sábado, 24 de novembro de 2012

FABRICA DONA ISABEL


zil / Rio de Janeiro / Petrópolis /  Rua Doutor Sá Earp, 670
  fábrica, local histórico, indústria têxtil
Tombada pelo patrimônio histórico sob nº 909.

Foi fundada em 1889.

Os colonos se preocupavam particularmente com a tecelagem e costumavam possuir teares em suas casas. Seguiram-se outras atividades mais variadas como as de ferragem, relojoarias, ourivesarias, móveis e marcenarias, olarias, funilarias, e cobertura em zinco, cobertura em vidros e outros.

A partir de 1880 a indústria incrementou-se ainda mais. Tal incremento se deu principalmente devido à abolição da escravatura, unindo-se a este outros fatores decisivos, tais como o crescimento demográfico e o aumento de capital oriundo da produção cafeeira. Com a atividade industrial a colônia aumentava rapidamente a sua população
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Um dos jornais locais, em sua publicação de hoje, tem a notícia a seguir referindo-se ao club  DONA ISABEL, que muito embora o nome seja o mesmo da empresa, sua propriedade pertencia aos seus funcionários asociados:
A empresa DONA ISABEL não resistiu à crise que atingiu a industria têxtil no Brasil, restando as ruínas de suas instalações o que é muito triste. Consequentemente o Club ao qual se refere a notícia acima, teve o mesmo destino.
O titular deste BLOG exerceu sua atividade nessa empresa, pertencendo também ao Club, onde passou bons momentos, dos quais restam apenas boas recordações. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A titulo de lembrança, veja minha postagem de 13/7/2008, ainda sobre a DONA ISABEL, clicando a seguir:

Nenhum comentário: