terça-feira, 29 de junho de 2010

Processo Terapêutico‎ > ‎


Pânico
O medo é um sentimento com uma importante função evolutiva de proteção, que permite ao homem perceber e evitar situações ameaçadoras a sua vida. O sentimento de pânico consiste em um medo intenso, acompanhado de diversas sensações corporais como taquicardia, sudorese, falta de ar, etc. Essa é uma função saudável quando acontece frente a um perigo real.
O Pânico se torna um sintoma quando aparece sem a situação concreta de perigo, impedindo a pessoa de viver várias situações da sua vida cotidiana. A sensação de ameaça é real e intensa, assim como as reações corporais que a acompanham, mas ela não está em uma situação de perigo real.
O que torna esse sintoma algo particularmente complexo é que, ao longo do tempo, a pessoa passa a evitar qualquer situação que ela acredite poder disparar uma crise de pânico. Quando intensificado, esse "medo de sentir medo" faz com que o indivíduo aumente cada vez mais a quantidade de situações a serem evitadas. Nessa situação, pode deixar de frequentar lugares fechados, andar de ônibus, e sair de casa.

Nenhum comentário: