quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PETROPOLIS

Paisagens de Petrópolis (RJ), cidade que me acolheu.
A primeira foto é da entrada da cidade, de quem vem do Rio de Janeiro, tendo um portal com os seguintes dizeres: 'PETROPOLIS CIDADE IMPERIAL";
A segunda é da Praça 14 Bis, dentro da cidade, vendo-se uma réplica do aparelho que foi usado por Santos Dumont, quando de suas experiências para descoberta do avião.
A terceira mostra o chalé construido por Santos Dumont, para servir de sua residência, atualmente transformada em museu. Vejam a seguir mais detalhes sôbre a "Encantada", nome que foi dado por Santos Dumont, à sua residência:
A casa de Santos Dumont é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade. Santos Dumont recebeu o convite de veranear em Petrópolis da Princesa Isabel, na época áurea das temporadas na cidade serrana durante o Império, e ao aceitar o convite decidiu construir uma casa que atendesse suas necessidades.
A rua escolhida é hoje chamada em Petrópolis de Rua do Encanto, mesmo nome dado à casa do aviador.
A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a
álcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente subir com a perna esquerda, e a própria arquitetura da casa onde não é utilizada divisórias entre os cômodos.
A casa possui três andares, além de um observatório, por sobre o telhado.

Um comentário:

Jorge Correia disse...

Amigo Salvador:
Foi com muito prazer que vi estas imagens de Petropolis.Recordei com saudade...(2006).
Até sempre...