sábado, 29 de setembro de 2012

CURIOSIDADE - Sopa da Pedra



Sopa da pedra é uma sopa típica da culinária de Portugal, em particular da cidade de Almeirim, situada no coração da região do Ribatejo, considerada a "capital da sopa da pedra".
Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”. Aparentemente, esta designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda ou fábula.
A sopa da pedra foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
Sopa da Pedra é igualmente o título de um livro de banda desenhada, traduzido duma edição norte-americana com o título Stone Soup.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mas vamos contar um pouco da história da sopa da pedra ocorrida em Portugal:
Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.
Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
No Brasil também também existe a história da sopa de pedra, mas  o frade é substituído por um malandro ou Pedro Malasartes, e a dona da casa é uma senhora conhecida na comunidade por negar auxílio a quem quer que seja. O malandro aposta com um amigo que consegue todos os ingredientes da sopa de graça com a senhora avarenta. Esta, movida pela curiosidade sobre a sopa de pedra, fornece-lhe um a um os ingredientes. Embora a história seja levemente diferente, esta versão passa a mesma moral, que a cooperação pode levar a resultados inesperadamente bons.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
E agora, para terminar, aí vai um vídeo com uma receita de belíssima sopa da pedra. Clique abaixo para ver:



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RENDIMENTOS DE 15 EX-GOVERNANTES
















~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nota do titular deste BLOG  :
´                                       Trata-se de dados obtidos na INTERNET,

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOTAS DE ÓLEO


DE TIRAR O FOLEGO............

As cenas e imagens são de uma exuberância impresssionante, com qualidade muito próxima à perfeição.
O vídeo em geral transmite a impressão de se tratar de um filme em 3-D, sem a necessidade de óculos especiais.

Muito interessante. Clique abaixo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS RIO 2016


Já começou a gozação - Rio 2016!!!
Ministério do Esporte e Turismo.
Nome da bola da copa de 2014 - "Jaburlamos"

s

A gozação já começou



O mascote dos Jogos

A Pira Olímpica

Modalidades de competição







terça-feira, 25 de setembro de 2012

FRASES CELEBRES


FRASES CELEBRES


Frases Célebres deAlbert Einstein


Meu pedido de desculpas aos visitante de ontem a este BLOG, pelo motivo de ter colocado na postagem um site difícil de abrir
Para corrigir essa irregularidade, estou repetindo agora essa postagem, porém com o site através de um outro programa, pelo qual estou certo que não haverá dificuldade na sua abertura.

Clique abaixo para ver: 

http://www.slideboom.com/presentations/617891/73725-29250-Albert_Einstein-%284%29?pk=6a90-c599-68a9-61ad-0ecf-d74f-0e76-903e



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

domingo, 23 de setembro de 2012

CONSUMO DE LIMÃO

Pela sua Saúde : leia,guarde e ponha em prática..........

NÃO DESPERDICE A CASCA DO LIMÃO


Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado.
Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?



Simples... Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.



Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.
Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.



Os benefícios surpreendentes do limão!



Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.



Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.
Antes tarde do que nunca! 
Informação do titular do BLOG;
           Esta matéria foi recebida através da internet, desconhecendo os seus resultados, Estou apenas repassando, na esperança de que seja útil aos meus visitantes 

sábado, 22 de setembro de 2012

ANEDOTA


MEDICINA


  
ESSA EU REPASSO COM MAIOR PRAZER, E ESPERO QUE VOCÊ FAÇA O MESMO, ENVIE A TODOS OS SEUS CONTATOS
Vacina anti-câncer RINS E PELE

Boas notícias são para partilhar.
Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros,uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.
A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente.
Nome do médico que desenvolveu a vacina:José Alexandre Barbuto
Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório:  0800-7737327 http://www.vacinacontraocancer.com.br/
Isto sim é algo que precisa ser repassado...
Alguém pode  estar precisando!
Por favor, divulguem esta vitória da medicina genética brasileira!

CASTANHEIRA DE PERA - Portugal

Você já visitou a Praia das Rocas? A Praia Fluvial das Rocas é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera. 
Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem. 
As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto. 
Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água


CASTANHEIRA DE PERA é região de Portugal de onde é natural o titular deste BLOG.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Veja um vídeo da Praia das Rocas clicando no link abaixo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FIGUEIRÓ DOS VINHOS - Portugal





Figueiró dos Vinhos, concelho com oitocentos anos de História, revela ao longo dos seus 173,57 Km2 de extensão, uma enorme variedade de paisagens, com cambiantes assinaláveis ao longo dos 365 dias do ano e através das 24 horas do dia. Do verde da Serra ao azul da Ribeira de Alge e do Rio Zêzere é possível contemplar os impressionantes monumentos com que a Natureza e a História contemplaram o espaço figueiroense e desfrutar do ar puro e de uma luz única que encantou o Mestre José Malhoa, grande  pintordesenhista e professor de português.
Detentor de um patrimônio natural, cultural, construído e etnográfico de grande riqueza, que concilia com uma gastronomia tradicional de grande variedade, Figueiró dos Vinhos, designado por Malhoa como «Sintra do Norte», elevado a «Estância de Turismo», na década de 30 do século XX e declarado «Vila Florida da Europa» em 1998, - tem conhecido nos últimos anos um processo de desenvolvimento sustentado, traduzido na resolução das necessidades básicas e na construção de equipamentos sociais de referência, em respeito pela preservação ambiental e pelas tradições, que se reflecte na continuada melhoria da qualidade de vida das populações, permitindo receber com distinção quem visita o seu concelho .
FIGUEIRÓ DOS VINHOS é uma Vila localizada no centro de Portugal, pertencente ao distrito de Leiria, vizinha do concelho de Castanheira de Pera, de onde é natural o titular deste BLOG.
É lá em Figueiró que se fabrica o verdadeiro pão de ló, uma iguaria portuguesa para ser saboreada com muita satisfação.
 Para completar a descrição sobre esta localidade portuguesa, aproveito para recomendar o BLOG de D. Albertina Granja, com uma postagem dedicada a esta vila. Para ver, clique no  link a seguir:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VISITA DO AMIGO ALENCAR



Obrigado amigo Alencar pela visita que nos fez, acompanhado de sua gentil esposa. As fotos acima são de sua autoria, bem como um vídeo, que pode ser visto clicando no link a seguir:  

  http://www.youtube.com/watch?v=4Zo4TiLaIQk&feature=youtu.be



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PESSOAS COM ESPIRITO EMPREENDEDOR


História que vale a pena ser divulgada . . . .

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O ex-vendedor de coxinhas que virou um dos líderes em franquias no Brasil

Sua primeira empresa foi a Microlins, uma das maiores redes profissionalizantes do País. No final de 2007, eram 740 franquias e 500 mil alunos

