sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DIA DO SINDICO NO BRASIL



Meus parabéns a todos os Síndicos. com votos de que cumpram essa dolorosa missão a inteiro contento de todos os seus Condôminos. Estes sãos os votos do titular deste Blog que também foi Sindico até ontem, quando completou  36 anos no desempenho dessa função.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A vida em sociedade demanda e sempre demandará a existência de um líder. Os índios possuem seus caciques, as empresas seus presidentes, a família o pai e o condomínio o síndico.
Dia 30 de novembro se comemora o dia desta importante e imprescindível figura que regula, organiza e orienta a vida condominial.
Infelizmente, não conferimos a devida importância, atenção e respeito a esta profissão.
Na maioria das vezes, vislumbramos na figura do síndico alguém autoritário que não se preocuparia com os condôminos e, através de seu mandato, agiria de forma impulsiva e indiscriminada.
Acreditamos que quando nos incomodamos com o barulho excessivo proveniente de outra unidade, ou com o simples caminhar da vizinha do andar superior, que insistente em utilizar seu sapato de salto alto bico fino; ou ainda, o arrastar de móveis; ou o latir do cão; enfim, tudo que nos desagrada é motivo justo para a imediata intervenção do síndico.
Porém, ao contrário do que acreditamos, o síndico - ao assumir a representação do condomínio - deve zelar pelo bem comum dos condôminos, não lhe competindo interferir na vida pessoal de seus moradores.
Devemos lembrar que o síndico não é funcionário do condomínio e sua função é zelar pela área comum, representar o condomínio frente à edificação e aos terceiros, além de promover o respeito às normas internas.
Dessa forma, não podemos incumbir a ele a responsabilidade direta por toda e qualquer situação que envolva interesses particulares entre determinados condôminos.
As atribuições do síndico encontram-se previstas no Artigo 1.348 do código Civil.


3 comentários:

Alexandre Boechat disse...

O mérito desse dia e dos 36 anos passados é todo seu, Amigo Salvador. Parabéns. Fraterno abraço. Alexandre.

Manuel Tomaz disse...

Naturalmente que não conheço a idade dos milhares de síndicos por esse imenso Brasil, contudo arrisco a dizer que, com quase 88 anos, como o ex síndico Sr. Salvador, não serão muitos, e mais, com um belíssimo desempenho ao longo de 36 anos. Parabéns Salvador!

Rodavlas disse...

Muito obrigado meus amigos pelo vosso reconhecimento a esta árdua tarefa que desempenhei ao longo destes 36 anos. Resta-me desejar, mais uma vez a todos os Síndicos, bem como aos sub-Síndicos, o maior sucesso em sua missão.

Salvador