sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DIA DO SINDICO NO BRASIL



Meus parabéns a todos os Síndicos. com votos de que cumpram essa dolorosa missão a inteiro contento de todos os seus Condôminos. Estes sãos os votos do titular deste Blog que também foi Sindico até ontem, quando completou  36 anos no desempenho dessa função.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A vida em sociedade demanda e sempre demandará a existência de um líder. Os índios possuem seus caciques, as empresas seus presidentes, a família o pai e o condomínio o síndico.
Dia 30 de novembro se comemora o dia desta importante e imprescindível figura que regula, organiza e orienta a vida condominial.
Infelizmente, não conferimos a devida importância, atenção e respeito a esta profissão.
Na maioria das vezes, vislumbramos na figura do síndico alguém autoritário que não se preocuparia com os condôminos e, através de seu mandato, agiria de forma impulsiva e indiscriminada.
Acreditamos que quando nos incomodamos com o barulho excessivo proveniente de outra unidade, ou com o simples caminhar da vizinha do andar superior, que insistente em utilizar seu sapato de salto alto bico fino; ou ainda, o arrastar de móveis; ou o latir do cão; enfim, tudo que nos desagrada é motivo justo para a imediata intervenção do síndico.
Porém, ao contrário do que acreditamos, o síndico - ao assumir a representação do condomínio - deve zelar pelo bem comum dos condôminos, não lhe competindo interferir na vida pessoal de seus moradores.
Devemos lembrar que o síndico não é funcionário do condomínio e sua função é zelar pela área comum, representar o condomínio frente à edificação e aos terceiros, além de promover o respeito às normas internas.
Dessa forma, não podemos incumbir a ele a responsabilidade direta por toda e qualquer situação que envolva interesses particulares entre determinados condôminos.
As atribuições do síndico encontram-se previstas no Artigo 1.348 do código Civil.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CHUVA EM PETRÓPOLIS

Petrópolis é uma cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro.
É nesta cidade que reside o titular deste BLOG, a qual está sofrendo as consequências das chuvas que tem caído nos últimos dias, conforme se pode ver pela notícia abaixo, publicada hoje pelo jornal O GLOBO:


terça-feira, 26 de novembro de 2013

FELIZ NATAL


Funciona !!!!!
 
 

Digita em 1º lugar o nº da porta, seguido do nome da Rua, depois o nome da cidade e depois o País e vê na janela a neve caindo em frente a sua casa...

http://www.pusher.com.au/clients/pusher-christmas-2011


FELIZ NATAL
 


L I S B O A


 
Uma forma engraçada de se ver Lisboa - Fabuloso  
 

1º - Clique com o botão esquerdo do mauser sobre o quadro abaixo:

2º - Em seguida clique com o botão esquerdo do mauser sobre o link que aparece depois do quadro



[]




E aí está pronto para você desfrutar das belesas de Lisboa


domingo, 24 de novembro de 2013

IMPLOSÃO NO RIO DE JANEIRO

Primeiro trecho do Elevado da Perimetral é implodido no Rio,  



Veja as imagens dessa implosão, ocorrida na manhã de hoje,

acessando o site abaixo. Não deixe de ver os vídeos.


  

sábado, 23 de novembro de 2013

VIDA DE DEPUTADOS NA SUÉCIA!!!!!

Vale a pena ver o "site" abaixo e comparar com as mordomias  que  outros países concedem a seus deputados.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

NOSSA SAÚDE

Vamos entender o que é PRESSÃO ALTA.


Clique abaixo para ver:


www.slideboom.com/player/player.swf?id_resource=871655



A SAÚDE É MAIOR BEM DE TODOS NÓS. . . . . . . . VAMOS PROTEGE-LA.

O OVO É BENÉFICO Á SAÚDE

Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo: Fácil preparo, digestão e absorção; Supre carências de vários nutrientes incluindo vitamina B12.

Seus inúmeros benefícios constam do link a seguir

www.slideboom.com/player/player.swf?id_resource=870859           


Origem das informações segundo o vídeo:

Bibliografia PUPPIN, Sérgio. Ovo. O mito do Colesterol. Rio de Janeiro: Rio, 2004. PUPPIN, Sérgio. Doenças Cardiovasculares. Verdades e Mitos. Rio de Janeiro: Rio, 2002. REVISTA SAÚDE. Ovo. Pode comer todo dia. E o melhor está na gema. Junho/2007. REVISTA BOA FORMA. Dieta do Ovo. Agosto/2007. Créditos Granja Shisa - shisa@netpar.com.br Editoração: Gisele - xli@terra.com.br Jan/2008:

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PORTUGAL NA COPA DO MUNDO


Vejam o que o jornal O GLOBO noticiou hoje a respeito do CRISTIANO RONALDO 
que através de seus 3 gols sobre a Suécia, garantiu a participação de PORTUGAL na 
Copa Mundial que vai ser realizada em 2014 no BRASIL 


CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL EM 2014

Homenagem ao CRISTIANO RONALDO, grande craque do time Português de Futebol, que com seus três gols sobre a Suécia, garantiu a participação de PORTUGAL no campeonato mundial de futebol a ser realizado em 2014 no Brasil.

~~~~~~~~~~~~~~~~~

PARABÉNS RONALDO.





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Assista a um resumo  do jogo, clicando no site abaixo:


terça-feira, 19 de novembro de 2013

ALEGORIA DA VELHICE

Não é velho aquele que perde os cabelos mas, sim , sua última esperança. Não é velho o que leva em seu coração o amor sempre ardente. Não é velho o que mantém sua fé em si mesmo, o que vive saudavelmente alegre, convencido de que para o coração não há idade.
O titular deste BLOG, às vésperas de completar 88 anos, enquadra-se perfeitamente dentro do espirito desse pensamento!!!!!!!

Veja o vídeo clicando a seguir:


HOJE É FERIADO NACIONAL EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


A imagem acima é cópia de publicação feita pelo jornal Folha de São Paulo  de ontem, que desejo levar ao conhecimento de meus visitantes, Trata-se de um negro mas que exerce neste país uma posição das mais altas em sua administração: É o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dr, Joaquim Barbosa.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESPECTACULAR ( e maluca) LIDE DE TOiROS SEM SANGUE NEM MAUS TRATOS

Mesmo quem não gosta de ver touradas, esta vale a pena ser vista.

MUITA HABILIDADE POR PARTE DOS TOUREIROS.... MAS PARECE TRATAR-SE DE ILUSIONISMO...

Clique abaixo para se divertir.


http://www.youtube.com/embed/poYhoQEqVzc?feature=player_detailpage


domingo, 17 de novembro de 2013

sábado, 16 de novembro de 2013

PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Vejam o vídeo da peregrinação, clicando no site a seguir: 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

HISTÓRIA DO BRASIL

Hoje, dia 15 de Novembro, é feriado nacional no Brasil, comemorativo da Proclamação da Républica. Por oportuno vamos contar um pouco da história deste grande País para mostrar como aconteceu essa mudança em sua administração.
 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

BONDES EM PETRÓPOLIS

PETRÓPOLIS, uma cidade serrana no Estado do Rio de Janeiro, é o lugar onde reside atualmente o titular deste Blog.

O vídeo do site a seguir, é considerado por mim  uma preciosidade. Claro que as imagens são muito antigas, o que nos permite ver como foi esta cidade no tempo dos Bondes.

Por coincidência, podem ser vistas também imagens do Bondes em Além Paraíba (MG), outra cidade onde também morei alguns anos. 

Este vídeo foi-me oferecido pelo meu primo e amigo Vito, a quem muito agradeço.  


 Http://www.tramz.com/br/pt/pt.html

terça-feira, 12 de novembro de 2013

UTILIDADES DE SEU CELULAR

Trata-se de mensagem recebida via Internet. Não sei se as informações que constam do vídeo a seguir  correspondem à verdade. Eu felizmente nunca tive nenhum dos problemas citados. Mas é bom levar ao conhecimento de meus leitores para que fiquem sabendo.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DIA DE SÃO MARTINHO


Hoje  dia 11 de Novembro. em Portugal,  comemora-se 
o Dia de São Martinho, o que ocorre  anualmente.

Este dia é uma das celebrações que marcam o Outono.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Provérbios de São Martinho
  • Por S. Martinho semeia fava e o linho.
  • Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.
E para concluir vejam algumas imagens relativa ao dia de São Matinho,principalmente das castanhas portuguesas, clicando no link a seguir:

domingo, 10 de novembro de 2013

SUMO DE LIMÃO

QUE O LIMÃO É BOM NÃO HÁ DÚVIDA. Tomar limonada como água, todos os dias, e se acrescentar uma colherinha de bicarbonato é melhor ainda.

Clique para ver detalhes.

sábado, 9 de novembro de 2013

PROTEÇÃO PARA OS IDOSOS

Atitudes como esta deveriam ser imitadas por outras cidades deste Brasil.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Reportagem extraída do jornal Folha de São Paulo, de hoje.
09/11/2013 - 03h20

Casa em São Paulo ensina idosos a superar acidente


JAIRO MARQUES
DE SÃO PAULO

Apesar de só receber pessoas com mais de 60 anos, uma casa montada na zona norte de São Paulo tem o intuito de ensinar a seus moradores lições básicas de vida como comer, tomar banho, deitar-se na cama, cozinhar e andar com segurança.
O local é público e foi montado ao custo de R$ 47 mil para ensinar idosos a retomarem o controle de atividades da vida prática, após terem sido vítimas de uma queda, de um acidente vascular cerebral e até mesmo de doenças neurodegenerativas.
A instalação, que conta com sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia, fica dentro do Centro de Referência do Idoso, local que oferece diversos outros serviços ao público mais velho.
O centro é mantido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
"As pessoas chegam aqui necessitadas de orientação sobre como administrarem suas novas rotinas e como cuidarem de si próprias. A casa dá a oportunidade de mostrar na prática situações que as pessoas terão de enfrentar na velhice", diz Mariana Pietra, 30, terapeuta ocupacional do centro.
Editoria de Arte/Folhapress
Familiares também são chamados para as sessões na casa. A eles são explicados ponto a ponto possíveis obstáculos existentes nos cômodos, como driblá-los e como estimular os mais velhos a serem menos dependentes.
DICAS
Por toda a casa há uma série de dicas para evitar acidentes. "Não se apoie na pia ao se levantar no vaso", "mantenha uma luz de vigília à noite" e "retire os tapetes" são exemplos.
Odete Toyokawa, 66, sofreu um AVC no ano passado e teve de reaprender a fazer atividades diárias.
Usando um andador, perdeu o medo de voltar a cozinhar e está se preparando para ter mais autonomia.
"É difícil, voltei a ser criança, mas, aos poucos, estou me virando bem", afirma Odete.
Outra frequentadora do espaço, Lindalra Faria dos Santos, 66, também vítima de um AVC, afirma que coloca em prática tudo o que aprende.
"Faço alongamento, mudei móveis de lugar e sigo as dicas para evitar quedas. Tive de reaprender tudo, de vencer os obstáculos para viver mais e melhor, como quero", afirma a aposentada.
Para mais informações sobre a casa e sobre outros serviços de atenção aos idosos: www.crinorte.org.br ou (11) 2972-9200.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

S A Ú D E

Notícia publicada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO, em sua edição de hoje
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
SEXTA-FEIRA, 8 DE NOVEMBRO DE 2013

Sobe idade mínima para exame de próstata
Rastreamento de câncer em homens assintomáticos deve começar aos 50 anos, não mais aos 45, segundo médicos
O Instituto Nacional de Câncer, porém, não recomenda que os testes sejam feitos na ausência de sintomas
DE SÃO PAULOOs exames para rastreamento de câncer de próstata devem ser feitos a partir dos 50 anos, e não mais a partir dos 45 anos, segundo nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia.
A mudança está de acordo com as últimas descobertas científicas e segue orientações das principais sociedades médicas internacionais, segundo Antonio Carlos Lima Pompeo, coordenador do departamento de uro-oncologia da entidade.
"Aumentamos a idade mínima porque os últimos estudos mostram que a chance de ter câncer de próstata é baixa aos 45 anos. Mas ainda defendemos que homens com maior risco devem fazer a partir dos 45", diz Pompeo. Têm maior risco homens com casos de câncer na família, negros e obesos.
As novas orientações da entidade médica serão lançadas durante o 34º Congresso Brasileiro de Urologia, que será realizado em Natal (RN), a partir do dia 16.
As diretrizes, porém, estão longe de ser um consenso, já que não há um protocolo nacional de rastreamento para esse tipo de câncer --assim como há para o câncer de mama ou do colo do útero.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda que sejam feitos exames de próstata em homens assintomáticos, porque, segundo o instituto, não existem evidências científicas de que a prática reduza a mortalidade pela doença.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país (atrás do câncer de pele não melanoma). Em 2012, estima-se que houve 60.180 novos casos no país, segundo o Inca.
Para rastrear o câncer de próstata, os médicos fazem um exame físico, que inclui o toque retal, e testes laboratoriais --como o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), teste de sangue que detecta alterações malignas ou benignas na próstata.
De acordo com o urologista Miguel Srougi, professor da Faculdade de Medicina da USP, fixar idade mínima para começar os testes é uma decisão "arbitrária e especulativa".
"Esse número não é baseado em dados científicos. Não tem como dizer qual é a hora certa de começar os exames. O homem tem que participar dessa decisão. Se ele tem caso na família, talvez queira ir ao médico com 40 anos."
Para Pompeo, deixar de fazer exame periódicos "é voltar à medicina de 20 anos atrás, quando o homem já chegava com metástase".
Segundo o urologista, a chance de cura de um tumor localizado em estágio inicial é de mais de 90%.
"É verdade que encontramos muitos tumores indolentes (pouco agressivos), mas também encontramos tumores com componentes agressivos e, nessas situações, há mais chance de cura quando o diagnóstico é precoce", afirma Pompeo.

GANHADOR DA MEGA-SENA

Este foi "sortudo" mesmo. Não foi igual ao que deixou de levantar o prêmio (Veja minha postagem de 9/10/2013)



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PETROPOLIS / RJ / Brasil

Esta é a cidade que acolheu o titular deste BLOG há cerca de 45 anos,  onde vive e conquistou bons amigos.

                                                                Palácio Quitandinha


Veja mais fotos clicando no site a seguir e quando aberto vá clicando para fazer a mudança. As fotos tem sua identificação na sua base.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Petrópolis é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 774,606 km², contando com uma população de 312.766 habitantes (2008), segundo o IBGE.   Localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 838 metros acima do nível do mar e a 68 km do Rio de Janeiro.
O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial.
A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, dos quais o símbolo mais conhecido é o palácio imperial, hoje Museu Imperial. A Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX e tendo a fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara numa de suas extremidades, é considerada a via mais bonita da cidade.
Por outro lado, lá se encontram também construções curiosas como a casa de verão de Santos Dumont, a "Encantada"; a velha casa da família Rocha Miranda na Avenida Ipiranga; bem como a casa da mesma família em estilo seiscentista, o qual também define a célebre casa de Lúcio Costa no bairro de Samambaia.
Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC),  uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia
                                         <<<<<<<>>>>>>>
O início:

 O Primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I, viajando em direção a Vila Rica, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de buscar apoio ao movimento da Independência, encantou-se com a Mata Atlântica e o clima ameno da região serrana.
O Imperador hospedou-se na Fazenda do Padre Correia e chegou a fazer uma oferta para comprá-la. Diante da recusa do proprietário, D. Pedro resolver comprar, por 20 contos de réis, a fazenda do Córrego Seco, pensando em transformá-la um dia no Palácio da Concórdia.
A Fazenda foi deixada como herança para seu filho D. Pedro II, que nela construiria sua residência favorita de verão.
A construção do belo prédio neoclássico, onde funciona atualmente o MUSEU IMPERIAL, teve início em 1845, e foi concluída em 1862.
