sábado, 1 de outubro de 2011

REGUENGOS DE MONSARAZ

Reguengos de Monsaraz é  uma cidade portuguesa, no Distrito de Évora, na região do Alentejo e na sub-região do Alentejo Central, com cerca de 12 400 habitantes.


É sede de um município com 461,22 km² de área e 14 900 habitantes (2009), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Alandroal, a leste por Mourão, a sueste por Moura, a sudoeste por Portel, a oeste por Évora e a noroeste pelo Redondo.


Tornou-se sede de concelho pela primeira vez em 1838 (substituindo a anterior sede do concelho na vila de Monsaraz) e definitivamente em 1851. Foi elevada à categoria administrativa de vila em 1840 e elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.


Reguengos de Monsaraz é segunda maior cidade do distrito de Évora (maior cidade da área suburbana de Évora), constituindo um dos quatro concelhos que compõem a área suburbana de Évora, os quais são Arraiolos, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. A cidade situa-se a apenas 25 minutos de Évora e dispõe de autocarros da rede "Rodoviária do Alentejo", que efectuam o trajecto Reguengos-Évora e Évora-Reguengos com alguma frequência.


Reguengos de Monsaraz situa-se a 90 minutos de Lisboa, ficando a uma distância de 166 km. Dispõe de vários autocarros da "Rede Expressos" que efectuam o trajecto Évora-Lisboa de 60 em 60 minutos, assim como os comboios intercidades que efectuam o trajecto Évora-Oriente. Tais 90 minutos falados anteriormente serão reduzidos para cerca de 70 minutos de carro, devido à extensão da A6 até ao ramal de São Manços (Évora), o que virá facilitar os acessos à Grande Lisboa; ou para 25 minutos de TGV, estando prevista a construção da estação, mediante aprovação do projecto por parte das entidades estatais, junto a um dos nós da A6 entre Reguengos de Monsaraz e o troço de Montemor-o-Novo.

Veja um vídeo com imagens desta cidade, clicando no link a seguir:

http://www.slideboom.com/presentations/423655/Monsaraz

Nenhum comentário: