segunda-feira, 26 de março de 2012

CIDADE MARTIR

Oradour-sur-Glane é uma comuna francesa situada no departamento de Haute-Vienne, na região Limousin.
A cidade tornou-se famosa por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos pelos soldados nazistas da Waffen-SS durante a Segunda Guerra Mundial.

Para ver o vídeo, clique aqui  http://www.slideboom.com/player/player.swf?id_resource=517904 , mas tome cuidado porque se trata de cenas e texto chocantes.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O mail com o qual veio o pps da apresentação que está sendo mostrada, trazia a seguinte anotação:
Eles já andam novamente por aí a mandar na Europa.
Os EUA, a Inglaterra e a França possibilitaram a sobrevivencia destes criminosos e passados 67 anos já estão novamente a fazer escravos a coberto da "austeridade"
--------------------------------
A tragédia de Oradour foi contada na televisão mundial em documentário na aclamada série da BBC inglesa, The World at War (O Mundo em Guerra) de 1974.
 Na voz de Laurence Olivier, o primeiro capítulo da série abre com imagens feitas de helicóptero sobre a cidade vazia e silenciosa e a narração grave, en que o texto a seguir é uma parte dessa reportagem:



"Por esta estrada, num dia de verão de 1944, os soldados vieram. Ninguém vive aqui agora. Eles aqui ficaram por algumas horas. Quando eles se foram, a comunidade que existia há mil anos, havia morrido. Esta é Oradour-sur-Glane, na França.
No dia em que os soldados vieram, a população foi reunida. Os homens foram levados para garagens e celeiros, as mulheres e crianças foram conduzidas por esta rua e trancadas dentro desta igreja. Aqui, elas escutaram os tiros que matavam seus homens. Então, elas foram mortas também. Algumas semanas depois, muitos daqueles que cometeram essas mortes, foram também mortos, em batalha."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nunca reconstruíram Oradour. Suas ruínas são um memorial. Seu martírio se soma a milhares e milhares de outros martírios na Polônia, na Rússia, em Burma, na China, em..... um Mundo em Guerra.
  Que DEUS nos livre de tragédias iguais.

Nenhum comentário: