sexta-feira, 1 de março de 2013

EMBOLIA POLMUNAR


Embolia pulmonar. Tentar evitar


O actor e director Marcos Paulo morreu Domingo (11) de Novembro, aos 61 anos de idade, após ser acometido de uma embolia pulmonar. A doença que matou o actor e director Marcos Paulo surge de repente. Segundo os médicos, a embolia pulmonar é grave e mata muito rápido: A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrói a chegada do sangue ao pulmão – um fenómeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no enfarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.
O cirurgião vascular Francisco Osse, director do Centro Endovascular de São Paulo, explica tudo… a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem numa trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.

Atenção para estas Informações…

Uma das causas da Embolia Pulmonar: ‘Trombose do viajante’.

Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer voo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose numa pessoa normal”, disse o cirurgião vascular. Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem activar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro. Infelizmente, esta foi a causa da sua morte. Você viaja muito de avião?! Cuidado!!! Passou de 4 horas de voo tem que se movimentar!!!!

Mais uma Dica importante Para os viajantes…Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.

(Recebido por e-mail)
Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Esta postagem é uma cópia extraída do BLOG   http://paoesaude.blogspot.com.br/2013/02/embolia-pulmonar-tentar-evitar.html . O motivo que me levou exibir essa cópia é por considerar o assunto  muito importante para a nossa saúde, proporcionando assim seu conhecimento por um numero maior de pessoas.

Nenhum comentário: