sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MUDANÇA DA HORA EM PORTUGAL

Não se esqueça que muda a hora

Na madrugada de domingo deve atrasar o relógio 60 minutos às 2h00 (Continente e Madeira) e 1h00 (Açores), para entrar em vigor o horário de Inverno.    


ImprimirEnviar por E-mailFonteAumentar LetraDiminuir Letra
De sábado para domingo pode dormir mais um bocadinho. A hora muda para o chamado horário de Inverno e o relógio atrasa uma hora. Mas a hora muda porquê? A Renascençafoi falar com Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, para tirar esta e outras dúvidas.

Em primeiro lugar, convém esclarecer: a hora muda por decisão da União Europeia, agora a 28, e “tem mais a ver com o impacto social”. Segundo Rui Agostinho, “as questões económicas não justificam existência de hora de Verão, no sentido em que se pode pensar que se poupa dinheiro ou que se ganha algum dinheiro. O que os estudos mostram é que esse impacto é diminuto na economia global do espaço europeu”.

Portugal tem o fuso horário a uma hora do centro da Europa. O director do Observatório Astronómico de Lisboa garante que essa situação não é problema para Portugal e não tem impacto económico. Há um exemplo que ajuda a provar esta teoria: “Os Estados Unidos têm vários fusos horários e têm uma economia florescente. É possível fazer actividade económica da mesma maneira sem estar a forçar um país inteiro a adoptar uma hora”.

E, se houver algum sector que beneficiaria com uma mudança da hora alternativa, por exemplo igual à Europa Central, tem bom remédio: abra uma hora mais cedo, acrescenta.

O relógio e a hora do SolEm qualquer país o ideal é conseguir que a hora do relógio coincida, o mais possível, com a hora do Sol. Portugal até nem está nada mal nessa matéria: em média, há um atraso de 37 minutos.

“Na costa ocidental temos cerca de 9º de longitude oeste. Já estamos fora do fuso zero (o que está centrado em Greenwich). O fuso zero para o lado ocidental termina nos 7,5º (mais ou menos a zona da Covilhã), o que indica que a maior parte do território continental já está em fuso -1. Da costa oeste até ao fuso de Greenwich temos, arredondando, 37 minutos de diferença temporal”, esclarece Rui Agostinho.

O que isto quer dizer? “Quem vive na costa oeste do continente, quando o relógio diz que é meio-dia, temos que esperar ainda 37 minutos para que efectivamente seja meio-dia solar”.

O director do Observatório Astronómico de Lisboa lembra que, por exemplo, o correcto em termos de horário solar seria as ilhas dos Açores estarem no fuso horário -2 e não no -1 e a Espanha estar no mesmo fuso horário de Portugal continental.

“A Espanha ganharia em ter uma hora no relógio que se aproximasse da realidade da posição do sol no céu, porque o nosso corpo reage à posição do sol. Por isso, em Espanha, o que as pessoas fazem é ajustar, por exemplo, os horários das refeições para horas que em Portugal seriam abstrusas (jantar às 10 da noite ou almoçar às duas da tarde). Estão a almoçar com a hora do meio-dia solar”.

É o relógio biológico que comanda a nossa vida. Este especialista conta que Portugal, desde 1911, já experimentou por três vezes o fuso horário da Europa Central e sempre recuou três ou quatro anos depois por pressão das pessoas “que não se sentiam bem” por estarem afastadas da hora solar.

Neste último domingo do mês de Outubro deve atrasar o relógio 60 minutos às 2h00 (Continente e Madeira) e 1h00 (Açores), para entrar em vigor o horário de Inverno.
Origem do texto: R Renascença - Portugal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Desta forma, a diferença de horário entre Portugal e o Rio de Janeiro, passará a ser de somente 2 horas.

2 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Esta é uma boa notícia... para os que gostam de se levantar tarde.

Rodavlas disse...

Obrigado Caro comentarista. Realmente é muito bom ficar um pouco mais na cama de manhã. Eu também gosto, só que aqui no Brasil a mudança foi ao contrário. A gente tem que levantar mais cedo.
Meu abraço
SALVADOR