quarta-feira, 19 de março de 2014

DIA DE SÃO JOSÉ NO BRASIL

19 de Março: Dia de São José. Se chover hoje o inverno vai ser bom


Para os nordestinos, o dia de São José (19 de março) é marcante, especialmente em anos de seca. Considerado o padroeiro dos agricultores, é no dia do santo que os nordestinos fazem a previsão de chuvas para o restante do ano. Caindo nesse dia, vem a certeza de que o inverno vai ser bom. Caso não chova, a estiagem é dada como certa.
E o dia de São José de 2013 reservou períodos de chuva em grande parte do interior do Nordeste, onde mais de mil municípios decretaram emergência por conta da estiagem.
Segundo imagens de satélite captadas pelo Lapis (Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite da Ufal – Universidade Federal de Alagoas), sete dos nove Estados registraram chuva nesta terça-feira –apenas Alagoas e Sergipe ficaram fora da lista, com precipitações pouco significativas. Bahia, Paraíba e Pernambuco também registraram chuvas, mas em áreas limitadas do território.
O Estado mais agraciado no dia de São José foi o Ceará, onde as nuvens cobriram praticamente todo o Estado nesta terça-feira. Segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), pelo menos cem municípios registraram chuva no dia de São José –que é feriado estadual.
Em Angicos (RN), o dia também foi comemorado com a tradicional missa de celebração ao santo, que reuniu mais de 5.000 pessoas em praça pública. A cerimônia foi celebrada pelo arcebispo de Natal, dom Matias Patrício. No Estado, muitas cidades também registraram chuvas.

Nenhum comentário: