sábado, 20 de novembro de 2010

CONSCIENCIA NEGRA


Hoje, dia 20 de Novembro, é feriado no BRASIL, em homenagem A Consciência Negra simbolizando a implementação do negro na sociedade como um ser humano normal, e não um escravo ou animal, como era considerado no período colonial.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O dia serve para relembrar a resistência do negro à escravidão que existiu por muitos anos, desde por exemplo o transporte forçado dos negros africanos para o Brasil.

Mesmo o caráter de Zumbi não sendo confirmado até hoje, pois indícios mostram que ele matinha escravos particulares em seu poder, o dia também é em sua homenagem.

Até hoje o negro sofre preconceito na sociedade e isso não ocorre só no Brasil, mas em todo mundo. Aqui eles foram escravos por décadas, até que a lei Áurea “libertou” todos de uma forma simbólica.

Mas o que importa é que hoje isso não existe mais e o negro é um ser humano igual a todos e tem os mesmos direitos e deveres.

O dia já é celebrado desde a década de 60, mas foi nos últimos anos que ganhou mais destaque e importância. Até então o único dia “comemorado” pelo movimento e população negra era o 13 de maio, dia da abolição da escravatura.

Pense e reflita nesse dia 20 de novembro. Lembre o quanto os negros sofreram e perceba que são pessoas normais, iguais à você. E se você é negro, comemore esse dia que lembra liberdade, igualdade e fraternidade.

Nenhum comentário: