domingo, 31 de agosto de 2014

CALÇADAS PORTUGUESAS



Pormenor fazer "Monumento ao calceteiro, da autoria de Sérgio Stichini Lisboa , Diante da Igreja de São Nicolau .

A calçada começou em Portugal de forma diversa da que hoje é mais corriqueira. São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa, mais notavelmente o da Rua Nova dos Mercadores (antes Rua Nova dos Ferros). Nessa época, foi determinado que o material a utilizar deveria ser o granito da região do Porto, que, pelo transporte implicado, tornou a obra muito dispendiosa.

O terramoto de 1755, a consequente destruição e reconstrução da cidade lisboeta, em moldes racionais mas de custos contidos, tornou a calçada algo improvável à época. Contudo, já no século seguinte, foi feita em Lisboa no ano de 1842, uma calçada calcária, muito mais próxima da que hoje mais conhecemos e continua a ser utilizada. O trabalho foi realizado por presidiários (chamados "grilhetas" na época), a mando do Governador de armas do Castelo de São Jorge, o tenente-general Eusébio Pinheiro Furtado. O desenho utilizado nesse pavimento foi de um traçado simples (tipo zig-zag) mas, para a época, a obra foi de certa forma insólita, tendo motivado cronistas portugueses a escrever sobre o assunto. Em O Arco de Sant'Ana, romance de Almeida Garrett, também a calçada seria referida, tal como em Cristalizações, poema de Cesário Verde.

Após este primeiro acontecimento, foram concedidas verbas a Eusébio Furtado para que os seus homens pavimentassem toda a área da Praça do Rossio, uma das zonas mais conhecidas e mais centrais de Lisboa, numa extensão de 8 712 . A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e colónias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro. Em 1986, foi criada uma escola para calceteiros (a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa), situada na Quinta Conde dos Arcos. Da autoria de Sérgio Stichini, em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um monumento ao calceteiro, sito na Rua da Vitória (baixa Pombalina), entre as Rua da Prata e Rua dos Douradores.

Os calceteiros tiram partido do sistema de diaclases do calcário para, com o auxílio de um martelo, fazerem pequenos ajustes na forma da pedra, e utilizam moldes para marcar as zonas de diferentes cores, de forma a que repetem os motivos em sequência linear (frisos) ou nas duas dimensões do plano (padrões). A geometria do século XX demonstrou que há um número limitado de simetrias possíveis no plano: 7 para os frisos e 17 para os padrões. Um trabalho de jovens estudantes portugueses registou, nas calçadas de Lisboa, 5 frisos e 11 padrões, atestando a sua riqueza em simetrias.




Veja um vídeo em que são mostradas calçadas portuguesas em diversas cidades, inclusive no Brasil

relojes web gratis

FOLCLORE PORTUGUÊS

O irmão do titular deste BLOG participou ontem de uma festa em PORTUGAL, em uma aldeia chamada  Ilha pertencente ao Concelho de POMBAL, distrito de Leiria, onde foi exibido um rancho com danças tipicas daquela região.
 Esse tipo de divertimento é muito apreciado pelo signatário desta postagem, principalmente porque no seu tempo de jovem participava de danças desse gémeo. Espero que meus visitantes assistam e gostem tal como eu apesar de meus 89 anos..  

relojes web gratis

sábado, 30 de agosto de 2014

RIO DE JANEIRO - Brasil

Veja as alterações ocorridas entre 1608 e 2008 em algumas localidades da cidade  do Rio de Janeiro, clicando a seguir:




relojes web gratis

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ENTREVISTA

O titular deste BLOG não é politico. No entanto como recebeu da empresa InfoMoney o vídeo a que se refere o site abaixo, com entrevista recente, dada pelo Cientista Politico e  professor da Faculdade Rio Branco, sr. Carlos Stempniewski, resolveu dar-lhe publicidade.  O assunto da  entrevista relaciona-se com politica Brasileira.





relojes web gratis

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

terça-feira, 26 de agosto de 2014

DOENÇA DE ALZHEIMER

Alzheimerdoença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer, é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemãoAlois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

Veja a seguir um vídeo mostrando como se desenvolve essa doença

Mais um vídeo mostrando a fase final da doença:

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES - Falecimento

Antônio Ermírio de Moraes
Nome completoAntônio Ermírio de Moraes
Nascimento4 de junho de 1928
São PauloSP
 Brasil
Morte24 de agosto de 2014 (86 anos)
NacionalidadeBrasileiro
FortunaAumento US$ 3,1 bilhões (fonte: Forbes 2014)
ProgenitoresMãe: Helena Pereira de Moraes1
Pai: José Ermírio de Moraes
OcupaçãoEmpresário (Presidente do Grupo Votorantim)
PrêmiosPrêmio Eminente Engenheiro do Ano1979.
Escola/tradiçãoColorado School of Mines Estados Unido

Veja a notícia do falecimento e funeral no site a seguir, comunicado hoje pelo jornal 'Folha de São Paulo"


relojes web gratis

domingo, 24 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA AGONIA


Igreja de Nossa Senhora da Agonia
Romaria da Nossa Senhora da Agonia realiza-se todos os anos na cidade de Viana do Castelo, cidade localizada no norte litoral de Portugal. Desde 1783 que esta Romaria se concretiza no mês de Agosto, englobando o dia 20 (feriado municipal da cidade). Nestas festas a cidade enche-se de animação e festeja em torno da Nossa Senhora da Agonia (padroeira dos pescadores), remontando aos tempos mais antigos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
É uma bonita festa, especialmente pelo folclore da região, que
não pode ser perdida. Mas para quem não puder ir lá, dê uma olhada nos sites a seguir:


-Vídeo com Amália Rodrigues exibindo a canção 
 "Havemos de ir a Viana":   www.youtube.com/embed/Ck4DH8o5ATo







relojes web gratis

CÂNCER DE MAMA


Peço que divulguem


....amigos, em meio a tanta 'bandalheira' neste mundo virtual, graças a Deus
existem também assuntos sérios e de UTILIDADE PÚBLICA que
precisam de nossa atenção e respeito.
Este é um deles:
O Instituto do Câncer de Mama está com uma importante campanha.

Cabe a nós atendermos sua solicitação e ampará-lo, pois se depender do Governo (Federal/Estadual/Municipal) será seu fim!!!

Vamos salvar o site do câncer de mama?
Não custa nada.
O Site do câncer de mama está com problemas, pois não tem o número de acessos e cliques necessários para alcançar a cota que lhes permite oferecer UMA mamografia gratuita diariamente a mulheres de baixa renda. Demora menos de um segundo, ir ao site  
 e clicar na tecla cor-de-rosa que diz 'Campanha da Mamografia Digital Gratuita'.
 
Não custa nada e é por meio do número diário de pessoas que clicam que os patrocinadores oferecem a mamografia em troca de publicidade.
Repassem a pelo menos 10 amigos para que eles repassem a mais 10 ou mais amigos, ainda hoje!
E assim estaremos ajudando a salvar este site tão importante.

Este gesto fará uma enorme diferença.


Atenção turma: é muito importante repassarem.
Ajudem as pessoas a fazerem suas mamografias quando não podem pagar.

É IMPORTANTE QUE REPASSEM
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Esta postagem além de se tratar de utilidade publica é também para atender pedido de pessoa amiga do titular deste BLOG

















relojes web gratis

sábado, 23 de agosto de 2014

CHICO XAVIER

Chico Xavier autografando
Nome completoFrancisco de Paula Cândido Xavier1
Nascimento2 de abril de 1910
Pedro LeopoldoMG
Morte30 de junho de 2002 (92 anos)
UberabaMG
NacionalidadeBrasil Brasileiro
OcupaçãoMédium, filantropo, expoente do Espiritismo, caixeiro de armazém, operário fabril, datilógrafo
Francisco de Paula Cândido,1 mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo,ele nasceu no dia 2 de abril de 1910 — Uberaba30 de junho de 2002), foi um médium,2 3 filantropo e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo.4 5 Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido,1 em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966,6 quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Através de sua mediunidade, psicografou 468 livros,7 tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares8 e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história,9 mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.10 11Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.12 Seus empregos foram vendedor, operário fabril e datilógrafo.13
Chico Xavier vem recebendo grandes homenagens no Brasil e em outros países, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz,14 tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura;15 em 2000, foi eleito o "Mineiro do Século XX", em um concurso realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos16e em 2012 foi eleito o O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade". Hoje ele estaria com 104 anos.
Acesse o link a seguir para ver outros detalhes a seu respeito:
www.slideboom.com/player/player.swf?id_resource=413390

HORA ATUAL


relojes web gratis

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PALÁCIO DE BELÉM - Portugal

O Palácio Nacional de Santa Maria de Belém (nome oficial) simplesmente conhecido por Palácio de Belém, em Lisboa, fica situado no n°11 da Calçada da Ajuda (Praça Afonso de Albuquerque) em Santa Maria de Belém, sendo atualmente a residência oficial do Presidente da República Portuguesa.

História:

Este Palácio foi construído em 1559 pelo fidalgo D. Manuel de Portugal. Situa-se na zona sudoeste da cidade de Lisboa, em Belém. O palácio tinha jardins à beira do Tejo, quando o rio tinha a margem mais próxima do que na atualidade.
No século XVIIID. João V que enriquecera com o ouro proveniente do Brasil, comprou-o ao conde de Aveiras, tendo-o alterado radicalmente. Acrescentou-lhe uma escola de equitação (as cavalariças são hoje o esplêndido Museu Nacional dos Coches) e adaptou o interior para poder fazer as suas conquistas amorosas com discrição.

