terça-feira, 30 de junho de 2015

CASTANHEIRA DE PERA / Leiria / Portugal

Meu amigo Carlos Searas, infelizmente não se encontra mais entre nós. 

Que Deus o tenha em bom lugar. Vamos relembrar um pouco do que ele fazia pela nossa Castanheira de Pera, como a reportagem a seguir.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Castanheira de Pera descrita por Carlos Searas:

Fachada do Lar de Idosos S. José, antigo hospital, mandado construir pelo Visconde de Nova Granada,propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera e existente na Vila de Castanheira de Pera - Portugal.
Estátua de Dª.Ana Miquelina esposa do Visconde de Nova Granada e quese encontra do Jardim fronteiro ao Lar de Idosos S. José, na Vila de Castanheira de Pera - Portugal.

Iates estacionados no Lago Azul. Ao fundo o Restaurante Albergaria o Lagar do Lago, a amarelo, e o Parque Azul, em Castanheira de Pera -Portugal.


Pastelaria Bar ESPLANADA, situada em Castanheira de Pera - Portugal,na antiga residência do Padre Nascimento



Paragem de Autocarros , para toma e saída de passageiros, em Castanheira de Pera - Portugal, junto da Pastelaria ESPLANADA


O toldo do Nascimento ". foi efectivamente um toldo que depois foisubstituído por esta estrutura metálica. Aqui, durante anos, sereuniam alguns dos politiqueiros castanheirenses, para coscovilharem,cortarem nas casacas e algumas vezes tramoiarem aqueles que, emborainocentes, consideravam seus inimigoS. Mais tarde e até aos nossosdias só o local mudou...



Sede da Junta de Freguesia de Castanheira de Pera - Portugal, sita no1º. andar do Edifício da Casa do Povo. No rés do chão deste Edificioencontram-se a funcionar várias valências da Câmara Municipal deCastanheira de Pera, entre as quais o apoio ao imigrante. Um casocurioso é que sendo o Edifício denominado de Casa do Povo, sendo estaentidade a dona da obra aquando da sua construção, actualmente a Casado Povo, encontra-se a funcionar, por favor, num pequeno compartimentodo Edifício Bissaya Barreto porque não se sabe qual a razão porque nãohá espaço no seu próprio Edifício para funcionar. Informe quemsouber...




Pastelaria ANTÍGONA em Castanheira de Pera - Portugal.



Interior da Pastelaria Antígona, em Castanheira de Pera - Portugal.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

CALÇADA PORTUGUESA

Apesar de os pavimentos calcetados terem surgido no reino por volta de 1500, a calçada à portuguesa, tal como a entendemos hoje, foi iniciada em meados do séc. XIX. A chamada "calçada à portuguesa", em calcário branco e negro, caracteriza-se pela forma irregular de aplicação das pedras. Todavia, o tipo de aplicação mais utilizado hoje, desde meados do séc. XX, designado por "calçada portuguesa", é aplicado com cubos, e tem um enquadramento diagonal. Calçada À portuguesa, e calçada portuguesa são coisas distintas.

Veja um vídeo mostrando diversas imagens da "Calçada portuguesa".

domingo, 28 de junho de 2015

sábado, 27 de junho de 2015

REFLEXÕES DO DR. DRAUZIO VARELLA

O Dr.  Drauzio Varella (São Paulo1 de janeiro de 1943 ) é um médico oncologistacientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar , conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede Objetivo, onde lecionou física e química durante muitos anos.

Veja o vídeo onde ele apresenta as suas reflexões.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

FLORES EXOTICAS

Flores que talvez você nunca as tenha visto.

Clique no site abaixo para ver.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

TESTE DE DNA

O histórico constante do site abaixo tem sua origem em PORTUGAL. É provável que alguns itens não sejam de fácil identificação por pessoas de outros países, especialmente do BRASIL. Se isso acontecer, peço me desculpem. Minha intenção foi mostrar matéria do país de onde sou natural. 

Clique para abrir e apreciar o que existiu lá em Portugal há bastantes anos atrás:

quarta-feira, 24 de junho de 2015

B O M B E I R O S . . . . .

