quarta-feira, 20 de abril de 2011

TECNICA ANTIMOFO DO SABÃO EM PÓ

Aqui onde moramos---zero graus de latitude, beira mar e estuário de um rio caudaloso na floresta equatorial da bacia do Congo---mofo é um problema sério. Com ligeiro descuido, roupas, móveis, livros etc. mofam rapidamente.


Todos sabem que ar condicionado é o melhor meio contra isso. Porém, não é possível utilizá-lo para esse fim caso não estejamos no imóvel, por exemplo, em férias, sítios, casas de praia. Daí o problema de como combater o mofo quando o imóvel tem de ficar fechado por algum tempo. Em outros lugares como Belo Horizonte é raro casas e apartamentos terem ar condicionado.


Já tentei várias dicas caseiras contra essa praga. Meses atrás, porém, encontrei na internet uma técnica contra mofo que foi descoberta mais ou menos por caso. O interessante dessa técnica é que, além de eficaz, seu custo é praticamente zero.


Trata-se de esquecer dentro dos armários caixas de sabão em pó feitas de papelão. O sabão em pó absorve a umidade na superfície da caixa secando o ar dentro do armário, o que inibe o mofo. Semanas depois, a caixa de sabão em pó, apesar de jamais ter sido aberta, fica tão molhada que (suponho) passa a absorver menos mofo. Então, basta substituí-la por outra nova e colocar a molhada na área de serviços para ser utilizada agora na lavagem do dia a dia. Ora, na máquina de lavar roupas o sabão em pó tem de ser molhado mesmo! De certa maneira, portanto, essa técnica tem custo zero.


Observem as fotografias abaixo. A caixa da esquerda ficou no interior de um armário de roupas que permaneceu fechado por um mês. A caixa da direita é nova. Em ambas fotos, é possível notar a umidade absorvida pela caixa da esquerda.


Na foto frontal, repare a área branca ao lado de "Neo" separada por uma linha diagonal de uma área menos branca, úmida.



Na foto frontal, repare a área branca ao lado de "Neo" separada por uma linha diagonal de uma área menos branca, úmida.

 
Na foto lateral, reparem como a caixa da esquerda ficou mais espessa.


Como disse, essa dica encontrei na internet. Porém, tenho uma pequena contribuição. O que fazer com o mofo estantes de livros abertas? A ideia é tratar o quarto onde se encontra sua biblioteca como se fosse um armário fechado. Coloquei no centro do quarto uma caixa de papelão aberta onde despejei 2.5kg de sabão em pó e depois fechei a porta do quarto. Um mês depois, ao retornar, a caixa estava molhada e a quantidade de mofo que surgiu nas estantes foi muito menor do que esperado.


Espero que seja útil.

Nenhum comentário: