina da USP, fixar idade mínima para começar os testes é uma decisão "arbitrária e especulativa".
"Esse número não é baseado em dados científicos. Não tem como dizer qual é a hora certa de começar os exames. O homem tem que participar dessa decisão. Se ele tem caso na família, talvez queira ir ao médico com 40 anos."
Para Pompeo, deixar de fazer exame periódicos "é voltar à medicina de 20 anos atrás, quando o homem já chegava com metástase".
Segundo o urologista, a chance de cura de um tumor localizado em estágio inicial é de mais de 90%.
"É verdade que encontramos muitos tumores indolentes (pouco agressivos), mas também encontramos tumores com componentes agressivos e, nessas situações, há mais chance de cura quando o diagnóstico é precoce", afirma Pompeo.

Nenhum comentário: