quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CASTANHEIRA DE PERA / Portugal, de onde é natural o autor deste BLOG


A fundação do concelho de Castanheira de Pera é anterior ao século XV, tendo tido origem numa povoação chamada de Castanheira. Com apenas duas freguesias, o concelho situa-se nos planaltos da vertente sul da Serra da Lousã, a nordeste do distrito de Leiria, e faz parte da designada Zona do Pinhal do Interior Norte. O concelho está inserido na bacia hidrográfica do Rio Zêzere, cujo principal afluente, a Ribeira de Pera, atravessa o concelho de Norte a Sul. Com origem nesta ribeira, existe, na localidade do Bolo uma óptima praia fluvial. O concelho apresenta variados pontos de interesse, a começar pela atmosfera nobre e solarenga da vila que alberga um belíssimo jardim, o Jardim da Casa da Criança Rainha D. Leonor. Na Serra da Lousã são muitos os miradouros de onde se podem apreciar extensos e magníficos panoramas, do Buçaco ao Atlântico, da Serra da Estrela, da Gardunha, do Caramulo e da Gralheira. Ao longo do vale da Ribeira de Pera deparamo-nos com aldeias antigas e bem preservadas. Também no artesanato Castanheira de Pera sobressai, nomeadamente pelo fabrico dos barretes das Sarnadas, símbolo da riqueza e tradição têxtil da terra. A gastronomia é dominada pelos sabores da serra, com o cabrito assado, o queijo e o requeijão, sem esquecer o tão apreciado mel da Serra da Lousã.:)

Não conhece CASTANHEIRA DE PERA ?  Programe uma visita. Não vai-se arrepender. Além dos  pontos turisticos mencionados acima, vai encontrar também a Praia das Rocas, um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera.



Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.

As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.

Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.

Desde 2005, ano em que a Praia das Rocas abriu as suas portas ao público, registam-se anualmente cerca de 100 mil entradas.

Veja no link a seguir como é a Praia das Rocas:


Veja também um vídeo de autoria do meu amigo Carlos Searas, mostrando diversos lugares da vila de Castanheira de Pera.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ACOBRACIAS AÉREAS

*Este é um vídeo de um piloto de acrobacias que, na vida real, é um piloto da Delta Airlines. Seu ato em shows aéreos é fingir que ele é um espectador bêbado que corre das arquibancadas e pula em um Piper Cub e sai sem nenhum conhecimento de como pilotar um avião. O Piper Cub é, na verdade, construído especificamente para suportar uma quantidade enorme de stress e tem um motor muito potente. Este tipo de dublê é na realidade o mais perigoso dos atos de show aéreo, por causa da baixa altitude na qual o piloto realiza. Obviamente, este piloto possui habilidade inacreditável. Confira o desembarque no final - que é especial*

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FRASES INTELIGENTES

B R A S I L

http://www.slideboom.com/presentations/441528/Frases_inteligentes

Para quem não sabe, a música de fundo é o Hino Nacioal Brasileiro

domingo, 27 de novembro de 2011

CASTANHEIRA DE PERA


  A grafia "Castanheira de Pera" baseia-se na origem do nome desta localidade, que deriva de pedra e não de pêra (fruto da pereira). Aliás, até meados do século XIX, o nome da localidade era Castanheira de Pedrógão. A grafia "Castanheira de Pêra está portanto errada, embora seja, infelizmente, muito frequente (incluindo no brasão representado neste verbete). 
Esta questão muita vezes polémica é resolvida com o AO 1990 já que a palavra pera perde definitivamente o acento circunflexo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para ver a história de Castanheira de Pera / Portugal, de onde é natural o autor deste BLOG , clique  AQUI  .

CURIOSIDADE

QUERO VER VOCÊ CONSEGUIR MONTAR O MAPA DO BRASIL RAPIDAMENTE...

Clique abaixo na palavra Brasil e monte o mapa !!!
                                                   BRASIL 

BRASIL IMPÉRIO


O Império do Brasil foi o Estado brasileiro existente entre 1822 e 1889, tendo a monarquia constitucional parlamentarista como seu sistema político.

Veja a evolução no site a seguir:

http://www.slideboom.com/presentations/424170/aulaoindependencia

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FUTEBOL EM CASTANHEIRA DE PERA


Obrigado amigo Carlos Fonseca pelo envio do programa acima. Estarei torcendo para que o nosso Sport Castanheira de Pera e Benfica seja o vencedor.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Aproveito a oportunidade para colocar nesta postagem mais uma recordação da nossa Castanheira de Pera: -Uma foto de 1932 da Filarmonica Castanheirense-.

Podemos identificar: O Maestro Tibério Fernandes, meu Mestre Eduardo Silva, meu amigo Amadeu Cavacas, o comerciante Alvaro Bebiano, e muitos outros, todos eles já nos deixaram.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CURIOSIDADE

LEIS DE ANTIGAMENTE!!!!!!!!!!!! EH, PÁ, ERAM MESMO DURAS!!!!!!!!!!!!


Para ler e deliciar.


Esta palavra conxambrar dá muito trabalho a dizer.


Se a lei penal vigente tivesse o rigor da que foi aplicada pelo juiz de Sergipe, ai dos violadores.

Uma preciosidade linguística e um belo documento histórico:


Conxambrar...


terça-feira, 22 de novembro de 2011

LOUCAS PRAIAS DE 1900/1920

Estes eram os trages de banho daquela época. Muito diferentes dos de hoje !!!

Vejam o vídeo, é muito interessante. Infelizmente não tem mais niguém daquela época  para descrever melhor.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Eu acho q. alguém abriu o Bau.......


Vale a pena ver......


Ao som de ótimas músicas de umas 4 ou 5 décadas mais tarde!


http://www.slideboom.com/presentations/448569/Loucas-praias-de-1900-1920?pk=1d8b-ed1b-a9a8-f0d4-7666-9e3b-78b2-ca55

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

HOJE, NO BRASIL, É FERIADO NACIONAL


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

sábado, 19 de novembro de 2011

FAMILIA

Posted by Picasa
Eu, minha neta e os outros avós.

S A U D E

INTERESSANTE.



PARA UNS PORQUE TÊM FILHOS PEQUENOS, OUTROS PORQUE TÊM NETOS ... E ALGUNS PQ SÃO "IDOSOS"


VICKS VapoRUB...


Durante uma conferencia sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés pode absorver os óleos.


O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e após 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca! (faça o teste e comprove).


Alguns de nós usamos o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, mas nunca tínhamos escutado sobre isto.


E acredite porque funciona em 100% das vezes que se faz. Apesar dos cientistas que descobriram não estarem seguros de como isso acontece.


Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias.


Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e darão muitas horas de alivio.


Funcionam 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças.


Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente.


É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem a noite.


Se você tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem.


Se você estiver com tosses fortes, comprove em você mesmo e ficara maravilhado quando ver e sentir como funciona.


"Saúde"!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MUSICA DE N0SSA TERRA

Grupo  Musical "FRAGAS E GIESTAS" visitou Castanheira de Pera em 10-09-2011

Foi a convite do Centro Paroquial, que o grupo Fragas e Giestas "cavaquinhosdocoentral" esteve na homenagem ao Pároco de Castanheira de Pera. Os Fragas aproveitaram a viagem e fizeram uma visita guiada, ao museu dos Neveiros do Coentral à freguesia do Coentral e ao CIRUC (Centro de Instrução e Recreio União Coentralense) onde e dentro das comemorações do 1º Centenário sofreu algumas alterações de restauro, e onde ficou instalada a sede do grupo Fragas e Giestas "cavaquinhosdocoentral "

Veja o vídeo dessa visita.

http://www.youtube.com/watch?v=aSjBLqWXnvI&feature=related

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ANTIGUIDADES

Recebi de meu primo Vito o material a seguir, o qual, com a maior satisfação, estou publicando neste BLOG.
Como se pode ver, trata-se de uma raridade, ou seja uma foto apresentando os Onibus que estariam em circulação nesta cidade de PETRÓPOLIS-RJ, em 1944 ou 1945. 

Apenas complementanto:A foto foi feita em frente ao prédio onde hoje ainda é a Camara Municipal 

--------------------------


De: cedrini@terra.com.br

Data: 15/11/2011 12:34:52
Para: Salvador Tomaz
Assunto: Fw:ONIBUS EM PETRÓPOLIS (R.J.) 1946


Boa tarde Sr. Salvador.


Achei essa foto na casa da minha mãe em um álbum antigo. Trata-se de um cartão da Companhia Rodoviária de Transportes de Petrópolis enviado no final de 1946 para os seus clientes. Um amigo já me informou que eram onibus Chevrolet, mas ficou a dúvida do ano 1944 ou 1945.
Essa linha nº 4 para o Valparaíso (interessante que a "5" também era Valparaíso) é o bairro onde a família da minha mãe morou, mas não nessa época.


Se quiser colocar no seu "Blog" sem problemas, só mencione que é da minha Coleção.


Grande abraço
Vito
---------------------------------

Obrigado Vito. O meu abraço para você e demais família.

COISAS ANTIGAS

Não é suficiente falar de postais antigos, mas também de outras coisas, como esta balança decimal.
Quem se lembra dela.


