segunda-feira, 2 de maio de 2011

BIN LADEN está morto

Bin Laden: dez anos de caça ao homem


Foi a 7 de Outubro de 2001 que os EUA lançaram a «a guerra ao terror»


 http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13422949/1



ShareComentários  Relacionados

Bin Laden: vídeo do funeral poderá ser divulgado. EUA não decidiram se revelam fotos de Bin Laden. Casa Branca diz que Al Qaeda ainda não morreu. «Bin Laden aqui? Não acredito». Diplomata fala em cooperação entre EUA e Paquistão«. Esta foi uma operação unilateral dos EUA». Divulgados pormenores de funeral de Bin Laden+ ADN confirma morte de Bin Laden: Islão contra lançamento de corpo ao mar. ONU: morte de Bin Laden é um «ponto de viragem». Clinton avisa talibã: «Não podem derrotar-nos». «Rude golpe para a Al-Qaeda». Osama Bin Laden era o homem mais procurado pelos Estados Unidos da América, desde o 11 de Setembro. Há quase dez anos, que a administração norte-americana levava a cabo uma verdadeira caça ao homem.

Foi a 7 de Outubro de 2001 que os Estados Unidos da América lançaram a caça ao homem, no Afeganistão. A administração Bush inicia a operação militar «liberdade duradoura» contra o regime talibã e os líderes da Al Qaeda. George W. Bush chamou-lhe «a guerra ao terror».

Bin Laden escapa aos bombardeamentos e em Novembro, chegam relatos de que o líder da Al Qaeda estaria escondido nas grutas da região montanhosa de Tora Bora, na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Numa grande ofensiva militar, tropas americanas e britânicas avançam no encalço do inimigo público número um dos Estados Unidos da América... Mais uma vez sem sucesso.

Suspeita-se mais tarde que Bin Laden já teria passado a fronteira para o lado do Paquistão. O jogo do gato e do rato estende-se no tempo. Os anos passam e o líder da Al Qaeda continua de parte incerta a espalhar ameaças e a justificar ataques terroristas.

 
Em Dezembro de 2009, já com Barack Obama à frente do destino do Estados Unidos, a administração norte-americana admite falta de informação fidedigna sobre o paradeiro de Osama Bin Laden.

 
Entre avanços e recuos, na espionagem e no terreno. Em Agosto do ano passado, Barack Obama recebe informações dos serviços secretos sobre o paradeiro do homem que planeou o 11 de Setembro. Quase 10 anos depois do início da caça ao homem, Osama Bin Laden é morto pelo exército americano.


Um comentário:

Teófilo Silva disse...

Será?
Então qual a pressa em se desfazerem do corpo?
Um abraço.