 Veja o vídeo clicando  a seguir:




terça-feira, 19 de agosto de 2014

NOVAS GERAÇÕES


Claro que o vídeo está exagerando. Mas não há dúvida que as novas gerações veem com mais desenvolvimento do que as gerações anteriores. O titular deste BLOG com frequência recorre a ajuda de sua neta para resolver dúvidas no uso do computador e outros aparelhos eletrônicos. 




A SEDE

A sede é um sinal de que necessitamos tomar água.

Acontece que pessoas idosas como é o caso do titular deste BLOG, deixam de ter sede e logicamente não tomam água tão necessária para a nossa sobrevivência. 

Não deixe de tomar água, mesmo que não tenha sede. Meu médico me recomendou dois litros por dia.






segunda-feira, 18 de agosto de 2014

N O T Í C I A


Sono ao volante? Este espelho retrovisor pode acordá-lo.


Noticia editada pelo jornal português RENASCENÇA em sua edição de hoje, cujos detalhes podem ser vistos clicando no site a seguir:
                                       






domingo, 17 de agosto de 2014

MORTE DE SENADOR



Ele vai escolher o  Céu ou o Inferno ?

Veja o resultado, clicando abaixo





N O T I C I A

Um jornal de Portugal em edição recente publicou notícia com o titulo "CORRUPÇÃO TOMA CONTA DA PETROBRÁS". 
Petrobrás é uma empresa estatal brasileira.

Para ler essa notícia, clique no site a seguir:







sábado, 16 de agosto de 2014

UMA CARTA DE GEORGE CARLIN

Clique abaixo para ver a carta, com apresentação de lindas 
fotos acompanhadas de lindas frases.





quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UTILIDADE CASEIRA

Aprenda mais essa:



O titular do BLOG aprendeu mas não vai usar porque se perde muito do produto . . . 


domingo, 10 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


Clique para ver sua história. 




DIA DOS PAIS

A comemoração deste dia no Brasil é no segundo domingo de Agosto, o que está ocorrendo hoje.
Claro que o Dia dos Pais  é comemorado também em outros países, porem em datas diferentes. Em Portugal de onde é natural o titular deste BLOGUE, 
esta comemoração se efetua no dia 19 de Março.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~.
Dia dos Pais 2014
Uma data linda, não podemos negar, o pai é uma pessoa muito importante na vida de todos, e para ele tinha que ter mesmo essa data especial. Então não deixe de lembrar o dia de hoje para que você possa  fazer algo diferente a favor de seu Pai. Não precisa necessariamente comprar um presente caro, por que os pais nem esquentam com isso, eles acham bom desde uma simples lembrancinha até mesmo uma comemoração mais chamativa. Então não deixe passar em branco, o importante é relembrar a pessoa o quão importante ela é.

Veja a seguir um vídeo mostrando como os filhos veem seus  Pais no decorrer de sua juventude.









sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AVES DE PORTUGAL

Apresentação de apenas algumas da grande quantidade que existe em Portugal.

Clique a seguir para ver.





quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MARGARINA

O titular deste BLOG recebeu mensagem via Internet com  o texto abaixo. 
Não opina sobre a sua veracidade por falta de conhecimento, limitando-me tão somente a REPASSA-LA, com o intuito de estar sendo útil aos seus visitantes. 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

   
     A margarina foi originalmente fabricada para engordar perus. 
Mas quando os perus começaram a morrer por causa dela, as 
pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a 
procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no 
mínimo, recuperar o investimento.

Foi nessa altura que alguém se lembrou de juntar um corante 
amarelo àquela que era, até aí, uma substância branca, 
tornando-a mais apetecível para consumo humano e 
apresentá-la no mercado  como um substituto da manteiga.

Mas será que sabe qual é realmente a diferença entre a margarina 

e a manteiga? 


Vejamos:

- Ambas têm a mesma quantidade de calorias.
- A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas ( 8 gramas contra 5
gramas da margarina.
- De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode
aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente
àquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.

A manteiga:
- Aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos.
- Traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a
margarina tem foram adicionados artificialmente!).
- É mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros
alimentos.
- Existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

A margarina:
- Triplica risco de doença cardíaca coronária...
- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui
o colesterol HDL (o colesterol bom).
- Aumenta o risco de câncer em 500%.
- Reduz a qualidade do leite materno.
- Diminui a resposta imunológica.
- Diminui a resposta à insulina.

E, finalmente, a parte mais interessante e perturbadora:
A margarina está a uma molécula de ser... plástico. E possui 27
ingredientes que existem na................ tinta de pintar.

Se não está convencido faça a seguinte experiência:

Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra
durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito
interessantes:

1.º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!)

2.º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou
alteração no cheiro.

3.º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.

Ou seja, nem as moscas nem os microrganismos se interessam por aquilo.
Não há ali nada de bom.

Por quê? Bom, porque a margarina é quase plástico.

Exclua este produto de sua vida. A sua saúde agradece.

Por favor, repasse esta informação para os seus contatos. A maioria das
pessoas consome este produto inocentemente.

         Edmundo Modesto de Melo    Engº Agrº MSc em Fitotecnia