POSTAIS ANTIGOS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FAMILIA

Larissa, minha neta

FAMILIA

Meu irmão Manuel, sua Esposa, irmã de sua esposa e seu marido, em passeio pelo sul de Portugal (Algarve)


 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

VASCO DA GAMA

MAIOR TIME DE FUTEBOL DO BRASIL !!!!

Posted by Picasa

Não me leve a mal, amigo Tó Mané.

15 de NOVEMBRO


Hoje é Feriado Nacional  quando se comemora a Proclamação da República Brasileira que foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 para instaurar a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MINHA HISTÓRIA

 
Meu irmão Manuel, à esquerda. A seguir, meu filho, eu e minha esposa.
Esta foto foi feita em Santos (SP), por ocasião de uma visita que meu irmão me fez em Além Paraiba (MG)

MINHA HISTÓRIA

Minha primeira residencia no Brasil, (Além Paraíba -MG, em 1953)



A casa dispunha de um bom quintal, que nos proporcionava boas colheitas
Posted by Picasa

TOURADA DIVERTIDA

domingo, 13 de novembro de 2011

MERCADO DE AÇÕES

 Uma vez, num pequeno e distante vilarejo, apareceu um homem anunciando que compraria burros por R$10,00 cada. Como havia muitos burros na região,os aldeões iniciaram a caçada.


O homem comprou centenas de burros a R$10,00, e como os aldeões diminuíram o esforço na caça, o homem anunciou que pagaria R$20,00 por cada burro.


Os aldeões foram novamente à caça, mas logo os burros foram escasseando e os aldeões desistiram da busca. A oferta aumentou então para R$25,00 e a quantidade de burros ficou tão pequena que já não havia mais interesse em caçá-los. O homem então anunciou que compraria cada burro por R$50,00! Como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos burros.


Na ausência do homem, seu assistente propôs aos aldeões:


- 'Sabem os burros que o homem comprou de vocês? Eu posso vendê-los a vocês a R$35,00 cada. Quando o homem voltar da cidade, vocês vendem a ele pelos R$50,00 que ele oferece, e ganham uma boa bolada'.


Os aldeões pegaram suas economias e compraram todos os burros do assistente. Os dias se passaram, e eles nunca mais viram nem o homem,nem o seu assistente, somente burros por todos os lados.


Entendeu agora como funciona o mercado de ações?

PALESTRA

Um homem, com andar cambaleante, é parado às quatro da manhã pela polícia que lhe pergunta para onde é que está a ir.

- Vou ouvir uma palestra sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano. Sobre os danos causados pela esbornia e a farra na degradação da vida amorosa conjugal. Sobre os impactos negativos no sistema nervoso central e periférico advindos dessa vida desregrada e sem Deus no coração. Sobre os malefícios aos órgãos internos e também externos, devastados pela ingestão desenfreada de fumo, álcool e drogas ilícitas....

O polícia pergunta:
- Está a falar a sério? E quem é que vai dar uma palestra desta abrangência e relevância científica a esta hora da madrugada?

Ele responde:
- A minha mulher...
O grupo musical "Katamusicas" a convite da Junta de Freguesia do Coentral, (Castanheira de Pera,) participou da animação da feira de rua  da castanha do mel e da neve no Coentral


http://www.youtube.com/watch?v=JMZnZvL7suU&feature=youtu.be&mid=5270

sábado, 12 de novembro de 2011

VISITA DE N.S. de FÁTIMA

Eu e D. Leia, minha vizinha e amiga,
por ocasiião de uma visita da imagem de N.S.FÁTIMA
ao prédio onde moramos


 
Posted by Picasa

A PORQUINHA E OS COOKIES....

Desenho animado muito divertido

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FUTURA

MAÇONARIA

Posted by Picasa

FILOSOFIA

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand, judia fugitiva da revolução russa que chegou aos EUA na metade da década de 1920:

Ayn Rand (1905 - 1982)


“ Quando você perceber que, para produzir, precisa obter autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais do que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de nós; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto sacrifício..., então poderemos afirmar, sem temor de errar, que a nossa Sociedade está condenada.”

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MEU ARQUIVO


Presidente Figueiredo cumprimentando meu filho Carlos Manuel Diniz Tomaz, então um componente da Policia do Exercito como motociclista fazendo guarda de honra a autoridades do governo brasileiro
(Ano de 1980 aproximadamente)
Posted by Picasa

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CURIOSIDADE

Como era a vida dos escravos na época em que havia escravatura no BRASIL, o que felizmente não existe mais.  As pessoas de pele negra tem os mesmos direitos que os de pele branca.
Texto estraído da Revista de Coltura e Turismo, nº 31, para comemorar o dia da Consciencia Negra, (20 de Novembro).
Veja a seguir mais duas página da mesma revista. sobre os mesmo tema: