domingo, 20 de abril de 2014

P Á S C O A

O que é Páscoa Cristã:
Páscoa Cristã é a festividade mais importante para a religião cristã. Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach.
O "Domingo de Páscoa" celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. A data é comemorada após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém - ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar sua chegada. A Sexta Feira Santa, é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. O Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição entre seus discípulos.
A Páscoa já era comemorada antes da época de Jesus Cristo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos. Segundo a Bíblia o próprio Jesus participou de várias celebrações pascoais, quando tinha doze anos foi levado pela primeira vez pelos seus pais José e Maria para comemorar a Páscoa, tendo participado sempre, nos anos seguintes. A mais famosa participação relatada na bíblia foi a "Última Ceia" onde Jesus participou da comunhão do corpo e do sangue, simbolizados pelo pão e pelo vinho.
Veja o vídeo a seguir proprio para esta época.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

TEMPOS ANTIGOS



  
 O Neto e o Avô...

Então, de repente, o neto perguntou:

- Quantos anos tem, avô?

E o avô respondeu:


- Bem, deixa-me pensar um momento...

Nasci antes da televisão, e já crescidinho apareceu, com um único canal e a preto e branco.

Nasci antes das vacinas contra a poliomielite, das comidas congeladas, da fotocopiadora, das lentes de contacto e da pílula anticoncepcional.


Não existiam os radares, os cartões de crédito, o raio laser nem os patins on-line.

Não se tinha inventado o ar condicionado, as máquinas de lavar e secar, (as roupas secavam ao vento) e frigoríficos quase ninguém tinha.


Pouca gente tinha automóvel ( contavam-se pelos dedos ) e não havia semáforos por não serem precisos.

O homem nem tinha chegado à lua.

A tua avó e eu casámos e só depois vivemos juntos e em cada família havia um pai e uma mãe.

"Gay" era uma palavra inglesa que significava uma pessoa contente, alegre e divertida, não homossexual.


Das "lésbicas nunca tínhamos ouvido falar e os rapazes não usavam "piercings."

Nasci antes das duplas carreiras universitárias e das terapias de grupo.

Não havia computador, comunicávamos através de cartas, postais e telegramas.


"Mails, chats e Messenger", não existiam. Computadores portáteis ou Internet nem em sonhos...

Estudávamos só por livros e consultávamos enciclopédias e dicionários.

Chamava-se a cada polícia e a cada homem "senhor" e a cada mulher "senhora".


Nos meus tempos a virgindade não produzia cancro.

As nossas vidas eram governadas pelos 10 mandamentos e bom juízo.

Ensinaram-nos a diferenciar o bem do mal e a ser responsáveis pelos nossos actos.


Acreditávamos que "comida rápida" era o que comíamos quando estávamos com pressa.

Ter um bom relacionamento, queria dizer dar-se bem com a família e amigos.

Tempo compartilhado, significava que a família compartilhava as férias juntos.


Ninguém conhecia telefones sem fios e muito menos os telemóveis.

Nunca tínhamos ouvido falar de música estereofónica, rádios FM, Fitas, cassetes, CDs, DVDs, máquinas de escrever eléctricas, calculadoras (nem as mecânicas quanto mais as portáteis).


"Notebook" era um livro de anotações.

"Ficar" dizia-se quando pessoas ficavam juntas como bons amigos.


Aos relógios dava-se corda todos os dias, mesmo aos de pulso.

Não existia nada digital, nem os relógios nem os indicadores com números luminosos dos marcadores de jogos, nem as máquinas.

Falando de máquinas, não existiam as cafeteiras eléctricas, ferros de passar eléctricos, os fornos microondas nem os rádios-relógios despertadores. Para não falar dos vídeos ou VHF, ou das máquinas de filmar minúsculas de hoje...


As fotos não eram instantâneas e nem coloridas. Eram a branco e preto e a sua revelação demorava mais de três dias. As de cores não existiam e quando apareceram, a sua revelação era muito cara e demorada.

Se nos artigos lêssemos "Made in Japan", não se considerava de má qualidade e não existia "Made in Korea", nem "Made in Taiwan", nem "Made in China".

Não se falava de "Pizza Hut" ou "McDonald's", nem de café instantâneo.


Havia casas onde se compravam coisas por 5 e 10 centavos. Os sorvetes, os bilhetes de autocarros e os refrigerantes, que se chamavam pirolitos, tudo custava 10 centavos.

No meu tempo, "erva" era algo que se cortava e não se fumava.


"Hardware" era uma ferramenta e "software" não existia. 

- Fomos a última geração que acreditou que uma senhora precisava de um marido para ter um filho .  

Agora diz-me, quantos anos achas que tenho?

- Meu Deus, Avô! Mais de 200! - disse o neto.

- Não, querido. Tenho 85!


 DÁ QUE PENSAR, não?



quarta-feira, 9 de abril de 2014

EROSÃO MONETÁRIA

100$00 Escudos =  0,50 cêntimos

Os mais novos não entendem e até duvidam...
Todavia, é (foi) um facto indesmentível!

A velha nota de 100$00 ! Lembra-se da velhinha nota de 100$00 ? Recordemos o que se podia fazer com ela, há 40 anos ...

Comíamos um frango de churrasco no Bom Jardim...........  20$00 
Víamos uma matinée no Cinema S. Jorge (Música no Coração).........    10$00 
Bebíamos 2 ginginhas no Rossio....................................    3$00 
Comíamos 2 sandes de presunto no Solar dos Presuntos.....  6$00 
Jantávamos no Parque Mayer (Sardinhas Assadas)............. 17$50 
Assistíamos a uma Revista à Portuguesa no Parque Mayer... 16$00 
Telefonema para dizermos qualquer coisa, como desculpa...  1$00 
Dormíamos numa pensão com pequeno-almoço incluído.....   5$00 
Viagem de carro eléctrico...............................................   1$50 
Poupança...................................................................   20$00
                                                                                ______
TOTAL .....................................................................  100$00

Hoje, 100$00 são € 0,50, o que dá para uma pequena gorjeta!

Por vezes, mal aceite pelos arrumadores de carros, pois acham pouco...


Os tempos são outros, diferentes realidades, e o valor do dinheiro também...

terça-feira, 8 de abril de 2014

COISAS ANTIGAS

A origem destas coisas antigas é PORTUGAL.
A colocação desta postagem é para mostrar às pessoas jovens como foi o passado, principalmente por volta dos anos 40/50 quando o titular deste BLOG iniciava a sua vida profissional.
Dois dos slides que vão ser apresentados chamaram a minha atenção.
O primeiro (nº 18) é este:
     Uma máquina manual de calcular, que na época foi um sucesso, porque  não existiam as atuais calculadoras elétricas e muito menos os computadores. Esta máquina foi usada por mim, há cerca de 65 anos, em um escritório de contabilidade,  no início de minha atividade profissional.

O segundo slide (nº 86) é este:
"Camioneta de carreira" como era identificada na época, de propriedade da empresa Barreiros, cuja origem era  FIGUEIRÓ DOS VINHOS, uma vila pertencente ao distrito de Leiria em Portugal. É dessa região que sou natural e diversas vezes usei esse meio de transporte, principalmente com destino de ida e volta a Lisboa. Reparem que as bagagens pertencentes aos usuários eram transportadas sobre o veículo, (tejadilho) e não dentro como atualmente.

E agora vejam as demais coisas antigas, clicando a seguir

:http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/33200263

segunda-feira, 7 de abril de 2014

RANCHOS FOLCLORICO DE PORTUGAL

Este é o Rancho Folclórico Ribeira de CELAVISA

Clique para ver a sua exibição:

domingo, 6 de abril de 2014

MARÇO EM PORTUGAL



O que o mês de Março nos proporciona.  
Clique abaixo par ver.



sábado, 5 de abril de 2014

AERONAVES



AERONAVES  em diversos ângulos.

Clique a seguir para ver o vídeo:

www.slideboom.com/player/player.swf?id_resource=966820


sexta-feira, 4 de abril de 2014

PAPA FRANCISCO



Uma bela  canção sobre o Papa Francisco!!! 
São 3 minutos deliciosos de LUZ e ALEGRIA com o papa Francisco!

Clique para assistir:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA ENTRE LISBOA e RIO DE JANEIRO


No passado dia 30 de Março, completou 92 anos que os aviadores portugueses, GAGO COUTINHO e SACADURA CABRAL
(Foto acima) iniciaram a primeira viagem aérea entre Lisboa e Rio de Janeiro. Ao lado pode ser visto o trajeto dessa travessia.
Isso representou na época, uma das maiores vitórias internacionais.  


 . Leiam o texto a seguir para conhecer como foi a história:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A épica viagem iniciou-se em Lisboa, às 7:00h (hora GMT) de 30 de março de 19221 , empregando um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce e batizado Lusitânia. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado, e empregaria durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época1 .
A primeira etapa da viagem foi concluída, no mesmo dia, sem incidentes em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, embora tenha sido notado, por ambos, um excessivo consumo de combustível.
No dia 5 de abril, partiram rumo à Ilha de São Vicente, no Arquipélago de Cabo Verde, cobrindo 850 milhas. Lá se demoraram até 17 de abril para reparos no hidroavião - que fazia água nos flutuadores -, tendo partido das águas do porto da Praia, na Ilha de Santiago, rumo ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em águas brasileiras, onde amararam, sem o auxílio do vento, no dia 18 . O mar revolto naquele ponto, entretanto, causou danos ao Lusitânia, que perdeu um dos flutuadores. Os aeronautas foram recolhidos por um Cruzador da Marinha Portuguesa, que os conduziu a Fernando de Noronha. Apesar de exaustos pelo voo de 1.700 quilômetros e pelo pouso acidentado, comemoraram o achamento, com precisão, daqueles rochedos em pleno Atlântico Sul, apenas com o recurso do método de navegação astronômica criado por Gago Coutinho .
Com a opinião pública portuguesa e brasileira envolvida no feito, o Governo Português enviou outro hidroavião Fairey, batizado como Pátria, a partir de Fernando de Noronha, pelo navio brasileiro Bagé, que chegou no dia 6 de maio. Tendo o hidroavião sido desembarcado, montado e revisado, a 11 de maio decolaram de Noronha. Entretanto, nova fatalidade acometeu os aeronautas, quando, tendo retornado e sobrevoando o arquipélago de São Pedro e São Paulo para reiniciar o trecho interrompido, uma pane no motor obrigou-os a amarar de emergência, tendo permanecido nove horas como náufragos, até serem resgatados por um cargueiro inglês - o Paris City, em trânsito na região .
Reconduzidos a Fernando de Noronha, aguardaram até 5 de junho, quando lhes foi enviado um novo Fairey F III-D (o n.° 17), batizado pela esposa do então Presidente do Brasil, Epitácio Pessoa (1919-1922), como Santa Cruz. Transportado de Portugal pelo navio Carvalho Araújo foi posto na água do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, tendo levantado voo rumo a Recife, fazendo escalas em SalvadorPorto SeguroVitória e dali para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, onde, a 17 de junho de 1922 amarou em frente à Ilha das Enxadas, nas águas da baía de Guanabara.
Aclamados entusiasticamente como heróis em todas as cidades brasileiras onde amerisaram, os aeronautas haviam concluído com êxito não apenas a primeira travessia do Atlântico Sul, mas pela primeira vez na História da Aviação, tinha-se viajado sobre o Oceano Atlântico apenas com o auxílio da navegação astronômica a partir do aeroplano.
Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilômetros. A viagem serviu de inspiração para os raides posteriores de Sarmento de BeiresJoão Ribeiro de Barros e de Charles Lindbergh, todas em 1927.

MATEMÁTICA


 Uma maravilhosa curiosidade matemática. Pi - 3,1416 e Phi 1,618

quarta-feira, 2 de abril de 2014

POLITICOS

Não há para onde fugir: eles são iguais no mundo inteiro!!



Divirta-se vendo o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/embed/4CYqw4s6XF8?rel=0