Whitney Elizabeth Houston
Apelido The Voice, Nippy
Nascimento: 9 de agosto de 1963
Local de nascimento: Newark, Nova Jersey Estados Unidos
Data de morte: 11 de fevereiro de 2012 (48 anos)
Local de morte: Los Angeles, Califórnia Estados Unidos
Gêneros R&B, pop, soul, gospel
Instrumentos: Vocal
Período em atividade: 1985 - 2012
Outras ocupações: Cantora, atriz, produtora cinematográfica, empresária, modelo
Gravadora(s): Arista Records
Afiliações: Cissy Houston, Dionne Warwick, Cece Winans, Aretha Franklin
Influência(s): Cissy Houston, Aretha Franklin, Elvis Presley, Barbra Streisand, The Jackson 5, Frank Sinatra, Lionel Richie, Cher, Donna Summer, Beatles, Bee Gees
Influenciado(s) Celine Dion, Mariah Carey, Janet Jackson, Toni Braxton, Christina Aguilera, Kelly Clarkson, Ciara, Pink, Robin Thicke, Jennifer Hudson, Kelly Rowland, Beyoncé , Lady GaGa
Whitney Elizabeth Houston (Newark, 9 de agosto de 1963 — Los Angeles, 11 de fevereiro de 2012) foi uma cantora norte-americana de rhythm and blues (R&B), pop, gospel, além de atriz e modelo. Houston foi a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e sua lista de prêmios incluem 2 Emmy Awards, 6 Grammy Awards, 30 Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num um total de 415 prêmios conquistados em sua carreira até 2010. Houston também foi uma dos artistas mais bem sucedidos do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de gravações em todo o mundo.
Inspirada por vários cantores de soul de destaque em sua família, incluindo a mãe Cissy Houston, primos Dionne Warwick e Dee Dee Warwick, bem como sua madrinha, Aretha Franklin, Houston começou a cantar com o coral gospel júnior da Nova igreja de Jersey aos 11 anos de idade. Depois que ela começou a atuar ao lado de sua mãe em casas noturnas na cidade de Nova York, ela foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Até o presente, Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multi-platina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Seu álbum de estreia auto-intitulado, lançado em 1985, se tornou o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas. Seu segundo álbum, Whitney (1987), tornou-se o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200. Whitney alcançou grandes sucessos nas paradas de música popular, bem como sua proeminência na MTV, começando com seu vídeo de "How Will I Know", permitiu várias artistas femininas afro-americanas seguirem em seu sucesso.
O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista. A trilha sonora original do filme ganhou o Grammy 1994 de "Álbum do Ano". Seu primeiro single, "I Will Always Love You", se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música. O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o quarto lugar. Houston continuou como estrela de filmes e contribuiu com a trilha sonora dos mesmos, inclusive com os filmes Waiting to Exhale (1995) e The Preacher's Wife (1996). Três anos após o lançamento de seu quarto álbum, My Love Is Your Love (1998), Whitney renovou seu contrato com a gravadora Arista Records. Ela lançou seu quinto álbum de estúdio, Just Whitney, em 2002, e o álbum de Natal com o título One Wish: The Holiday Album em 2003. Em meio a ampla cobertura da mídia de sua turbulência pessoal e profissional, Houston terminou seu casamento de 14 anos com o cantor Bobby Brown, em 2006. Em 2009, Houston lançou seu sétimo e último álbum de estúdio, I Look to You.
Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de The Voice (A Voz). Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.
Whitney faleceu em 11 de fevereiro de 2012. As causas ainda estão por determinar
Vejam o vídeo com uma de suas ultimas apresentações;
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5Pze_mdbOK8#t=67s
2 comentários:
SÃO PAULO - A causa da morte de Whitney Houston ainda continuará no campo da especulação por algumas semanas. A autópsia no corpo da cantora foi concluída neste domingo (12).
Porém, os resultados só serão conhecidos entre quatro e seis semanas. Sem o parecer do teste toxicológico não é possível apontar com precisão o que aconteceu para que Whitney viesse a falecer.
Segundo o site "TMZ", os envolvidos com a investigação estão cada vez mais convencidos de que a cantora dormiu profundamente ou perdeu a consciência na banheira do hotel onde estava hospedada e acabou se afogando.
A polícia de Los Angeles trabalha com a hipótese de que Whitney Houston tenha feito uma mistura do medicamento Xanax – um remédio que trata ansiedade e depressão – com álcool pouco antes de morrer.
Entretanto, membros da família de Whitney dizem que ela tinha autorização médica para uso do Xanax.
E apesar de ter problemas com bebidas e drogas, segundo também a polícia, não foi encontrado nenhum vestígio de consumo de bebida alcoólica no quarto do hotel.
Muitas das celebridades tem um fim trágico. Recordemos a famosa cantora britânica, Amy Winehouse,
um exemplo, que em Julho passado
faleceu com 28 anos!
Postar um comentário