Por Karla Santana Mamona 
A A A
SÃO PAULO - Existem pessoas que nascem com o espírito empreendedor. Uma delas é José Carlos Semenzato. Filho de pedreiro e dona de casa, com apenas 12 anos ele já ajudava na renda de casa vendendo salgados fabricados por sua mãe de porta em porta. A estratégia de venda era circular em bairros que ainda estavam em construção na cidade de Lins, interior de São Paulo. A ideia deu certo e em algumas tardes ele chegou a vender 600 salgados.“Eu brinco dizendo que eu fui o maior vendedor de salgados da história de Lins”.
Ainda na adolescência, Semenzato conseguiu um emprego em uma copiadora. Um dos clientes da empresa notou seu desempenho e ofereceu uma oportunidade para fazer um curso de informática. O jovem tomou gostou pela área. Com 17 anos, ele já tinha feito todos os cursos disponíveis. Com isso, conseguiu um emprego como programador de computador e foi convidado para dar aula de informática em um colégio da cidade. Para complementar a renda, também dava aulas de informática particulares aos finais de semana. “Mesmo trabalhando tanto, eu olhava para o cenário e pensava que a minha vida nunca iria mudar. Eu tinha que tomar uma atitude”.
José Carlos Semenzato
Até que um dia, ao encontrar o dono da empresa no corredor, Semenzato perguntou a sua opinião sobre ele abrir um negócio próprio. A resposta foi que ele tinha todas as qualidades de um empresário de sucesso. “Isso foi um empurrão. Era o que eu precisava para seguir o caminho que eu queria”. Com o dinheiro da rescisão do contrato de trabalho, ele abriu uma escola de Informática, chamada de Microlins. Isso foi em 1991.
MicrolinsA Microlins cresceu rapidamente. Nos três primeiros anos de vida, o empresário montou 17 escolas próprias. Tudo ia bem até o surgimento do Plano Real. Isso porque para conseguir equipar as escolas o empresário fez muitos empréstimos nos bancos. “A taxa de leasing era exorbitante. Com a deflação, as mensalidades não podiam ser reajustadas. Nesta época eu passei pelo gosto amargo de ir à lona. Perdi dinheiro e o meu nome”.
A solução encontrada foi entrar no setor de franchising. “Era a saída para que o meu sonho não morresse”. A estratégia deu certo, os franqueados compraram computadores novos, reformaram as escolas e conseguiram novos alunos. “Nesta época chegamos a 1000 alunos”. Apesar do negócio estar voltando a crescer, Semenzato queria expandir a atuação da escola. Em 1997, a Microlins deixa de ser uma escola de informática e se torna um centro de formação profissional, oferecendo cursos de secretariado, contabilidade, entre outros. Com este novo formato, a franquia alcança a 150 unidades.
Com o crescimento do setor de Telecomunicação no País, a Microlins incluiu em seu portfólio cursos para reparadores e instaladores de aparelhos de telefone. “As franquias ganharam dinheiro. Chegamos a 200 franquias e 25 mil pessoas formadas trabalhando neste setor”.
Uma maneira de divulgar a empresa era por meio da publicidade. O método escolhido foi patrocinar o quadro “Dia de Princesa” do apresentador Netinho de Paula e Gugu Liberato. A franquia participava doando computadores, cursos e até mesmo voo de helicóptero para as participantes dos programas. “Este apelo emocional de uma empresa que faz o bem para as pessoas, de uma empresa socialmente correta, pegou muito bem, isso gerava retorno, matrículas por todo o Brasil”. No final de 2007, eram 740 franquias e 500 mil alunos.
No ano seguinte, Semenzato vendeu 30% da empresa para o grupo educacional Anhanguera. A operação rendeu um aporte de R$ 25 milhões. Dois anos depois, ele explica que recebeu uma proposta irrecusável e vendeu o negócio para o Grupo Multi.
Uma nova faseNeste cenário, muitos no lugar do empresário deixariam de trabalhar, mas Semenzato “descansou” durante seis meses, período utilizado para pensar em uma nova a empresa. Assim surgiu o Grupo SMZTO Participações, que é uma holding de franquias multisetoriais. O negócio do empreendedor é comprar participações em marcas de diferentes franquias, como Praquemarido, Casa de Sorvetes Jundiá, entre outros. Ao todo, são mais de 10 franquias. “Eu acho que não tem limite, eu posso chegar a 20 marcas. O mercado está latente por franquias”.
Com apenas dois anos de existência, a expectativa é chegar a 400 unidades entre todas as marcas. Isso dá uma média de R$ 20 milhões em faturamento, com licença de franquia. Somado ao faturamento das franquias que já estão funcionando o valor chega a R$ 200 milhões.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O JiN Ji DU Li (técnica chinesa previne perda de memória e outras...)


REPASSANDO...PARECE FÁCIL...EXPERIMENTE!!!
  CONSEGUI FICAR 5 SEGUNDOS, MAS VOU TREINAR PARA CHEGAR LÁ!!!


O "JiN Ji DU Li"....
Uma prática para prevenir o envelhecimento e perda de memória.
Parece fácil, certo?



Faça este exercício da cultura chinesa simples e eficaz... e verá.
A essência é que seus olhos devem estar fechados quando

você pratica "Jin Ji Du Li" ... preste atenção.
Eis o exercício:

Fique sobre uma só perna, com os seus olhos abertos. É só isso.
Experimente agora fechar os olhos.

Se você não for capaz de ficar em pé por pelo menos 10 segundos seguidos,
isso significa que seu corpo se degenerou ao nível de 60 a 70 anos de idade.
Em outras palavras, você pode ter apenas 40 anos de idade,

mas seu corpo envelheceu muito mais rápido.
 
Ficar sobre um pé com os olhos abertos, é uma coisa e  fazer o mesmo
com os olhos fechados ... a história é outra!
Não precisa levantar muito a perna. Se os seus órgãos internos estão fora de sincronia, mesmo levantando a perna um pouco vai fazer você perder o seu equilíbrio.
Os chineses estão
bem avançados no conhecimento do corpo humano.

A prática frequente e regular do "Jin Ji Du Li", pode ajudar a restaurar o sentido de equilíbrio.
Na verdade, os especialistas chineses sugerem que a prática

diária por 1 minuto, ajuda a prevenir a demência.
Primeiramente, você pode tentar fechar os dois olhos, não completamente. Na verdade, é isso que o especialista de saúde Zhong Li Ba Ren recomenda.
A prática diária de Jin Ji Du Li, pode ajudar na cura de muitas doenças, tais como:
Hipertensão;
Altos níveis de açúcar no sangue ou diabetes;
O pescoço e doenças da coluna vertebral;
também pode impedi-lo de sofrer de demência senil.

