quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IMPRESSIONANTE


Claro que trata-se de um truque. Como ele é feito é o que eu gostaria saber.

Olhe o vídeo e tente descobrir.



http://www.youtube.com/embed/i5gK2MxGR0M


Atenção: Não aconselhável para cardíacos

O ex-BRASILEIRO MAIS RICO

O que foi noticiado hoje pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO, sobre o dono das empresas X , 


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MATEMÁTICA

SABEDORIA.......

Um homem, que tinha 17 camelos e 3 filhos, morreu.

Quando o testamento foi aberto, dizia que metade dos camelos ficaria para o filho mais velho, um terço para o segundo e um nono para o terceiro.

O que fazer?

Eram dezessete camelos; como dar metade ao mais velho? Um dos animais deveria ser cortado ao meio?

Tal não iria resolver, porque um terço deveria ser dado ao segundo filho.
E a nona parte ao terceiro.

É claro que os filhos correram em busca do homem mais erudito da cidade, o estudioso, o matemático.

Ele raciocinou muito e não conseguiu encontrar a solução, já que a mesma é matemática.

Então alguém sugeriu: "É melhor procurarem alguém que saiba de camelos, não de matemática".

Procuraram assim o Sheik, homem bastante idoso e inculto, mas com muito saber de experiência feito.

Contaram-lhe o problema.

O velho riu e disse: "É muito simples, não se preocupem".

Emprestou um dos seus camelos - eram agora 18 - e depois fez a divisão.
Nove foram dados ao primeiro filho, que ficou satisfeito. Ao segundo coube
a terça parte - seis camelos - e ao terceiro filho foram dados dois camelos - a nona parte. Sobrou um camelo: o que foi emprestado.

O velho pegou seu camelo de volta e disse: "Agora podem ir".

Esta história foi contada no livro "Palavras de fogo", de Rajneesh e serve para ilustrar a diferença entre a sabedoria e a erudição. Ele conclui dizendo: "A sabedoria é prática, o que não acontece com a erudição. A cultura é abstrata, a sabedoria é terrena; a erudição são palavras e a sabedoria é experiência."

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A solução encontrada:


17+1= 18
1º filho- 18/2= 9
2º '' - 18/3= 6
3º '' - 18/9= 2
9+6+2= 17 camelos (está cumprido o testa mento)
18-17=1
sobrou 1 camelo que foi entregue ao seu proprietário.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A P O S E N T A D O R I A


Os beneficiados no País recebem 85,9% da sua antiga renda. O índice é superior a de países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, entre outros
Por Luiza Belloni Veronesi  
A A A
SÃO PAULO - O nível de previdência no Brasil é mais "generoso" que o de países desenvolvidos, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Coreia do Sul.
Os ganhos individuais dos beneficiados no País chegam a ser 85,9% da sua antiga renda, enquanto a média mundial é de 60,8%, de acordo com o Panorama de Previdência da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), apresentado pelo economista-chefe da Allianz Seguros, Michael Heise, durante o Fórum Internacional de Seguros para Jornalistas 2013.
A média dos ganhos, que inclui tanto funcionários públicos quanto os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), está bem acima dos países desenvolvidos. No Japão, por exemplo, a taxa de substituição de previdência das aposentadorias obrigatórias (públicas e privadas) por ganhos chega a 36,3%. Na Alemanha, ela sobe para 42% e, nos Estados Unidos, para 42,3%.

A média dos ganhos inclui tanto funcionários públicos quanto os aposentados do INSS (Getty Images)
A média dos ganhos inclui tanto funcionários públicos quanto os aposentados do INSS (Getty Images)

Origem: Infomoney de 29-10´2013

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

H U M O R


Essa é pra melhorar o humor a qualquer hora!




Ele era completamente narcisista, estilista e tomava muito sol. ...Uma manhã parou nu em frente ao espelho para admirar seu corpo, e notou que estava todo bronzeado, à exceção de seu pênis.
Então decidiu fazer algo a respeito. Foi à praia, se despiu completamente e se cobriu todo de areia, menos o dito cujo....