Uma filosofia de vida !!!!!!!!!!

 A história que vou apresentar, já é conhecida de muitos, possivelmente incluindo você caro visitante.Trata-se de um caso verídico, muito emotivo, razão pela qual me dispus a reproduzi-la. 

Veja  o link a seguir:

terça-feira, 23 de junho de 2015

PETRÓPOLIS, RJ, Brasil

Petrópolis é um município localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 795,798 km², contando com uma população de 305 917 habitantes (2014), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Além de ser a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, também detém o maior PIB e IDH da região. Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo ranking do IPEA para cidades de médio e grande portes. 
O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e indústria. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro"). É frequentemente chamada de "Cidade Imperial" e ''Petrocity''. Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esta é a cidade que acolheu o titular deste BLOGUE, onde reside há cerca de 50 anos e onde angariou um numero enorme de amigos. Veja a seguir um vídeo mostrando  as   principais atrações desta cidade.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

CASTANHEIRA DE PERA - PORTUGAL


Castanheira de Pera é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. É sede de um pequeno município com 66,78 km² de área e 3 191 habitantes (2011). O município é limitado a nordeste pelo município de Góis, a sueste por Pedrógão Grande, a oeste por Figueiró dos Vinhos e a noroeste pela Lousã. O município foi criado em 1914, pertencendo anteriormente a Pedrógão Grande

O  titular deste BLOGUE é natural desta região, mas reside no Brasil desde 1953.

Veja o vídeo a seguir.

https://www.youtube.com/embed/CGsGy07AsOQ

domingo, 21 de junho de 2015

FLAVIO CAVALCANTI



 
CURIOSIDADE
Relembrando uma frase tradicional do saudoso Flávio Cavalcanti:
“Recebi de um amigo e dou de graça para vocês”.
FARINHA DE TRIGO
Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando coloquei o garfo na água fervendo para ver se o milho estava pronto, sem querer, acabei queimando a mão toda com água fervendo…
Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam, estava lá em casa, e ele me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo...

Eu mostrei a ele, que tirou o pacote e enfiou minha mão inteira dentro e disse pra eu conservar a mão na farinha por 10 minutos, o que eu fiz.
Diz ele que, no Vietnam, um camarada estava incendiado e, no pânico, os companheiros jogaram um saco de farinha nele todo o que apagou o fogo, isto não só apagou o fogo, mas ele não teve nem sequer uma bolha!
Encurtando a estória, eu pus minha mão no saco de farinha por dez minutos, e quando a retirei não tinha nem uma mancha vermelha nem bolha e NEM DOR ALGUMA!
Agora, eu mantenho um pacote de farinha de trigo na geladeira e toda a vez que me queimo eu uso a farinha e NUNCA tive uma bolha nem cicatriz nem nada.
A farinha gelada é melhor ainda do que a com temperatura
ambiente.
Mantenha um saco de farinha de trigo na sua geladeira, você ficará feliz de assim ter feito, eu que o diga.
Experimente e verá que é verdade.
Lembre de pôr a parte queimada diretamente na farinha, não enxágue em água fria primeiro. DIRETO NA FARINHA POR DEZ MINUTOS E VOCÊ EXPERIMENTARÁ ESTE MILAGRE.
Texto recebido via E-mail. Não conheço o resultado desse tratamento, porém, como o mesmo poderá ser verdadeiro, resolvi  publica-lo, esperando que você, amigo leitor, nunca venha a ter necessidade de usá-lo.

Mas ainda com relação ao tratamento de queimaduras o que eu uso é a colocação de gelo sobre a área queimada, conservando o gelo o máximo possível, digamos Uma Hora. Este sim, posso afirmar que dá óptimo resultado.
Como na mensagem é citado o nome do apresentador de televisão FLAVIO CAVALCANTI, que no decorrer de sua vida residiu nesta cidade de Petrópolis. RJ, e onde tem uma  rua com seu nome, tomo a iniciativa de fazer comentário a seu respeito.

Flávio António Barbosa Nogueira Cavalcanti (Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 1923 — São Paulo, 26 de Maio de 1986) foi um jornalista, apresentador de rádio e televisão e compositor brasileiro.

Sua carreira: 
1945 - Estreou como repórter no jornal carioca "A Manhã";
1951 - Seu primeiro programa de rádio foi Discos Impossíveis - rádio Tupi;
1952 - Assinou contrato com a rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro.
1955 - Estreia o programa na TV Rio - Noite de Gala, lançando-o como repórter. Ficou "no ar" até 1966.
1955 - Iniciou com Jacinto de Thornes, o programa "Nós os Gatos".
1957 - Foi lançado como apresentador da TV Tupi, do Rio de Janeiro, com o programa "Um instante, Maestro!", Em que ele quebrava discos após criticá-los. Torna-se famoso pela sua maneira de falar agressiva e de tirar e colocar os óculos.
1963 - Entrevistou o político fluminense Tenório Cavalcanti; e o presidente John F. Kennedy, na Casa Branca nos Estados Unidos;
1965 - Lançado na TV Excelsior, o programa com o primeiro júri;
1966 - Foram lançados dois programas "A Grande Chance" e "Sua Majestade é a lei";
1968 - Em Portugal, na cidade de Lisboa foi realizado o programa "A Grande Chance";
1970 - Exibido aos domingos pela TV Tupi, do Rio de Janeiro, estreia o "Programa Flávio Cavalcanti". Suspenso pela ditadura militar, porque Flávio protegia a atriz Leila Diniz, que tinha concedido uma entrevista ao jornal O Pasquim.
1976 - Foi reeditado o programa "Um instante, maestro!", pela TVS - Canal 11 - Rio de Janeiro. Em 1978 voltou a fazer o programa de TV, na TV Tupi, no Rio.
1977 - Contratado pela Rádio Mulher, de São Paulo.
1982 - TV Bandeirantes (Band), fez o programa "Boa Noite, Brasil!"
1983 - No SBT de São Paulo, apresentou o Programa "Flávio Cavalcanti"
1986 - Programa "Flávio Cavalcanti", último apresentado pelo apresentador.
No dia 25 de Maio de 1986, fez uma rápida entrevista e jogou o dedo indicador para o alto: "Nossos comerciais, por favor!" O intervalo acabou e ele não estava mais lá. Tinha sofrido uma isquemia miocardia aguda durante a apresentação do programa. Levado para o hospital morreria quatro dias depois, com o projecto de abandonar a telinha e abrir um hotel numa praia qualquer. Ele foi sepultado em Petrópolis, município serrano do Rio de Janeiro onde viveu grande parte de sua vida.
Duas polémicas públicas famosas, uma com o compositor Almirante e a outra com Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Grandes artistas passaram pelo seu júri famoso: jornalista Sérgio Bittencourt (filho de Jacob do Bandolim), Nelson Motta, Leila Diniz, Cidinha Campos, Mister Eco, José Messias, Sônia Abrão, Maestro Cipó, Oswaldo Sargentelli, Marisa Urban, Erlon Chaves, Márcia de Windsor, Wagner Montes, Carlos Renato e muitos outros.

"Os nossos comerciais, por favor!" Com o dedo indicador levantado, como fazia para anunciar o intervalo.
Dois episódios de sua vida aparecem em filmes brasileiros: a briga com o político fluminense Tenório Cavalcanti (O Homem da Capa Preta, 1986); e a ajuda que deu a atriz Leila Diniz, quando esta estava sendo perseguida pelas forças de repressão da ditadura militar (Leila Diniz, 1987).
Na cidade serrana de Petrópolis, RJ, há uma rua com o seu nome.
Em 1983, quando a banda Kiss veio ao Brasil, Flávio Cavalcanti divulgou em seu programa que os integrantes da banda matavam animais no palco e prometeu que os norte-americanos nunca se apresentariam no Brasil. Falhou duplamente, pois além de ter divulgado um boato como se fosse notícia, não conseguiu impedir que o Kiss se apresentasse, registrando o maior público de sua carreira.
Livros sobre a sua vida: Meu Flávio, escrito por sua mulher, Belinha Cavalcanti, e Um Instante Maestro, da jornalista Léa Penteado.
É citado na música "Tu És o M.D.C da Minha Vida" de Raul Seixas, na música "Nome Aos Bois" da banda Titãs e na música "O Adventista" da banda Camisa-de-vénus.
No dia de sua morte, a TVS SBT ficou o dia inteiro fora do ar em sinal de luto, apenas rodando um slide informando sobre a morte do apresentador, no qual lamentava a perda de um profissional tão marcante na televisão brasileira. A emissora voltou ao ar depois das 16h, quando o corpo do apresentador havia sido sepultado.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

