quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ANO NOVO


Estes são os meus votos para os amigos leitores , extensivo a suas Famílias

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

EDUARDO SILVA - Entrevista

O texto abaixo é uma publicação de O CASTANHEIRENSE, de 30/11/2001.
É portanto antiga, mas vale apena voltar a ler, principalmente por se tratar de uma entrevista feita com o nosso saudoso EDUARDO SILVA.
Quem se lembra dêle ?

Foi meu professor e quem me abriu o caminho para a vida profissional.

--------------------------


À PORTA DO NASCIMENTO
Por António Carreira



"...Centro de cavaco, por excelência, cá do burgo, é, como todos sabem, a casa do nosso estimado amigo Manuel Henriques dos Santos Nascimento. Quem quiser saber uma notícia fresquinha ou uma novidade sensacional, tem de ir ao Nascimento..."

EDUARDO SILVA : 100 ANOS

Quem em Castanheira de Pêra não conhece Eduardo Silva?
Quem não lhe reconhece o valor consentido ao longo dos anos em prol do concelho? Uma opinião unânime acalenta a verdade deste homem. Por isso mesmo estivemos junto dele para que nos contasse um pouco da sua vida, a maioria da qual passada em Castanheira.
Somos convidados a entrar e a tomar um aperitivo. Mas alguém que nada queria tomar bebeu mesmo um "nada", uma agradável mistura para os mais relutantes.


É assim que começa a entrevista conduzida por Paulo Marçal, actualmente Director do Expresso do Centro e anteriormente d’ A Comarca, no já longínquo ano de 1987, e que hoje transcrevemos parcialmente, no âmbito da evocação do centenário do nascimento de Eduardo Silva, um dos fundadores deste jornal em 1937, conjuntamente com o Dr. José Fernandes de Carvalho.
Eduardo Silva contava então 86 anos e a entrevista era publicada n’ O Castanheirense nº 1671, de Janeiro de 1987, o número do cinquentenário do jornal.
A entrevista continuava com o Curriculum académico e profissional do entrevistado, nomeadamente a sua passagem pelo Brasil:



...E é no Brasil que contacta os primeiros Castanheirenses que foram o Visconde de Nova Granada, Adrião Reis e João Alves Cepas.
Ainda no Brasil é convidado a integrar a Direcção do CENTRO REPUBLICANO PORTUGUÊS, que lhe viria a proporcionar o contacto com pessoas influentes. E é neste ambiente que Eduardo Silva é convidado para Correspondente e Agente da importante revista PORTUGAL pelo seu Director, o Comendador Oliveira Guimarães e pelo escritor Rui Chiança.
Numa forma de dar a conhecer a estima e respeito que Eduardo Silva gozava, transcrevemos parte de uma carta que lhe foi dirigida pelo então director da REVISTA PORTUGAL:
"Parece-me, que não há melhor forma de pagamento para tão relevantes serviços como aqueles que o amigo nos vem prestando, que hypothecar-Ihe a minha gratidão e de todos d’esta casa.
As outras formas que julgo de menos valimento, como sejam os nossos humildes serviços, desde o primeiro dia que tive o prazer de o conhecer estão ao seu inteiro dispôr. Se todos os Portuguezes, tivessem como o amigo, esse sagrado amôr por Portugal, a nossa querida pátria seria de tão pequenina que é, a maior grandeza da terra."...

E a entrevista continua até que se chega ao ponto da sua vinda para Castanheira de Pêra:
...Embora não sendo natural desta Vila, considera-a como sua e por ela se tem dedicado como um verdadeiro castanheirense.
A sua actividade em prol dos interesses desta terra e concelho tem sido notável e, de momento, lembra-nos que já desempenhou aqui as seguintes funções:
Presidente da Junta de Freguesia de Castanheira de Pêra, ... fundador da Casa do Povo de Castanheira de Pêra que, em virtude da região ser mais industrial que agrícola, deu lugar ao Sindicato Nacional do Pessoal da Indústria de Lanifícios do Distrito de Leiria, um dos primeiros do Distrito...Quando dirigente do Sindicato promoveu a constituição em Castanheira de Pêra de um Centro de Alegria no Trabalho o qual criou um Grupo Cénico e um Grupo de Futebol...durante mais de 12 anos, como Mesário da Santa Casa da Misericórdia, organizou os seus serviços administrativos... ...Cerca de 1928, com mais dois outros indivíduos estranhos à Terra, e o valioso auxílio moral e material do considerado industrial que foi o Senhor Manuel Antunes Ceppas, tomaram a iniciativa da constituição de uma Comissão de que fizeram parte, o Senhor Ceppas como Presidente e os restantes como colabores, sendo além de Eduardo Silva, mais António Máximo Sequeira e Adelino Henriques Gaspar dos Santos, ... que levou a efeito a construção do edifício próprio para o então Grémio Castanheirense mais tarde Clube Castanheirense, que trouxe a Castanheira de Pêra uma era nova de cultura e recreio através do Grupo Cénico e Cinema próprios além de outras diversões...reorganizou a Filarmónica Castanheirense... À Casa da Criança Rainha D. Leonor, da Fundação Bissaya Barreto, tem prestado o melhor do seu esforço.