Duas velhinhas vinham caminhando pela praia. Uma delas usava um bastão para ajudar a caminhar.
Ao ver aquela coisa saindo da areia, a que tinha o bastão começou a dar voltas ao redor, observando.
Quando se deu conta do que era, disse:
-Não há justiça no mundo!
A outra anciã, que também observava com curiosidade, lhe perguntou a que se referia.
A do bastão respondeu:
-Olha isso! Aos 20 anos, me dava curiosidade; Aos 30, me dava prazer; Aos 40, me enlouquecia; Aos 50, tinha que pedir; Aos 60, rezava por ele; Aos 70, me esqueci que existia.
- Agora que tenho 80, crescem no solo, e eu não consigo me agachar!

sábado, 26 de outubro de 2013

IGREJAS - Curiosidades

Em 1812, quando as tropas Francesas foram expulsas da Rússia, o Czar Alexandre I ordenou a construção de uma igreja com o nome de "Cristo o Salvador ", para expresar à Divina Providência, a gratidão dos russos, por tê-los salvo do desastre que teria sido se Napoleão se tivesse apoderado da Rússia. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O texto acima é a explicação dada no slid 14. Veja todas no vídeo a seguir:


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MUDANÇA DA HORA EM PORTUGAL

Não se esqueça que muda a hora

Na madrugada de domingo deve atrasar o relógio 60 minutos às 2h00 (Continente e Madeira) e 1h00 (Açores), para entrar em vigor o horário de Inverno.    


ImprimirEnviar por E-mailFonteAumentar LetraDiminuir Letra
De sábado para domingo pode dormir mais um bocadinho. A hora muda para o chamado horário de Inverno e o relógio atrasa uma hora. Mas a hora muda porquê? A Renascençafoi falar com Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, para tirar esta e outras dúvidas.

Em primeiro lugar, convém esclarecer: a hora muda por decisão da União Europeia, agora a 28, e “tem mais a ver com o impacto social”. Segundo Rui Agostinho, “as questões económicas não justificam existência de hora de Verão, no sentido em que se pode pensar que se poupa dinheiro ou que se ganha algum dinheiro. O que os estudos mostram é que esse impacto é diminuto na economia global do espaço europeu”.

Portugal tem o fuso horário a uma hora do centro da Europa. O director do Observatório Astronómico de Lisboa garante que essa situação não é problema para Portugal e não tem impacto económico. Há um exemplo que ajuda a provar esta teoria: “Os Estados Unidos têm vários fusos horários e têm uma economia florescente. É possível fazer actividade económica da mesma maneira sem estar a forçar um país inteiro a adoptar uma hora”.

E, se houver algum sector que beneficiaria com uma mudança da hora alternativa, por exemplo igual à Europa Central, tem bom remédio: abra uma hora mais cedo, acrescenta.

O relógio e a hora do SolEm qualquer país o ideal é conseguir que a hora do relógio coincida, o mais possível, com a hora do Sol. Portugal até nem está nada mal nessa matéria: em média, há um atraso de 37 minutos.

“Na costa ocidental temos cerca de 9º de longitude oeste. Já estamos fora do fuso zero (o que está centrado em Greenwich). O fuso zero para o lado ocidental termina nos 7,5º (mais ou menos a zona da Covilhã), o que indica que a maior parte do território continental já está em fuso -1. Da costa oeste até ao fuso de Greenwich temos, arredondando, 37 minutos de diferença temporal”, esclarece Rui Agostinho.

O que isto quer dizer? “Quem vive na costa oeste do continente, quando o relógio diz que é meio-dia, temos que esperar ainda 37 minutos para que efectivamente seja meio-dia solar”.

O director do Observatório Astronómico de Lisboa lembra que, por exemplo, o correcto em termos de horário solar seria as ilhas dos Açores estarem no fuso horário -2 e não no -1 e a Espanha estar no mesmo fuso horário de Portugal continental.

“A Espanha ganharia em ter uma hora no relógio que se aproximasse da realidade da posição do sol no céu, porque o nosso corpo reage à posição do sol. Por isso, em Espanha, o que as pessoas fazem é ajustar, por exemplo, os horários das refeições para horas que em Portugal seriam abstrusas (jantar às 10 da noite ou almoçar às duas da tarde). Estão a almoçar com a hora do meio-dia solar”.

É o relógio biológico que comanda a nossa vida. Este especialista conta que Portugal, desde 1911, já experimentou por três vezes o fuso horário da Europa Central e sempre recuou três ou quatro anos depois por pressão das pessoas “que não se sentiam bem” por estarem afastadas da hora solar.

Neste último domingo do mês de Outubro deve atrasar o relógio 60 minutos às 2h00 (Continente e Madeira) e 1h00 (Açores), para entrar em vigor o horário de Inverno.
Origem do texto: R Renascença - Portugal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Desta forma, a diferença de horário entre Portugal e o Rio de Janeiro, passará a ser de somente 2 horas.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

F O R C A


Relativamente a postagem do dia 18 do mês em curso, neste BLOG. sobre o enforcado que sobreviveu, veja a notícia abaixo publicada pelo jornal Folha de São Paulo, de hoje, que informa não haver nova execução da vítima.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

METRÔ DE LISBOA

Especialmente para quem não conhece LISBOA e que pretende fazer uma visita a esta linda cidade, recomendamos conhecer o metrô, uma obra digna de admiração.

Somente a titulo de curiosidade: No Brasil falamos Metrô, mas lé em Portugal fala-se Metro (O não acentuado).

Veja uma demonstração no vídeo abaixo:


terça-feira, 22 de outubro de 2013

C A S T A N H A S

Está chegando a época desta deliciosa fruta.
E para vos abrir o apetite, aí vai um site que não pode deixar de ser visto.
Elas podem ser cozidas ou assadas. Eu gosto mais assadas e já tenho o assador aguardando a sua chegada.

Clique a seguir; 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Na postagem de hoje pudemos ver mais um trecho da história do Brasil, apresentado ontem na programa  FANTÁSTICO da TV GLOBO, Trata-se da continuação da postagem colocada neste BLOG no dia 13 do mês em curso.


domingo, 20 de outubro de 2013

V I O L E N C I A

Relativamente à minha postagem de 14/10/2013, veja a seguir mais notícias do acontecimento, entre as quais uma condecoração recebida pelo policial que interferiu no assalto da motocicleta..

Acesse o site a seguir.


DIVERTIMENTO




          CLIQUE NA FIGURA !
http://www.jacquielawson.com/preview.asp?cont=1&hdn=4&pv=3139986
Quando abrir, clique no poste de luz.

  




sábado, 19 de outubro de 2013

MUDANÇA DA HORA NO BRASIL

Horário de verão tem início hoje à meia-noite em três regiões do país

 Os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

QUE ABSURDO ! ! ! !

Origem desta notícia: Jornal Folha de São Paulo



18/10/2013 - 03h10

Condenado sobrevive à forca no Irã e se recupera para ser 're-executado'



DE SÃO PAULO


Alireza M., 37, foi enforcado na semana passada na cidade de Bojnord, no norte do Irã, em cumprimento à sua condenação por tráfico de drogas. Depois de 12 minutos, foi declarado morto.
Na manhã seguinte, no equivalente ao IML (Instituto Médico Legal), um funcionário percebeu bolhas de ar no plástico que embalava seu corpo: ele estava vivo.
Enquanto a família do iraniano comemora, o Estado, segundo o jornal estatal "Jam-e-Jam", afirma que "reexecutará" Alireza M. assim que ele se recuperar do primeiro enforcamento.
Isso levou a Anistia Internacional a lançar ontem um apelo de clemência pela vida do condenado.
"Ele está em um hospital, mas um juiz foi citado dizendo que ele seria executado de novo uma vez que o pessoal médico confirme que sua saúde é boa o suficiente", diz o comunicado da Anistia.
"Não conseguíamos acreditar que ele estava vivo quando fomos buscar o corpo", disse um familiar ao jornal iraniano, citado pelo "The Guardian". "Mais do que qualquer pessoa, as suas duas filhas ficaram muito felizes", contou o parente.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

VIAGEM PELO ORIENTE EM 8 MINUTOS
























  • ·  República Popular da China, também conhecida simplesmente como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, cerca de um sétimo da população da Terra 

      
  • Veja as magnificas imagens desta região no vídeo abaixo.


    segunda-feira, 14 de outubro de 2013

    V I O L E N C I A

    O jornal FOLHA DE SÃO PAULO, noticiou em sua edição de hoje, uma tentativa de roubo de uma motocicleta em transito normal. Por coincidência a vitima portava um gravador de imagem, no qual ficaram registrados todos os detalhes dessa tentativa. incluindo a participação de um policial militar que ao presenciar o assalto, disparou sua arma sobre o assaltante.
    Estas são as notícias que eu não gosto de transmitir, mas que é bom mostrar. Não deixe de ver o vídeo onde estão as imagens filmadas pelo aparelho que estava instalado no capacete da vítima.


    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1356275-bandido-que-foi-baleado-e-filmado-durante-roubo-segue-internado.shtml

    domingo, 13 de outubro de 2013

    DESCOBRIMENTO DO BRASIL

    A TV Globo tem um programa realizado ao domingo chamado "FANTÁSTICO". No programa de hoje apresentou um quadro dedicado ao descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral.
    Para nós portugueses, especialmente quanto a mim,  é sempre uma satisfação assistir a programas que envolvem Portugal.
    Gostei da simulação e por isso tomei a iniciativa de colocar uma cópia aqui em meu BLOG,  para que quem não teve oportunidade de assistir pela TV possam ver agora, clicando abaixo. Espero que gostem.


    http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/bau-do-bau-do-fantastico-traz-divertida-versao-do-descobrimento-do-brasil/2886026/

    MEDO DE BARATAS

    Grande descoberta da ciência que irá abalar os alicerces dos relacionamentos amorosos. Confiram.



    sábado, 12 de outubro de 2013

    DIA DA CRIANÇA E DA PADROEIRA DO BRASIL

    É hoje, dia 12 de Outubro, é feriado nacional quando se comemora o dia de  Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil para os católicos, e  o DIA DAS CRIANÇAS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Relativamente ao Dia da Criança:

    No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

    A seguir, um vídeo dedicado às criança:



