sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PETROPOLIS - RJ

Aqui é um recanto da Praça 14 Bis, localisada em Petrópolis, homenageando o inventor da aviação, Alberto Santos Dumont, vendo-se um monumento simbolisando o 14 bis, um dos modelos criado por ele.
Santos Dumont tinha cá em Petrópolis, uma casa, projetada e construída pelo próprio em 1918. Trata-se de um chalé no estilo alpino francês
e com telhado em folha de flandres.
Acuriosa casa demonstra bem a genialidade do dono. No primeiro andar localiza-se a oficina do inventor; no segundo andar uma sala de estar e outra de jantar. No terceiro andar ficam o escritório, o quarto de dormir e o banheiro.No alto da casa existe um mirante que servia de observatório astronômico.
Os atrativos mais interessantes da casa são os pequenos detalhes, que demonstram toda a criatividade do Pai da Aviação . Logo na entrada o visitante é obrigado a subir uma escada cuja disposição obriga a pessoa a iniciar a entrada da casa com o pé direito. Dentro da casa, todo o espaço é aproveitado de maneira inteligente. Entre outras coisas, há também um chuveiro com aquecimento a álcool, e cuja temperatura da água é controlada através de dois cordões, que controlam a mistura de água quente e fria.
A casa, chamada por Santos Dumont de "A encantada", e que era utilizada pelo inventor como casa de veraneio, teve toda a sua mobília e todos os objetos de seu interior doados à Prefeitura de Petrópolis em 1946, que a transformou em Museu.

Vejam a seguir a foto da "Encantada" .

Nenhum comentário: