segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

HOJE É DIA DE REIS

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

3 comentários:

aluap disse...

Sr. Salvado, desejo-lhe um Bom Dia de Reis e um Feliz 2014.
Em Portugal embora a Igreja Católica ainda comemore "Os Reis", no primeiro domingo do ano, que foi o passado, a verdade é que com o passar dos tempos este lindo dia tem vindo a decair. Ainda assim tal como você também eu me lembrei de assinalar e lembrar o Dia em:
http://onovoblogdosforninhenses.bogspot.pt/.
Na minha aldeia natal também era usual cantar "Os Reis" de porta a porta.

Um abraço e um Feliz 2014, uma vez mais.
Paula.

Rodavlas disse...

Obrigado amiga Paula pelo seu comentário. Relativamente ao “cantar os reis de porta em porta” como era uso em sua aldeia, também na minha aldeia ainda me lembro de nós os garotos, pedirmos o reis de porta em porta, Cada família dava o que queria dando preferência aos enchidos (Linguiça, como é chamado cá no Brasil), com o que nós mesmos cozinhávamos para servir de ceia. Era muito divertido. Hoje não existe mais esse hábito. Tudo muda.
Meu abraço com os votos de um feliz 2014

Manuel Tomaz disse...

Parece que foi ontem, mas já lá vão mais de seis décadas! Lá na aldeia de Sarzedas de Vasco, os rapazes e raparigas, iam de porta em porta, pedindo as chouriças para fazermos a nossa ceia da Noite de Reis. Lembranças que, infelizmente, não acontecem mais. Moradores são poucos e crianças não há mais.
Meu abraço,
Manuel Tomaz