    quinta-feira, 10 de outubro de 2013

    A CRIANÇA E O VELHO

     No próximo sábado dia 12, no Brasil, é comemorado o "DIA DA CRIANÇA", assim como no dia 1° foi comemorado o 'DIA DO IDOSO'  . Como no dia do IDOSO coloquei uma postagem neste BLOG, achei por bem transcrever aqui um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, de hoje, de autoria de Jairo Marques, cujo titulo é como está acima "A criança e o velho'.  Parabéns amigo Jairo, pelo artigo . 
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    O homem vai de pequeno merecedor de absoluta proteção ao idoso pouco festejado e abandonado
    Embora menos de duas semanas separem o Dia do Idoso do Dia da Criança, a distância da representatividade, da atenção e da comemoração entre as datas é hemisférica.
    Para começar, os presentes. Em busca de agradar e encantar a molecada não se poupa o talão de cheques, mesmo que borrachudo (bate no caixa e volta ao portador).
    São bonequinhas que dançam o "tcham", jogos eletrônicos sanguinários com gráficos "maraviwonderfuls". O importante é agradar, despertar um belo sorriso e garantir alguns dias de sossego aos pais.
    O presente para o velho é diferente. Em realidade, para que presente se ele já teve tudo ao longo do tempo? "Dá um talco. A vovó adora andar cheirosa." "O vovô não gosta de nada. Aquela caixa de lenço do ano retrasado, ele nem abriu."
    Ok, deixe-se a complexidade e o consumismo de lado. O que importa é a lembrança e o carinho manifestado com a presença no dia especial!
    Visitar uma criança é sempre um prazer. Catar aquele pingo de gente no colo, abraçar, fazer jurar amor eterno, fazer "guti-guti", tirar mil retratos em poses inimagináveis.
    E o danado corre para todos os lados, derruba da mesa a panela de macarronada com carne moída e a família toda cai em gargalhada com a esperteza do herdeiro que é pura energia e já está na sala puxando o rabo do cachorro.
    Ir à casa da tia octogenária envolve maior organização, tempo e disposição. Ela já não concatena mais as ideias direito, reclama de dores nos quartos, nas costas e em quaisquer outros cômodos do corpo.
    Tia velha não gosta de fotografia, porque sempre sai muito feia, então ninguém nem se lembra de levar a Rolleiflex ou mesmo pedir um "olha o passarinho" para registrar o momento e postar no "face".
    Com as crianças, a torcida é para que logo comece a falar, mas com os velhos a esperança costuma ser forte para a boca fechar. A palavra infantil é bonitinha, mimosa, encantadora. O verbo do idoso é cafona, ultrapassado e repetitivo.
    Incrível como um mesmo "serumano" pode ser protagonista de experiências de representatividade tão antagônicas no curso de sua história. De pequeno merecedor de absoluta proteção e carinho ao idoso em abandono, pouco festejado e raramente respeitado.
    O velho para ser querido e enturmado tem de guardar em si um pouco da aura de infante. Simplesmente ser velho e levar o cotidiano da forma que bem entender pode abrir caminho à intolerância.
    Já a criança que manifesta cedo traços de adulto, de velho, "vai ser muito inteligente" e, provavelmente, terá um futuro brilhante. Vai entender...
    Mas o que me deixa mesmo de boca aberta são essas atuais correntes de pensamento que almejam encurtar a infância e postergar a velhice.
    Para elas, menino com 12 anos que faça feiura e barbaridades, várias delas geradas pela própria sociedade, tem de ser ensinado no cárcere.
    Em outra vertente, defende-se que é pouco para alguém ser considerado idoso aos 60. Toca trabalhar, pegar fila, ter obrigações chatas até os 70, 75. É bom para a previdência, para a economia, e para quem pode. Quem não pode que dê seu jeito.
    Não está fácil desempenhar papel de gente nesse mundo. Felicidades às crianças, felicidades aos velhos


    quarta-feira, 9 de outubro de 2013

    TELE-SENA (Brasileira)

    Este não quis ser chamado de "Sortudo"

    Mas vejam o que perdeu !!!!


    23 milhões de reais, é muita grana !!!!.

    Clique sobre a notícia para ampliar.



    Origem da notícia: Jornal Folha de São Paulo de hoje.

    terça-feira, 8 de outubro de 2013

    CURIOSIDADE

    Um homem, que tinha 17 camelos e 3 filhos, morreu.
    Quando o testamento foi aberto, dizia que metade dos camelos
    ficaria para o filho mais velho, um terço para o segundo e um
    nono para o terceiro. O que fazer?
    Eram dezessete camelos; como dar metade ao mais velho?
    Um dos animais deveria ser cortado ao meio?
    Tal não iria resolver, porque um terço deveria ser dado ao segundo
    filho. E a nona parte ao terceiro.
    É claro que os filhos correram em busca do homem mais erudito da
    cidade, o estudioso, o matemático.
    Ele raciocinou muito e não conseguiu encontrar a solução, já que a
    mesma é matemática.
    Então alguém sugeriu: "É melhor procurarem alguém que saiba de
    camelos, não de matemática".
    Procuraram assim o Sheik, homem bastante idoso e inculto, mas com
    muito saber de experiência feito.
    Contaram-lhe o problema.
    O velho riu e disse: "É muito simples, não se preocupem".
    Emprestou um dos seus camelos - eram agora 18 - e depois fez a divisão.
    Nove foram dados ao primeiro filho, que ficou satisfeito. Ao segundo coube
    a terça parte - seis camelos - e ao terceiro filho foram dados dois camelos
    - a nona parte. Sobrou um camelo: o que foi emprestado.
    O velho pegou seu camelo de volta e disse: "Agora podem ir".
    Esta história foi contada no livro "Palavras de fogo", de Rajneesh e serve para ilustrar a diferença entre a sabedoria e a erudição. Ele conclui dizendo: "A sabedoria é prática, o que não acontece com a erudição. A cultura é abstrata, a sabedoria é terrena; a erudição são palavras e a sabedoria é experiência."
    17+1= 18
    1º filho- 18/2= 9
    2º   ''  - 18/3= 6
    3º   ''  - 18/9= 2
    9+6+2= 17 camelos (está cumprido o testamento)
    18-17=1
    sobrou 1 camelo que foi entregue ao seu proprietário.




    Nota:
    Isto também funciona com burros...

    PORTUGAL - Fotografias aéreas de alguns lugares


    Depois de abrir o vídeo, não é necessário clicar para mudar o slide . A mudança é automática.

    domingo, 6 de outubro de 2013

    PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL

    Claro que esta é uma boa  notícia para o Brasil.  Espero que a confirmação venha a se concretizar.

    Clique para ler a notícia


    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1351914-sergipe-fura-governo-e-anuncia-maior-descoberta-de-petroleo-de-2013.shtml

    sábado, 5 de outubro de 2013

    OS MALES DO MUNDO

    O texto abaixo é uma reportagem do Dr. DRAUZIO VARELLA, publicada no jornal Folha de São Paulo de hoje. A leitura é um pouco longa, mas vale a pena perder alguns minutos porque o assunto é de uma utilidade extraordinária para a nossa saúde.

                          ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    A mortalidade está em queda no mundo inteiro, exceto na Europa Oriental e em algumas partes da África.
    Já aconteceu no passado. Entre nossos ancestrais australopitecídeos  que surgiram na África há 4,4 milhões de anos, a vida acabava depressa: para cada 80 privilegiados que resistiam até os 15 anos, 79 morriam antes de completar 30 anos.
    Já no Homo sapiens, que viveu na Europa entre 44 mil e 10 mil anos atrás, metade dos que sobreviviam até os 15 anos chegava aos 30.
    Graças ao advento das vacinas, antibióticos, saneamento básico e à qualidade da alimentação, a expectativa de vida no século 20 duplicou em diversos países.
    Fatores de risco como cigarro, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e nutrição inadequada, por via direta ou por ação indireta através da hipertensão arterial ou do diabetes, são os responsáveis pela maioria dos males que afligem as sociedades modernas.
    1) Cigarro
    A prevalência vem caindo nos países de língua inglesa, no norte e centro da Europa e na América Latina, tendência acompanhada da redução de mortes por câncer e doenças cardiovasculares. O aumento contínuo da mortalidade por câncer de pulmão entre as mulheres europeias reflete o fato de que em alguns países do sul e do leste europeu mais de 40% das mulheres fumam.
    No Brasil, cerca de 15% dos adultos são fumantes, número mais baixo do que nos Estados Unidos, e muito menor do que na Europa (com exceção da Suécia), no leste da Ásia e algumas partes da África. Nos países situados abaixo do deserto do Saara, a popularidade do cigarro é menor.
    Fumantes ativos e passivos pagam preço alto: 6,3 milhões de mortes anuais. Mais de 6% das doenças existentes no mundo atual são provocadas pelo cigarro. É a principal causa evitável de morte.
    2) Consumo de álcool
    Beber com moderação pode reduzir a incidência de problemas cardiovasculares e de diabetes, principalmente em pessoas com fatores de risco para essas enfermidades.
    Ingerir quantidades exageradas num único dia, no entanto, além de provocar acidentes, aumenta o risco de complicações cardiovasculares e cirrose hepática.
    Em países produtores de vinho, como Itália ou França, o consumo de álcool diminuiu nas últimas décadas, período em que duplicou na Dinamarca e Inglaterra e aumentou em países asiáticos como Japão, China e outros.
    O abuso de bebidas destiladas é a principal causa de doenças na Europa Oriental. Na Rússia e nos países da antiga União Soviética, ele é responsável por 30 a 50% das mortes de jovens e de homens de meia-idade.
    3) Obesidade
    Há associação clara entre obesidade e mortalidade geral. Ganhar peso aumenta o risco de diabetes, hipertensão, ataque cardíaco, derrame cerebral, câncer, insuficiência renal e artrite.
    São poucos os países em que o peso médio dos habitantes não aumentou. A prevalência global da obesidade duplicou entre 1980 e 2008. Em valores absolutos, os maiores aumentos ocorreram nos Estados Unidos, seguidos pela China, Brasil e México.
    A prevalência varia de 2% em Bangladesh a mais de 60% em algumas ilhas do Pacífico.
    O excesso de peso é responsável por cerca de 3,4 milhões de mortes anuais. A ele estão associadas patologias com baixas taxas de mortalidade, mas causadoras de períodos longos de incapacitação.
    4) Nutrição e dieta
    Estudos observacionais demonstram benefícios em reduzir a quantidade de sal e substituir as gorduras saturadas pelas poli-insaturadas. Dietas pobres em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, amêndoas e sementes acompanhadas de excesso de sal contribuem com 1,5% a 4% do total de doentes do mundo.
    5) Atividade física
    Já na década de 1950, os estudos mostravam os benefícios da atividade física. A energia gasta em movimento diminui drasticamente à medida que os países se urbanizam e se desenvolvem, fator que contribui decisivamente para o aumento das doenças degenerativas.
    Está em curso um período de transição epidemiológica. O mundo sai da fase das mortes precoces por doenças infectocontagiosas, para entrar em outra, caracterizada por maior longevidade, inversão da pirâmide populacional e alta incidência de doenças degenerativas.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


