domingo, 7 de julho de 2013

BAUERFEST 2013 - FESTA DO COLONO ALEMÃO


Desde o dia 28 do mês passado que está  transcorrendo a BEUERFEST  2013,  nesta cidade de Petrópolis, RJ, onde reside o titular deste BLOG. O seu encerramento  será hoje, 7 de julho.
A festa deste ano tem sido muito concorrida, não só pelas pessoas residentes na cidade, como também pela vinda de muitos turistas..

Descrição do evento:

A Bauernfest- Festa do Colono Alemão, acontece desde 1990, na cidade de Petrópolis, sendo o segundo maior evento de sua categoria no Brasil.

A Bauernfest é um evento diretamente ligado à presença germânica no Brasil, com raíz nacional e identidade própria, valorizando a imagem positiva do Brasil e de sua cultura inclusiva.

Aos domingos é realizado um grande desfile comemorativo pelas ruas da cidade, com flores, música, dança e alegria. Tem a duração média de dez dias e programação para todos os dias do evento. Os descendentes dos colonos convidam à todos para vir a festa e comemorar com eles, a feliz decisão de seus antepassados de permanecer em paz.

Observações complementares:
As primeiras festas eram pequenas quermesses realizadas no início do séc XX, no bairro Fazenda Inglesa, onde os primeiros colonos promoviam o retorno às origens com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.

Em 1983, no clube 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, sua a idéia de transformar a festa onde todos teriam conhecimento da história e tradições dos alemães da cidade de Petrópolis.

O local escolhido foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. A partir de 1990, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis o evento foi profissionalizado e cresceu, alcançando o formato da atual Bauernfest, sendo de grande importância para o calendário turístico e cultural para a cidade e o estado.

Na edição de 2010 teve um grande número de barracas e pórticos, reintegrando a área do Palácio de Cristal e destacando seu novo ponto de convergência: a antiga Cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil e que faz parte da paisagem do Centro Histórico.

Se você não participou deste evento, veja a seguir uma coleção de fotos pelas quais vai ter uma ideia de como está sendo a festa. Clique a seguir:


gle.com.br/search?q=bauernfest+2013&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=zaDYUabIHoST0QG6koDwCg&sqi=2&ved=0CDMQsAQ&biw=1280&bih=91
5

2 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Por aqui podemos ver de como as tradições Europeias se transportaram para o imenso Brasil, através dos seus emigrantes e assim perduram ao longo dos anos.

Selma Helena. disse...

Oi querido amigo!
Só senti não participar dessa festa que acredito ser linda!

Quem sabe a próxima, não? Assim espero.

Beijos!!

Selma