quinta-feira, 18 de junho de 2015

VELHA LISBOA

As imagens demonstram uma qualidade bem antiquada, o que coincide com o que foi Lisboa em outros tempos.

Clique para ver:


terça-feira, 16 de junho de 2015

GASTRONOMIA PORTUGUESA

Pasteis de bacalhau, que delicia !!!!!!!!!!

Veja o vídeo a seguir. 
Alguns de meus visitantes provavelmente devem ter assistido à  sua apresentação, visto tratar-se de uma reportagem da TVI,  mas deve ter muitos outros, tal como o titular deste Blogue, que a desconhecia.


domingo, 14 de junho de 2015

COLESTEROL

Acabei de receber via intermete, uma mensagem  com o texto abaixo, a qual estou simplesmente repassando, deixando a vosso critério a sua análise.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Colesterol elevado é bom? E esta agora?!...
Este assunto é do seu interesse.
Se você conhecer alguma contestação aos argumentos do Dr. Lair Ribeiro, peço a gentileza de me repassar.
Os argumentos dele deixam um grande questionamento para quem usa e para quem não usa as vastatinas.
  
O Dr. Lair Ribeiro é muito
conhecido como palestrante motivacional.
Colesterol baixo só é bom para os laboratórios? Em quem acreditar?

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

QUEM É QUE ANDA A NOS ENGANAR?

Antigamente
 o nível máximo de colesterol total era 240. Depois passou para 220, 200 e hoje anda nos 180.
Todas estas guidelines são oriundas dos laboratórios. Quanto mais baixo o nível de colesterol, mais eles vendem.
Agora, assistam este vídeo!
basta copiar o endereço abaixo e colar na barra de endereços da internet

quinta-feira, 11 de junho de 2015

RIO ZEZERE

Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 km.
rio Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5043 km² (dos quais 1056 km² pertencem ao rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao caudal de água (por vezes superior a 10 000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroelétrica, aproveitada em três barragens (BouçãCabril e Castelo de Bode), que produzem anualmente 700 GWh.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A RIBEIRA DE PERA:
 Num vale onde reina o verde, a Ribeira de Pera percorre  o seu caminho, despenhando-se abruptamente de açude em açude, de cascata em cascata, numa mescla de tons verde água e de sons vários, num cenário naturalmente inexplorado.
As piscinas e os carreteiros que ligam a serra à ribeira proporcionam aos visitantes uma multiplicidade de prazeres que se desdobram em atividades que vão desde a aventura ao simples desfrutar relaxante da natureza.
Após a sua passagem pela Vila de Castanheira de Pera, de onde é natural o titular deste Blogue, a Ribeira de Pera vai desaguar no Rio Zêzere, que está servindo de titulo a esta postagem.
Ainda em Castanheira de Pera, a Ribeira de Pera proporcionou a construção da Praia Fluvial das Rocas, um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração da vila de Castanheira de Pera.
Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.
As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.
Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.

Veja a seguir um  vídeo  mostrando os lugares por onde passa o Rio Zêzere:

http://pt.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/wpgZKcNTQS5KLN

Não desejo encerrar esta potagem sem antes mostrar um pouco de imagens da Praia das Rocas a que nos referimos acima. Clique para abrirhttp://www.praiadasrocas.com/  e depois veja as diversas imagens clicando na seta lateral.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

PALÁCIO E JARDINS DOS MARQUESES DE FRONTEIRA

localiza-se em Benfica, Lisboa, Portugal,
Considerado um dos mais lindos do mundo.