    Drauzio Varella é médico cancerologista. Por 20 anos dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer. Foi um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em presídios, ao qual se dedica ainda hoje. É autor do livro "Estação Carandiru" (Companhia das Letras). Escreve aos sábados, a cada duas semanas, na versão impressa de "Ilustrada".

    sexta-feira, 4 de outubro de 2013

    IMAGENS DIVERSAS DA QUINTA DOS ESCONHAIS

    ESCONHAIS é um lugar em Castanheira de Pera, distrito de Leiria, PORTUGAL.
    Em outros tempos era lá que existia  uma das maiores fábricas de tecidos da região, denominada FÁBRICA CEPPAS.  Seu proprietário, MANUEL ALVES CEPPAS, era irmão dos empresários no Brasil, ANTONIO E FRANKLIN CEPPAS, detentores da organização CASA JOSÉ SILVA.
    Atualmente, tanto a Casa José Silva bem como a Fábrica Ceppas, não existem, esta ultima devido à crise que afetou a industria têxtil em Portugal.

    Da Fábrica Ceppas em Castanheira de Pera, resta a residencia do proprietário, atualmente de posse de outros proprietários, transformada em Pousada com o nome de QUINTA DOS ESCONHAIS, da qual podem ser vitas diversas fotos, abrindo o site abaixo.

    O titular deste Blog foi um dos funcionários da Fábrica Ceppas em Portugal  até aos seus 28 anos, quando então emigrou para o Brasil,  para desempenhar funções idênticas em uma fábrica Textil localizada em Além Paraíba (MG), pertencente à Família Ceppas.



    Uma dica::
     Depois de abrir o site, clique em qualquer uma das fotos para que seja efetuada a ampliação de todas as fotos.

    quinta-feira, 3 de outubro de 2013

    DOENÇA DE ALZHEIMER

    O assunto doenças não é o meu ideal para ocupar as páginas deste    BLOG. Mas tem tipos de doença que me incentivam a alterar o meu principio, como é o caso a seguir, cuja finalidade é levar ao conhecimento de meus visitantes, os efeitos desta terrível doença.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Cada paciente de Alzheimer sofre a doença de forma única, mas existem pontos em comum, por exemplo, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou de estresse. Quando a suspeita recai sobre o Mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos. Com o avançar da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade. Antes de se tornar totalmente aparente o Mal de Alzheimer vai-se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticado e assintomático durante anos.
    O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Veja a seguir um vídeo demonstrativo da evolução da doença:


    quarta-feira, 2 de outubro de 2013

    SENTIDO DA VIDA - Aconteceu na Dinamarca

    "Para quem acha que 1º mundo é muito diferente dos países em desenvolvimento...veja e reveja seus conceitos!
    Uma entrevista IMPERDÍVEL."


