domingo, 15 de abril de 2012

PETRÓPOLIS, Cidade Imperial

- Centro de Petrópolis -

 Petrópolis é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 774,606 km², contando com uma população de 296 044 habitantes (2010), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[3]



O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é constantemente chamada de Cidade Imperial.


Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica,[6] uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 845 metros de altitude média, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.



O clima da cidade é o tropical de altitude com verões úmidos e invernos secos. O índice pluviométrico é de aproximadamente 2 400 mm anuais.



A temperatura é amena. A média anual fica em torno dos 19°C. No mês mais quente, a temperatura média é de 23°C e a média do mês mais frio é de 15°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada foi -0,7°C, no dia 2 de agosto de 1955 e a maior temperatura registrada foi 36,6°C, no dia 6 de novembro de 2009.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Esta, é a cidade que acolheu o titular deste BLOG, há cerca de 45 anos, tendo-lhe proporcionado a oportunidade de conquistar uma vasta amizade.   

As reportagens  abaixo foram extraídas do "Jornal de Petrópolis" de hoje, sendo que a primeira. aquela  que se refere aos "Canarinhos", chamou a minha atenção por se tratar de um coral que se exibe  em uma igreja (Sagrado Coração de Jesus),  onde assisto missa semanalnente , tendo portanto oportunidade de conhecer esse coral de perto.



Um comentário:

Manuel Tomaz disse...

Esta, Mui Nobre cidade de Petrópolis, residência de verão do Rei D. Pedro II...