Veja as fotos a seguir, mas quando puder faça um visita ao local.  Não irá se arrepender.


https://www.google.pt/search?q=jardim+do+palacio+dos+marqueses+de+fronteira+lisboa&biw=1093&bih=498&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CB4QsARqFQoTCLTU3MP6hcYCFaSz2wodf5kATQ

terça-feira, 9 de junho de 2015

BENEFÍCIOS DE DORMIR DO LADO ESQUERDO DO CORPO

Acabei de receber, via internet, o texto que se encontra abaixo. Como é meu hábito não guardar só para mim alertas desta natureza, tomei a iniciativa de transformar esse texto em postagem colocando-o neste Blogue, sem que haja de minha parte a afirmativa de que se trata de uma boa recomendação, deixando isso a critério de meus visitantes.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

De qual lado do corpo você tem o hábito de dormir? Direito ou esquerdo? Ou você é mais uma das pessoas que prefere dormir de barriga para cima? Especialistas advertem que o melhor lado para dormir é o esquerdo. A seguir, confira nosso artigo e descubra o porquê.
5 benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo.
Pode ser que o título desse artigo te surpreenda. Talvez você seja uma pessoa que, até o momento, não havia parado para pensar no fato de que dormir em determinada posição pode ser mais ou menos benéfico para nosso corpo. Mas, ao que parece esse detalhe tem sim sua importância.
A realidade é que a medicina oriental já nos dizia a muito tempo que todos deveríamos dormir sobre o lado esquerdo do corpo. Um estudo recente publicado no The Journal of Flinical Gastroenterology demonstrou através de princípios simples, dimensões que o doutor John Doulliard os explica para que entendamos melhor essa questão.
Nesse espaço, faremos um pequeno resume desse estudo para que o coloquemos em prática, e temos certeza que te convencerá.

1. Favorece a drenagem linfática.
O doutor Doulliard explica que dormir do lado esquerdo é agir da forma natural. Essa parte é o lado dominante do Sistema linfático é por esse lado que ocorrem drenagens, por onde a linfa transporta elementos importantes como as proteínas, glicose, metabolitos e elementos que
devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e que devem ser conduzidos pela parte esquerda.
Assim, lembre-se que o primeiro princípio é precisamente devido ao nosso sistema linfático, que se beneficiará ao dormirmos desse lado.

2. Por razões anatômicas  pode ser que agora você não se lembre, mas tanto o estômago quanto o Pâncreas situam-se do lado esquerdo do corpo. Se nos posicionamos desse lado para dormir favorecemos uma melhor digestão. Esse é um modo de canalizar melhor os sucos gástricos, também ajudando as enzimas
pancreáticas a serem secretadas com facilidade. Tudo isso ocorre lentamente, e não de uma vez como, por exemplo, costuma ocorrer quando dormimos sobre a parte direita.

3. Para o bem-estar do coração
Surpreso (a)? Provavelmente sim. Esse estudo nos explica que mais de 80% do Coração encontra-se do lado esquerdo do corpo e que por meio do simples acto de dormir do lado esquerdo, favorecemos a saúde desse
órgão de um modo simples e natural. Além disso, como já mencionamos, o sistema linfático faz a drenagem mais facilmente nessa posição.
Outro ponto a considerar é que a aorta sai do coração tomando uma forma arqueada para o lado esquerdo para chegar ao abdômen. Se dormirmos do lado esquerdo o coração bombeará o sangue de forma mais simples e eficaz, impulsionando-o mais facilmente. Anote!

4. Você costuma cochilar depois do almoço?
Se você costuma cochilar um pouco depois do almoço, principalmente quando come muito, então não se esqueça de fazer isso optando sempre por se deitar sob seu lado esquerdo. Dessa forma estará favorecendo a
digestão e levantará mais relaxado e menos cansado, sem dor no estômago. Prove e verá como cai bem essa soneca pós almoço optando pelo lado esquerdo.