    O escritor Knud Romer fala sobre a morte de seu pai e a solidão dos idosos na Dinamarca, um país várias vezes eleito o mais feliz do mundo.

    "Uma folha cai ao Céu" é o nome do documentário sobre o pai de Romer, produzido por Didde Elnif e Anders Birch
    .

    clique embaixo:




    Depois de ver o vídeo, se quiser ver alguns comentários, volte aqui 
    ·    
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifLucas Ribeiro 
    Bacana que ele está fazendo uma enorme crítica à eficiência desmedida e pouco humana e ela interrompe dizendo: "Desculpe o nosso tempo acabou."
    Tristemente verdadeiro e irônico...
    Responder · 43 Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifRodolfo Klafke 
    Muito realista para qualquer lugar do mundo, tanto para ricos ou pobres, o fim da vida é muito parecido para todos que morrem de velhice.
    Responder · 10 Voto positivoVoto negativo

    O melhor é o final onde a entrevistadora corta o entrevistado porque acabou o tempo da entrevista. É como se tudo o que ele falou fosse em vão.
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifJosé Garcia Amaral Filho 
    Concordo com o Simão Jorge Simão que de forma lúcida sintetizou objetivamente, a essência do ser humano. Apesar de toda essa bagagem livresca não superamos nosso primitivismo. Tá no DNA. Como pediatra constato diariamente a terceirização do cuidado materno. Aos 4 meses o lactente é colocado na "escolinha" pra mãe poder trabalhar. Muitas vezes a consequência é o desmame.bebê doente eo salário da mãe,...é gasto na farmácia. A coisa é séria. a
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifArnaldo Filinto da Silva 
    COMO DISSE PAPA FRANCISCO. ISSO É CONSEQUÊNCIA. DA IDOLATRIA AO DINHEIRO, DA NECESSIDADE DE GANHAR DINHEIRO RÁPIDO PARA CONVIVER COM O CONSUMISMO.
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifNancy Lauria 
    É para pensarmos em alternativas mais humanas .
    É Preciso que nos conscientizemos da realidade vigente em nosso mundo posmoderno !
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifMagda Lúcia Rodrigues 
    A humanidade se posiciona na comodidade...
    O desamor, o materialismo nos faz mais doentios e irracionais, lamentavelmente.
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifAdelia Marcal dos Santos 
    Prezados, quem faz o sistema vigente somos nós. Não existe um ser imaginário fazendo o isolamento de idosos e a negligencia com os filhos, Se preferimos deixar o filho na "escolinha" que custa 1500 por mês por período integral porque queremos estar no trabalho ganhando 4000, por exemplo, é nossa escolha. Esses filhos sem vínculo não tem motivação para cuidar dos pais idosos, nem vínculo afetivo. Sorry.
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifSimão jorge simão 
    É só o Humano. Na Dinamarca, decantado exemplo de sociedade horizontal e inclusiva, ou em Uganda, onde a tragédia é também horizontal e inclusiva, uma vez que iguala a todos na sordidez do destino, uma constatação se faz: é só o humano, nada mais que humano. Somos uns merdas.
    Responder · Voto positivoVoto negativo
    ·        https://s.ytimg.com/yts/img/pixel-vfl3z5WfW.gifluigi santis 
    Tive que ver (e ler) 3 vezes este vídeo para ter certeza que não era humorístico. Vi tanta gente levando-o a sério que acabei achando que, ao menos, é pura ironia. Quem cuidou de idoso com demência (familiar ou profissional) daria graças a Deus de tê-lo como aparece esse pai pouco antes de morrer. Fora que o escritor prega uma coisa e faz outra (melhor, não faz nada). E o velho pai ainda lhe deu fonte de renda, com o filme!