quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LICOR BEIRÃO

Este post não se trata de propaganda ao Licor Beirão, mas sim contar um pouco da sua história, principalmente por tratar-se de empresa sediada numa  região de Portugual, Louzã, nas imediações da região de onde é natural o titular deste BLOG (Castanheira de Pera).
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Curiosidade do Licor Beirão:

Muitos somos os apreciadores de tal bebida, mas não conhecemos a sua origem.

A produção do licor Beirão conta-se que se iniciou, quando um comerciante de vinho do Porto veio à Lousã e se apaixonou pela filha de um farmacêutico da localidade. Com ela casou e por lá permaneceu. Esta farmácia para além de produtos medicinais comercializava e produzia bebidas alcoólicas preparadas com produtos naturais. Desta forma, o tão aclamado licor começou por ser uma bebida alcoólica medicinal.

Entretanto entrou em vigor uma nova lei que não permitia que as bebidas alcoólicas fossem consideradas produtos medicinais. Assim em consequência de ser proibido, foi criada uma pequena fábrica onde em 1929 onde o licor passou a ser fabricado.

Em 1940 por motivos económicos e sendo um destes o facto da segunda guerra mundial, o primeiro dono desta empresa vê-se obrigado a vender a fábrica, sendo esta comprada assim como a respectiva patente da bebida por um senhor de nome José Carranca Redondo.

Há uma história sobre o início da divulgação do produto, a qual não consegui certificar a sua veracidade. Foi me contada por um amigo da zona da Lousã, de onde é proveniente o aclamado licor.

Conta-se por aquela zona que no seu início o Licor Beirão não era muito consumível pelo público em geral. Para que este licor se torna-se atractivo aos olhos e gostos do público, o senhor José Carranca terá contratado pessoas em Lisboa (por ser a capital do nosso país), para entrarem nos cafés e perguntarem aos proprietários se tinham Licor Beirão, ao qual estes respondiam “não conhecer”. Estes proprietários, começaram a ficar curiosos com a bebida que tantos perguntavam e nisto começaram a encomendar/comprar o Licor Beirão e este começou a ser fortemente comercializado.

Se for verdade, no mínimo foi uma jogada de mestre! Quando me contaram esta história vinha na sequência da explicação dos anúncios publicitários que proferiam as seguintes frases: “O que é que se bebe aqui?” “Licor Beirão”.

http://www.youtube.com/watch?v=SEx2GfTt2vY&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=l5Lw3fxRy40&feature=player_embedded

Procurei informação relativa a este “mito” e volto a referir que nada encontrei. Mas de uma certa forma, e através deste “mito” seria explicativo destes anúncios. Afinal o Licor Beirão está em toda a parte! No passado quando alguém se dirigia a um café e fazia uma expressão de não compreender o porquê de nem sequer conhecerem o Licor, deu origem a que este viesse a estar presente em todo o lado.

Contudo na minha pesquisa, encontrei algo que me pareceu ser interessante. O senhor José Carranca quando basicamente a palavra “Marketing” pouco ou nada era utilizada, desenvolveu uma série de slogans e posters publicitários em relação à sua bebida, criando a sua própria campanha publicitária

Expôs estes mesmos em locais movimentados, como Teatros e até mesmo ao longo das estradas Portuguesas onde por conseguinte terá sido processado em 94 processos Judiciais, quando saiu uma Lei em Setembro de 1959 que proibia a colocação de painéis gigantes ao longo das estradas.

Resultante deste infortúnio, começou por ser julgado onde era sempre condenado. Depois de alguns julgamentos, e de adquirir alguns conhecimentos Jurídicos começou por se defender ele mesmo sem a presença de um advogado, onde alegava que os seus anúncios que estavam colocados ao longo das estradas, alguns mesmo em curvas perigosas, tinham reduzido durante essa época o número de acidentes nessas mesmas zonas, pois em virtude dos seus outdoors os condutores reduziam a velocidade a que se deslocavam para poderem observar os anúncios publicitários.

A defesa que este utilizou, foi também publicada pela imprensa da época. É um facto que na altura o número de acidentes rodoviários diminuiu.

Slogans como “Licor Beirão – O Beirão de quem todos gostam” no qual surge um “mito” que seria dedicado ao Professor Doutor António Oliveira Salazar, ou “Licor Beirão – Que licor! … Senhor Doutor!” são alguns dos mais antigos slogans que elevaram a marca e até mesmo a bebida ao sucesso que se mantém até hoje.

Perguntam vocês: o porquê deste tema neste blog?

A resposta é simples. Através da história do Licor Beirão e acima de tudo, dos seus primórdios relativos à sua publicidade, conseguimos entender o início da publicidade nos Media (nas suas origens).

É preciso conhecermos o passado, para aprendermos com o presente e reconhecermos o futuro.

Pesquisa:
http://www.cm-lousa.pt/biblio/arquivo_historico/pdf/86_pdf_licor_beirao.pdf
http://digartmedia.wordpress.com/2010/03/08/curiosidade-e-actualidade-do-licor-beirao/
Ana Rita Neves Côrte-Real de Freitas
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A seguir, parte de entrevista concedida recentemente para o jornal NOTICIAS MAGAZINE, pelo proprietário do LICOR BEIRÃO, sr. José Redondo, ( foto  abaixo)



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