domingo, 19 de outubro de 2008

DURÃO BARROSO

Nosso ex-primeiro Ministro, Durão Barroso, continua nas manchetes.
Abaixo vai a do GLOBO de hoje.
--------------------------------------------------------
Bush cede e convoca cúpula para discutir crise
Em reunião com europeus, presidente dos EUA diz que "prioridade é estabilizar mercado"


O presidente dos EUA, George W Bush, anunciou ontem que vai convidar líderes do G-8 (grupo dos países mais ricos e a Rússia) e de economias emergentes para debater medidas globais contra a crise. A previsão é que o Brasil esteja incluído entre os emergentes, ao lado de China e India. Apesar de a data não ter sido divulgada, espera-se que o encontro aconteça
no fim de novembro, em Nova York. A ONU ofereceu sua sede.
Bush esteve reunido por mais de três horas na residência oficial em Camp David, com os presidentes da França, Nicolas Sarkozy (atualmente à frente da União Européia), e da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Os europeus pressionaram Bush a convocar a cúpula e saíram vitoriosos.
.-A prioridade agora é estabilizar o mercado financeiro. Estou em contato com o pri-
meiro-ministro do Japão, que preside o G-8, e vamos convidar também lideres de países em desenvolvimento, para debater a crise. É essencial fortalecer os fundamentos do capitalismo democrático e do livre comércio, de modo que esta crise não se repita -disse Bush.
Também participaram do encontro o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice.
-Temos mandato dos 27 países da União Européia para dizer que esta é uma crise mundial e precisamos de uma solução global. Vivemos no século XXI, mas continuamos a aplicar regras do século XX -criticou Sarkozy. -Temos pressa. Penso que o encontro deve acontecer em Nova York antes do fim de novembro. Esta crise começou em Nova York e em Nova York devemos encontrar uma solução para ela. Temos que impedir que aqueles que nos levaram à crise possam fazê-lo novamente. -


Um comentário:

Anônimo disse...

Los Aliados Atlánticos