Zhong Li Ba Ren escreveu um livro intitulado:
"A auto-ajuda é melhor do que procurar ajuda dos médicos",
um best-seller que também foi o melhor livro de saúde à venda na China
desde que foi publicado pela primeira vez no ano passado.
Seu sucesso pode ser medido pelo fato que rendeu mais de 1 milhão de cópias vendidas.
Diz-se que de acordo com o entendimento de médicos chineses,

a doença pode aparecer no corpo devido a problemas surgidos
na coordenação entre os vários órgãos internos,
o que faz com que o corpo perca o seu equilíbrio.
Jin Ji Du Li pode zerar esta inter-relação dos órgãos e como eles funcionam juntos.
Zhong Li Ba Ren disse que a maioria das pessoas não consegue

ficar sobre um pé com os olhos fechados por 5 segundos,
mas depois, praticando todos os dias, são capazes
de fazer por mais de 2 minutos.

Quando você conseguir ficar mais tempo, a sensação de peso desaparece.
Ao praticar Jin Ji Du Li, você vai notar que sua qualidade do sono fica melhor,

a mente limpa e melhora a memória significativamente.
A coisa mais importante é que se for praticado Jin Ji Du Li

com os olhos fechados por 1 minuto todo dia,
você não irá sofrer de demência senil
(o que significa que o cérebro continuará saudável).
Zhong Li Ba Ren explicou que há seis meridianos principais

que passam por entre as pernas.
Quando você ficar em uma perna,
você sente dor devido ao exercício e, quando isso ocorre,
os órgãos correspondentes a esses meridianos
e suas formas começam a receber os ajustes necessários. Este método é capaz de se concentrar a consciência e canalizar o corpo até os pés.

Os efeitos benéficos da prática de Jin Ji Du Li em várias doenças como:

a hipertensão, diabetes, pescoço e coluna vertebral,
começarão a ser sentido rapidamente.
Problemas como a gota também poderá ser prevenido.
Cura doenças básicas como "Pés Frios"

e também pode reforçar a imunidade do corpo.
Você não precisa esperar até que você tenha uma doença

para começar a praticar Jin Ji Du Li.
É adequado para quase qualquer tipo de pessoa e especialmente benéfico
em pessoas jovens, se praticadas diariamente,
a probabilidade de adquirir problemas naturais da idade, será menor.
Não recomendado para pessoas cujas pernas são fracas e

não podem ficar por longos períodos em pé.

-- 

"Os amigos são de longe mas são de sempre"
"Viver não é esperar a  tempestade passar... é aprender como dançar na chuva."
"A amizade é um amor que nunca morre"!

domingo, 16 de setembro de 2012

ANDRÉ RIEU - STRADIVARIUS e FRANK SINATRA (SHOW 2006) - MY WAY


ANDRÉ RIEU - STRADIVARIUS e FRANK SINATRA (SHOW 2006)


Ouça e emocionem-se, também.

A renowned Dutch violinist, conductor and composer, and his orchestra did a tribute to Frank Sinatra with My Way on his Stradivarius violin at Radio City Music Hall - New York.
 
Hope you enjoy this lovely and moving piece of music

Desejando-vos a todos um excelente fim de semana e ouçam com atenção.è só clicar no link abaixo.
 

sábado, 15 de setembro de 2012

OSTEOPOROSE: A NOTÍCIA DO SÉCULO...


