quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CASTANHEIRA DE PERA

[20/8/2008 19:56:10] Eurico diz: Castanheira de Pêra
Castanheira é uma bonita vila Portuguesa, se de concelho, da região Centro do País, situada em plena Serra da Lousã, rodeada de uma beleza natural impressionante, inserida na fantástica bacia hidrográfica do rio Zêzere.
Pela região de Castanheira de Pêra existem diversos miradouros de onde se têm panoramas memoráveis, como no Miradouro da Cabeça do Pião.
As origens da vila estão associadas à lenda de Peralta, sem qualquer confirmação histórica. Este território, não obstante, terá sido ocupado pelo homem desde tempos antigos, mantendo o seu cariz rural ao longo dos séculos, pautado nos últimos tempos pela proliferação de indústrias têxteis, só entre 1864 e 1879 existiriam onze Fábricas de Lanifícios.A beleza da Serra da Lousa marca a paisagem de Castanheira de Pêra, que oferece outros pontos de interesse como a setecentista Igreja Matriz ou as muitas casas senhoriais e brasonadas que demonstram o peso económico da indústria têxtil na região.Um dos maiores orgulhos da vila é a Capela de Santo António da Neve, de onde se tem uma vista fenomenal, situada no antigo Cabeço do Pereiro, onde se localizam também os Poços da Neve , originalmente sete, restando hoje apenas três, de construção tosca e cobertos por abóbadas de pedra. Eram utilizados para despejar neve sem que uma réstia de Sol lhe pudesse chegar, seguindo no verão em blocos para Lisboa.
Pela região existem diversos pontos privilegiados de contacto com a natureza, como as Piscinas Fluviais do Espelho de Água, construídas em xisto, a Praia do Poço Corga ou o Vale da bonita Ribeira de Pera, bem como as suas quedas de água. Muito afamada é a Praia Fluvial das Rocas construída no aproveitamento desta Ribeira, e transformada num complexo de lazer e animação num lago com quase 1 km de extensão.
A Lenda de PeraltaDiz a lenda que a princesa Peralta fugiu de Conímbriga em 72 a.C, refugiando-se no castelo de Arouce, em Lousã.Por influência de Sertório (guerreiro romano que por ela se apaixonou), decidiu partir para Sertago. Chegando ao local onde hoje se situa Castanheira de Pêra, a sua aia faleceu e a princesa mandou sepultá-la num grande penhasco onde terá inscrito "Antigona de Peralta/Aqui foi da vida falta".Ainda segundo a tradição, a Deusa Vénus, que perseguia a Princesa, enviou um poderoso raio, transformando os acompanhantes em montanhas e a bela Peralta numa formosa sereia, que ficou vivendo nas águas que brotavam da serra. O raio apagou também parte da inscrição tumular, tendo restado apenas “Antig…a de Pera….”.[20/8/2008 20:05:59] Eurico diz: Castanheira de PêraAs Fragas da Ribeira das Quelhas
Este percurso desenvolve-se naquela que é uma das mais belas ribeiras da zona de Castanheira de Pêra, a Ribeira das Quelhas.
As suas fragas imponentes fazem com que as águas se despenhem de grandes altitudes.
Ainda explora o verdejante Vale da Silveira, com as suas construções em ruínas e o seu ribeiro de águas calmas, seguindo pela levada até ao Coentral, aldeia serrana, escondida nas vertentes da serra, com as suas casas e pormenores pitorescos.
Cruzando granitos e xistos que se elevam junto á Ribeira das Quelhas num fragueado inacessível adornado de azinheiras e azevinhos que pendurados nas rochas procuram um seguro refúgio contra as arremetidas do homem, dos gados e do fogo. Depois da aldeia as duas ribeiras juntarão suas águas que seguem num vale aprazível em direcção a Castanheira de Pêra.
Mas lá de cima, do interior da serra, um desafio à nossa resistência e ao instinto de descoberta, atrai-nos em direcção ao ventre de onde nascem estas ribeiras de águas gélidas e límpidas.
Um percurso fascinante, venha daí...

Nenhum comentário: