quinta-feira, 11 de junho de 2015

RIO ZEZERE

Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 km.
rio Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5043 km² (dos quais 1056 km² pertencem ao rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao caudal de água (por vezes superior a 10 000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroelétrica, aproveitada em três barragens (BouçãCabril e Castelo de Bode), que produzem anualmente 700 GWh.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A RIBEIRA DE PERA:
 Num vale onde reina o verde, a Ribeira de Pera percorre  o seu caminho, despenhando-se abruptamente de açude em açude, de cascata em cascata, numa mescla de tons verde água e de sons vários, num cenário naturalmente inexplorado.
As piscinas e os carreteiros que ligam a serra à ribeira proporcionam aos visitantes uma multiplicidade de prazeres que se desdobram em atividades que vão desde a aventura ao simples desfrutar relaxante da natureza.
Após a sua passagem pela Vila de Castanheira de Pera, de onde é natural o titular deste Blogue, a Ribeira de Pera vai desaguar no Rio Zêzere, que está servindo de titulo a esta postagem.
Ainda em Castanheira de Pera, a Ribeira de Pera proporcionou a construção da Praia Fluvial das Rocas, um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração da vila de Castanheira de Pera.
Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.
As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.
Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.

Veja a seguir um  vídeo  mostrando os lugares por onde passa o Rio Zêzere:

http://pt.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/wpgZKcNTQS5KLN

Não desejo encerrar esta potagem sem antes mostrar um pouco de imagens da Praia das Rocas a que nos referimos acima. Clique para abrirhttp://www.praiadasrocas.com/  e depois veja as diversas imagens clicando na seta lateral.

Um comentário:

Manuel Tomaz disse...

Fazer todo o percurso do Rio Zêzere é difícil... Bem mais fácil é conhecer a Praia das Rocas em Castanheira de Pera e usufruir das suas belezas naturais. Fica a 194 Kms. de Lisboa; 77 Kms. de Leiria: e 57 Kms de Coimbra. Vá lá, decida-se...