Da sua actividade jornalística:
... sabemos que desde moço prestou a sua colaboração a alguns jornais já extintos como a "Gazeta de Coimbra", que chegou a ser diário e a "Voz da Justiça", da Figueira da Foz, ambos já extintos... jornais diários e periódicos e entre eles lembra-nos os seguintes: Diário de Coimbra, Diário da Manhã, A Capital e O Mensageiro, de Leiria; A Comarca de Arganil, de Arganil; A Regeneração de Figueiró dos Vinhos, onde durante muito tempo, quando da Direcção do Dr. Simões Barreiros, nela mantinha uma página de Castanheira de Pêra. sob o título: DAQUEM TRAVIM.
No extinto jornal da Lousã, A Voz da Comarca. enquanto existiu. manteve nele uma página de Castanheira de Pêra, também.
...Por sua iniciativa, em 1 de Janeiro de 1937, sai o primeiro número de "O Castanheirense", tendo a ideia de fundação deste jornal ter sido motivada peja instalação nesta Vila das oficinas Gráficas da Ribeira de Pêra.
Para Director de "0 Castanheirense" de então, foi convidado um castanheirense de certo prestígio local nessa altura, o Senhor Dr. José Fernandes de Carvalho que durante alguns anos foi seu brilhante colaborador.
Mais tarde Eduardo Silva, junta as suas funções de Administrador às de Director que conservou até à cedência que fez aos actuais proprietários.
Nos últimos anos, a sua "carolice" pelo Jornal que fundou e pelos assuntos de Castanheira de Pêra que considera como sua terra, tem-Ihe merecido o sempre notável interesse e carinho e ao jornal tem procurado dar um aspecto mais actualizado, sem sair das bases para que foi criado como Jornal Regionalista e Cultural, defendendo os interesses concelhios, regionais e nacionais até, dentro da sua acção e possibilidades.

E terminava com este carta, bem reveladora do carinho que Eduardo Silva dispensava ao jornal que dirigia:
...E tal foi o amor à terra e ao jornal, que publicamos a seguir uma carta dirigida à Câmara, em 15 de Fevereiro de 1973 quando o jornal corria o risco de ser extinto.
"15 de Fevereiro de 1973
Chega ao meu conhecimento de que se pretende vender a tipografia das OFICINAS GRÁFICAS DE RIBEIRA DE PÊRA, por motivos de ordem pessoal e, com ela, o jornal "O CASTANHEIRENSE".
O facto de ser eu a vir trazer este assunto à apreciação daqueles que, presentemente, podem e devem representar os interesses válidos deste concelho, tem unicamente por motivo o reconhecer que quer a Tipografia, quer o Jornal, representam algo de vitalidade para este concelho.
Dentro deste mesmo pensamento já eu, há distantes 36 anos, tomei a iniciativa da fundação de "O Castanheirense" e, conquanto não seja castanheirense por nascimento sou-o por amor à Terra, como o tenho demonstrado nos diversos actos da minha vida desde 1925, aqui praticado em prol dos interesses de Castanheira de Pêra.
Em determinada altura, vendi o Jornal sem contudo dele me desligar em absoluto, até que há meia dúzia de anos atrás fui convidado para nova e mais intensamente a ele me dedicar o que tenho vindo a fazer desinteressadamente e por mera "carolice".
Nem sempre compreendido, não tenho desanimado, e antes procuro seguir sempre em frente, conforme os ditames da minha consciência, sem estar acorrentado a quem quer que seja.
Agora, ao ter conhecimento da possível desaparição quer da Tipografia, mas muito especialmente do Jornal, senti algo que me entristece e, por tal motivo, o vir chamar para o facto a atenção daqueles que, em nome de Castanheira de Pêra, poderão promover uma solução para o assunto, evitando que tais factores de vitalidade local, deixem de existir, se é que reconhecem que isso não seria recomendável.
Pela minha parte se de algum modo puder continuar a seu útil a "O CASTANHEIRENSE" e, consequentemente a Castanheira de Pêra, podem contar com a minha inteira colaboração."

Significativo, comovente e ... ACTUAL!

domingo, 27 de dezembro de 2009

S A Ú D E

Evite estes sete itens após as refeições

1. Não fume depois das refeições.
Experiências provam que fumar um cigarro depois da refeição, é
como fumar 10 cigarros (as chances de ter cancro são mais altas).

2. Não coma frutas imediatamente após as refeições. Isso vai bloquear o seu estômago. Em vez disso, coma frutas 1 ou 2 horas antes ou depois das refeições.

3. Não beba chá após as refeições, o chá tem um alto conteúdo ácido. Essa substância torna a proteína da comida “ pesada “, difícil de ser digerida.