5. Pela saúde do baço
O baço, como se lembrará, também fica do lado esquerdo do corpo. Esse órgão também é parte básica do sistema linfático, necessário para filtrar o sangue e para executar uma ótima função linfática. Se dormirmos na parte esquerda do corpo faremos com que nossos fluidos se
dirijam até o baço de uma forma mais simples, favorecendo o sentido natural da gravidade em nosso corpo. A maior parte de nosso sistema linfático executa suas tarefas desse lado do corpo.
Logo, você já sabe, por questão de saúde é sempre mais recomendável dormir do lado esquerdo. Que tal tentar essa noite .?

segunda-feira, 8 de junho de 2015

NAQUELES TEMPOS

Para nós que temos mais de 60 anos, vamos recordar um pouco.

E aos jovens para que fiquem sabendo como foi a vida em outros tempos.

Clique no link para ver.


RIO DE JANEIRO - ÉPOCA DO CINEMA MUDO

Veja como foi o Rio de Janeiro nos anos anotados em cada slide


domingo, 7 de junho de 2015

RIO GUADIANA

rio Guadiana ou Odiana é um rio da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1700m, nas lagoas de Ruidera, na província espanhola de Ciudad Real, renasce nos Ojos del Guadiana e desauga no Oceano Atlântico (mais precisamente no Golfo de Cádis), entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte. Com um curso total de 829 km, é o quarto mais longo da Península Ibérica. A bacia hidrográfica tem uma área de 66 800 km², situada, em grande parte, em Espanha (cerca de 55 000 km²).
Percorre a Meseta Sul na direção leste-oeste e, perto da cidade espanhola de Badajoz, toma o rumo sul até à foz. O Guadiana faz fronteira entre Portugal e Espanha, desde o rio Chança até à foz. No troço entre o rio Caia e a ribeira de Cuncos a fronteira não está demarcada devido ao litígio fronteiriço de Olivença, entre a ribeira de Olivença e a ribeira de Táliga.

Veja uma demonstração no vídeo a seguir.

sábado, 6 de junho de 2015

PORTUGAL

Um pouco da sua história contada pelo saudoso Prof, e Historiador JOSÉ HERMANO SARAIVA 

Clique abaixo para ver.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

BELAS FOTOS E UMA CARTA


                                Autor desse trabalho:

George Denis Patrick Carlin (Nova Iorque, 12 de maio de 1937  Santa Mônica, 22 de junho de 2008) foi um humorista, comediante de stand
up, ator e autor norte-americano, vencedor de cinco Grammys. Pioneiro, com Lenny Bruce, no humor de crítica social, a sua mais polêmica rotina chamava-se "Sete Palavras que não se podem dizer em Televisão", o que lhe causou, durante os anos setenta, vários dissabores, acabando preso em inúmeras vezes que levou o texto a palco.

Clique para ver o vídeo.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

DIVERTIMENTO

Pegadinhas . . . . . muito divertidas.

Veja no site a seguir:

 
                      https://www.youtube.com/embed/_waL3hs_BQw

quarta-feira, 3 de junho de 2015

IMAGENS DE PORTUGAL

As imagens a seguir são oriundas do BLOGUE a que se refere o site a seguir, as quais tomo a liberdade de publicar por se tratar de um trabalho muito perfeito. Parabéns para o seu titular.



terça-feira, 2 de junho de 2015

DESGARRADA PORTUGUESA

Desgarrada, é uma cantiga popular em que os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente ao som de concertina. 
 Entre os artistas que gravaram desgarradas podemos encontrar nomes como Quim Barreiros, Augusto Canário ou até Jorge Ferreira, que por várias vezes visitou este gênero.
Ligadas a ocasiões festivas, como romariasfeirasdesfolhadasserões, etc., ou em Encontros de Cantadores, as desgarradas podem eventualmente ser escutadas em todo o país, embora as tradições seja mais profundas nas antigas províncias do Minho, no Douro Litoral e Beira Alta.
Nos cantares ao desafio, durante largos minutos, são abordados os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade,improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma jocosa, ao outro cantador, podendo ser encontradas origens trovadorescas.
Veja a seguir a exibição de uma "Desgarrada"

 https://www.youtube.com/embed/MJLROd3Nwj4