terça-feira, 11 de setembro de 2012

AQUILES MORGADO


A noticia abaixo não é nova. Ela foi publicada pelo jornal "O Castanheirense" de Castanheira de Pera / Portugal  em 31/12/2007. O homenageado. Sr. Aquiles Morgado, é uma pessoa minha conhecida desde jovem,  motivo pelo qual foi minha vontade trazer esta notícia para meu Blog como prova de dedicação e apreço. por este grande amigo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Almoço de homenagem a Aquiles Morgado

Decorreu num restaurante da Vila, no dia 9 de Dezembro, um almoço de homenagem ao empresário Aquiles Morgado, promovido pelos trabalhadores da empresa Albano Morgado SA, empresa onde o homenageado foi administrador até Setembro deste ano, que reuniu 65 trabalhadores e dois convidados.
Usou da palavra, em nome dos trabalhadores, José Cassapo, técnico da empresa, e que traçou o percurso do empresário na fábrica, onde ingressou em 1947, com 12 anos de idade, lembrando o crescimento da unidade, desde os 180 metros quadrados iniciais até aos actuais 10.000, e os tempos "do transporte de fazenda, de carroça, entre as Sarzedas e o Vale das Mós, ou actividades tais como lavar, tingir tecidos e trapo em caldeiras de fogo directo, cofitar chailes, mandá-los franjar no Cercal, Lomba da Casa, enfestar e enrolar à mão as peças, e muitas outras operações que hoje são feitas mecanicamente", e finalizando:
"O Sr. Aquiles pautou a sua vida pela da empresa, sacrificando mesmo a sua vida pessoal e familiar em detrimento dos interesses da empresa. Mesmo quando condescendia com alguns momentos de descanso - poucos, pois todos sabemos o horário de trabalho que a si próprio impunha - os problemas da empresa estavam sempre presentes, e mesmo em casa procurava sempre a melhor maneira de tornear os obstáculos e resolver os casos mais difíceis e complicados.
É este o Homem que hoje aqui queremos homenagear. Uma homenagem simples, de mulheres e homens simples, mas cheia de significado: são os seus funcionários, os seus companheiros de trabalho, que reconhecem a excelência e a competência deste Homem.
Costuma dizer-se que, para se ser Homem, há que fazer três coisas: ter um filho, plantar uma árvore - acredito que o tenha feito no seu jardim - e escrever um livro. O livro é colectivo: o seu Pai escreveu o prefácio, e o Sr. Aquiles foi escrevendo ao longo de muitos anos uma história de sucesso. O livro ainda não foi publicado, pois não está terminado. Mas a parte que escreveu pode ser lida e apreciada por todos nós, constituindo um exemplo do caminho a seguir.
O livro tem nome, chama-se Albano Morgado, SA, e a melhor maneira de provarmos toda a nossa admiração e a sinceridade da homenagem a este Homem, é continuarmos a acreditar na Obra que ergueu, e todos os dias, todos nós, darmos o nosso melhor pela empresa que, de algum modo, é a projecção da sua personalidade."
No final foi oferecida ao homenageado um salva de prata com a seguinte dedicatória:
"09 de Dezembro de 2007
Os trabalhadores da Albano Morgado, S. A. reconhecendo um vida de total dedicação à causa da empresa prestam sincera homenagem ao Senhor Aquiles Almeida Morgado no momento da sua saída da vida profissional"
Foi também oferecido um ramo de flores à esposa D.ª Aida Morgado.
Por sua vez, Aquiles Morgado ofereceu a cada um dos trabalhadores uma libra em ouro Rainha Vitória.

Discurso de Aquiles Morgado
 
Caros Amigos:

Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim.
Foi conhecido pela maioria de vós, por vos ter sido transmitido, o princípio do meu exercício na fábrica das Sarzedas.
Do meio e do fim do exercício da minha actividade, em tal fábrica, vocês são conhecedores.
Não vou fazer comentários sobre a minha saída da Albano Morgado SA por já ser do vosso conhecimento, mas este almoço é demonstrativo de que a minha relação pessoal convosco só terminará com a morte.
Não quero exibir lamentações nem provocações de que fui vítima, mas, nunca me esquecerei de ter sido relegado da forma que fui.
Peço-vos que encarem o futuro com optimismo e determinação para que uma fábrica na qual, não se construiu 1 m2 dos seus edifícios sem eu assistir, não entrou ali qualquer máquina sem eu presenciar o início da sua laboração, bem como a aquisição da fábrica dos Esconhais por minha iniciativa, devem ter isto presente e contribuírem para que a empresa se mantenha e evolua. Esta será a melhor homenagem que me poderão prestar, se acharem que eu a mereço.
A vida continua, o nosso relacionamento pessoal vai perdurar e todos vamos desejar um futuro auspicioso para a fábrica das Sarzedas, como é conhecida.
Quero agradecer ao Sr. Cassapo as honrosas palavras que me dirigiu em nome de todos vós e que, em meu entender, pecaram por excesso.
A terminar, apresento-vos a minha gratidão pelo almoço de convívio com que me quiseram brindar e sinto-me muito reconhecido pela lembrança com que me agraciaram. Por tudo isto, é meu dever, para solidificar a nossa recíproca amizade, oferecer a cada um de vós um presente como prova do meu reconhecimento.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos vós e vossas famílias um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Um abraço a todos.


Um comentário:

Manuel Tomaz disse...

Um grande Homem! Porem, não foram reconhecidas as suas virtudes por quem devia...Infelizmente!