O texto abaixo chegou a meu conhecimento através de e-mail. Desconheço os resultados anunciados. Se verdadeiros serão muito úteis para nossa saúde. Mas, minha opinião  é um assunto para ser analisado por médico.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Azeite contra a osteoporose (óleo de oliva!)
  Guarde bem este nome: oleuropeína. A substância, encontrada no azeite
de oliva extravirgem, é a nova arma da nutrição para evitar e combater
a osteoporose, doença que acelera a perda de massa óssea.
  O cálcio que se cuide, porque seu posto solitário de melhor
companheiro do esqueleto anda ameaçado. Calma, o mineral não vai
perder seu lugar de destaque como protetor dos ossos - muito longe disso. A questão é que
a ciência descobre fortes concorrentes para dividir com ele essa
prestigiada  posição. É o caso da oleuropeína, presente no azeite de oliva. Um
estudo da Universidade de Córdoba, na Espanha, revela que esse tipo de
polifenol aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso
novinho em folha. Consumi-la , portanto, traria imensas vantagens para
manter o arcabouço do corpo em pé ao longo da vida.
  “O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente”,
explica o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de
Traumatologia e Ortopedia, em Brasília. Os osteoblastos ajudam justamente a realizar
a reconstrução. É como se fossem a massa corrida colocada na parede
para tapar os furos que aparecem com o tempo. Sem essas células, os buracos
ficam maiores, os ossos se enfraquecem e cresce o risco de fraturas. 
 O  envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na concentração de
osteoblastos no organismo. Daí a importância da reposição desses
construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite de oliva
extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína. “Aos 30 anos
nosso corpo atinge a quantidade máxima de massa óssea e, a partir daí, começa a
perdê-la”, nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo
Cruz, em São Paulo. Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se
inicia muito antes da maturidade. “Essa doença se caracteriza pela
diminuição progressiva da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e
propensos às fraturas”, arremata a nutricionista Clarisse Zanette,
mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com
o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo demora mais tempo para ocorrer.
  E, se alguém quiser substituir sua fonte de oleuropeína de vez em
quando, saiba que existe mais uma opção. “A substância também é
fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído”, diz Clarisse.
   Não são apenas os ossos que se deliciam quando saboreamos um prato
regado a azeite. O coração também se beneficia, porque suas veias e
artérias  ficam livres de entraves. “A gordura monoinsaturada, principal
constituinte do óleo, interfere nos receptores do fígado que captam o
colesterol  circulante”, explica o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do
Coração, em São Paulo. “Assim, há uma redução nas taxas da sua versão
ruim, bem como de sua quantidade total.” Já os compostos fenólicos do azeite
diminuem a oxidação do colesterol, processo crucial para a formação
das placas que obstruem as artérias e causam as doenças cardiovasculares. “Esse
poder se deve à sua intensa atividade antioxidante”, justifica a
cardiologista
  Paula Spirito, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. “Esses
compostos impedem que os radicais livres - moléculas que provocam
danos às células -  oxidem o colesterol e contribuam com o aparecimento de placas nos
vasos.” A circunferência abdominal é outra que agradece o consumo do
azeite. É que o alimento ajuda a evitar a inflamação de uma área do cérebro chamada
hipotálamo. A inflamação é provocada por dietas ricas em gorduras
saturadas,  presentes nas carnes e nos produtos de origem animal. Como o
hipotálamo é o órgão responsável pelo controle da fome e do gasto
energético, não é um exagero dizer que o óleo de oliva auxilia a manter a harmonia na
massa cinzenta e, assim, a afastar os quilos a mais. Além disso, ele
acelera a  produção de um hormônio chamado GLP 1, que age no cérebro aumentando
a saciedade e reduzindo o apetite.
 A oleuropeína - voltamos a falar dela - tem participação no pelotão
antiinflamatório. “Esse polifenol tem propriedades antioxidantes
significativas,  inibe a agregação de plaquetas e reduz a formação de moléculas
inflamatórias em todo o corpo”, afirma a nutricionista Mércia Mattos,
da Faculdade de  Medicina de Marília, no interior paulista. Tantas propriedades se
refletiriam em um menor risco de uma porção de males, entre eles
infartos e  derrames. Por falar em proteção, vale destacar, ainda, que esse
antioxidante também resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das
células  responsáveis pela obtenção de energia - dessa forma, fica mais
difícil uma célula se aposentar antes da hora.
  Quando regamos o prato com azeite extravirgem, porém, não ganhamos
apenas boas doses de oleuropeína. O tempero é uma ótima fonte de
vitamina E.
  “Esse nutriente retarda o envelhecimento das células, diminuindo o
risco de tumores e doenças do coração”, aponta a nutricionista Soraia
Abuchaim, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul. O melhor
é que, para desfrutar de tudo isso, bastam 2 colheres por dia. Mas tem
que ser do tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância. De
preferência, use-o em saladas e ao finalizar pratos quentes - o azeite
não gosta de calor e, se for lançado ao fogo, perde grande parte de suas
qualidades. E só o sabor, nesse caso, não basta, certo?
 Dra. Maria Dora Ruiz Temoche