Para dar início à construção, D. Pedro II assinou um decreto em 16 de Março de 1843, criando a cidade de Petrópolis.
A partir de então, Petrópolis abriu os braços para imigrantes alemães, italianos e portugueses, entre outros.
A cidade Imperial, como também é conhecida, tornou-se reduto de artistas, intelectuais e pessoas famosas, sendo um dos principais pólos turísticos do país, alem da cidade escolhida por grande parte dos presidentes da nação para passarem suas férias, cuja residencia oficial é o Palácio Rio Negro (foto a seguir), localizado na Avenida Koeler.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LISBOA - ANTIGAS PROFISSÕES

Coisas que não existem mais. Restam apenas na lembrança das pessoas idosas, tal como o titular deste BLOG.

Clique e admire o que foi Lisboa de outras eras.



Legendas dos slides:

Slide 1
Olhai, senhores, esta Lisboa d'outras eras... ... ... ... Das festas, das seculares procissões, Dos populares pregões matinais que já não voltam mais!
Slide 2
O AGUADEIRO "Há água fresquinha! Quem quer quem quer?"
Slide 3
O ALFARRABISTA "Vendemos livros cheios de histórias e que por vezes são surpreendentes”
Slide 4
O TRAPEIRO “Quem tem trapos ou farrapos que queira vender”
Slide 5
O ARDINA "Capital, Lisboa ó Pópular"
Slide 6
O BARBEIRO “Corte ou caldinho?”
Slide 7
A CRIADA DE SERVIR “Adeus ó terra, adeus linda xerra do Sol a brilhar...”
Slide 8
O ENGRAXADOR “Sentado na banqueta, pano nas mãos, curvado sobre o sapato do freguês, concentrado e absorto, como se nada no mundo fosse capaz de o fazer levantar a cabeça.”
Slide 9
O FOTÓGRAFO À-LÁ-MINUTE “Olhó passarinho!”
Slide 10
O MOÇO DE FRETES “Com passinhos curtos, anda dobrado, como se tivesse dores de bexiga. A cara e os olhos, são vermelhos, ensopados em sangue. Carrega tudo aos ombros com uma complicação de cordéis...”
Slide 11
O LIMPA-CHAMINÉS “Muitas vezes parece que o diabo bate à nossa porta mas é simplesmente o limpa-chaminés”
Slide 12
A MODISTA “...muito valorizada entre os anos 30 e 40. Ela fazia o trabalho que hoje faz o estilista e tinha um status maior que a costureira. Ser modista era chique...”
Slide 13
O PADEIRO “Olha o padeiro entregando o pão De casa em casa entregando o pão Menos naquela, aquela, aquela, aquela não Pois quem se arrisca a cair no alçapão? “
Slide 14
O PESCADOR “Rede que volta vazia Traz tristeza ao pescador Que apesar da arrelia Leva em frente o seu labor”
Slide 15
O PROPAGANDISTA “Olha a banha de cobra”
Slide 16
O SAPATEIRO "Não suba o sapateiro acima da sandália..."
Slide 17
A VENDEDEIRA DE GALINHAS “Ó freguesa...essa até tem ovinhos”
Slide 18
O VENDEDOR DE CASTANHAS “São quentes e boooas” Ao canto do Outono, à esquina do Inverno, o homem das castanhas é eterno. Não tem eira nem beira, nem guarida, e apregoa como um desafio. É um cartucho pardo a sua vida, e, se não mata a fome, mata o frio.
Slide 19
O VENDEDOR DE GELADOS “Há fruta ou chocolate!”
Slide 20
O VENDEDOR DE RENDAS “Olhe senhora...esta é de bilros!”
Slide 21
A VENDEDEIRA DE FIGOS “Quem quer figos quem quer almoçar...”
Slide 22
A VENDEDEIRA DE PETISCOS “Pastéis de bacalhau, pataniscas, caracóis...”
Slide 23
A LAVADEIRA “...três corpetes, um avental...que a freguesa deu ao rol.”
Slide 24
O POLÍCIA “Não quero aí ajuntamentos...”
Slide 25
A VENDEDEIRA DE REFRESCOS “Há capilé!”
Slide 26
O TABERNEIRO “Ó bo taberneiro denantes de vender o viño bautizao primeiro”
Slide 27
A TELEFONISTA “Para onde quer falar?”
Slide 28
“Olhó carapau fresquiiiinho!” A VARINA É varina, usa chinela, tem movimentos de gata; Na canastra, a caravela, no coração, a fragata.
Slide 29
A AMA “Tenha cuidado menino!”
Slide 30
O CALCETEIRO “De cócoras, em linha, os calceteiros, com lentidão, terrosos e grosseiros, calçam de lado a lado a longa rua.”
Slide 31
O CALISTA “Ó Sôr Hilário, está aqui uma unha quase encravada...”
Slide 32
O CARTEIRO Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com um carta na mão. Ante surpresa tão rude, nem sei como pude chegar ao portão. “...quanta verdade tristonha a mentira risonha que uma carta nos traz...”
Slide 33
A COSTUREIRA “Ai, chega, chega, chega, chega, ó minha agulha...”
Slide 34
O ESTIVADOR “Açúcar no cais do porto É na estiva, é na estiva Ás vezes me sinto morto A alma morta, a carne viva”
Slide 35
O COVEIRO “Lá vem mais um!”