4. Não aperte o cinto depois de comer. Apertar o cinto depois das refeições pode causar problemas intestinais.

5. Não tome banho depois de comer. O banho pode causar um aumento do escoamento de sangue para as mãos, pernas e corpo, causando enfraquecimento do sistema digestivo

6. Não caminhe depois das refeições mesmo que tenha ouvido pessoas dizerem que, após a refeição, caminhar cem passos fará você viver até 99 anos. Andar imediatamente após a refeição dificultará a absorção dos nutrientes do alimento pelo sistema digestivo. Espere pelo menos uma hora depois da refeição para caminhar quanto quiser.

7. Não durma imediatamente.A comida não será digerida apropriadamente, levando a problemas
gastro-intestinais.
Origem: Microsoft Office PowerPoint

sábado, 26 de dezembro de 2009

FESTAS NATALINAS

Obrigado amigo Searas por me ter mandado o vídeo em que a TAP dá um verdeiro espetáculo no aeroporto de Lisboa, por ocasião das atuais festas natalinas. A seguir vai o Link com o endereço do YouTube, para que meus leitores tenham oportinidade de ver êsse grandioso espetáculo.
------------------
O Aeroporto de Lisboa foi ontem palco de uma inédita iniciativa proporcionada pela TAP e pela ANA. As imagens estão hoje a fazer sucesso no Youtube. Pode vê-las clicando aqui http://www.youtube.com/watch?v=rWjZX57QQDY

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

FILARMONICA CASTANHEIRENSE


Imagem obtida na Monografia do Conselho de Castanheira de Pera.
Trata-se de uma fotografia antiga, de 1932, mas que é bom a gente rever.
De meu conhecimento tem 3 pessoas: Maestro Tibério, e do seu lado direito, Alvaro Bebiano (?) e o meu professor Eduardo Silva. Os demais não consigo reconhecer, mas até gostaria se tivesse alguma ajuda.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SOBERBA LIÇÃO!!!

Para ler obrigatoriamente !!!!

(A história não é nova, mas vale a pena repetir a sua leitura)

Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.
A sua cama estava junto da única janela do quarto.
O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas.
Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres, famílias, das suas casas, dos seus empregos, dos seus aeromodelos, onde tinham passado as férias...
E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade e cor do mundo do lado de fora da janela.
A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes, chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte.
Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava as pitorescas cenas.
Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia apassar: Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas.
Dias e semanas passaram.
Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida, o homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia.
Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.
Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela que dava, afinal, para uma parede de tijolo!
O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. Talvez quisesse apenas dar-lhe coragem...
Moral da História:
Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas.
A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é dobrada.
Se te queres sentir rico, conta todas as coisas que tens que o dinheiro não pode comprar.
" O dia de hoje é uma dádiva, por isso é que o chamam de presente."
A origem desta carta é desconhecida, mas ela traz "sorte" a todos os que a passam a seus amigos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CHICO XAVIER


Se eu morrer antes de você...

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor, chore o quanto quiser, mas não fique bravo com Deus por ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore, se não conseguir, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria, se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, lembre-se de outro e acrescente a sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija a exagero, se me criticarem demais, defenda-me, se me quiserem fazer um santo, lembre-os do meus defeitos, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas nada perto do que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que talvez eu o tenha sido um pouco, mas que tenho em minha defesa a prática de ter sido sempre um bom amigo.
Se tiver vontade de escrever algo sobre mim, resuma-a há apenas uma frase, talvez, "foi meu amigo, acreditou em mim, e me quis mais perto de Deus" e aí, talvez derrame uma lágrima, e perceberá que não estarei para enxugá-la, e descobrirá outros amigos que o farão em meu lugar.
E eu, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minhas novas tarefas no céu, sempre que puder dê uma espiadela na direção de Deus, você não me verá, mas eu ficarei muito feliz sabendo que você não me esqueceu e que sempre olha para Ele quando se lembra de mim.
E, quando chegar a sua vez de ir para junto dele, que nossa amizade possa ser a continuação do elo que iniciamos aqui, só que mais forte.
E se você não acreditar nestas coisas, não faz mal, apenas ore, para que nossa amizade tenha tido o sentido em trazer o céu para mais perto, inaugurando um novo começo.
Então se eu morrer antes de você, não se preocupe, sabe... acho que nem vou estranhar o céu, pois ser seu amigo... sempre foi um grande pedaço dele.

sábado, 19 de dezembro de 2009

CANTINHO BRASILEIRO

Meu amigo Carlos Coelho me deculpe a iniciativa de tirar cópia no Cantinho Brasileiro, da entrevista que me foi feita por você em 10/03/2003, colocando-a aqui em meu BLOG. Por oportuno permita-me lamentar o fato do Cantinho Brasileiro não estar sendo emitido no nosso Castanheirense. Era tão boa a sua existência que quando recebíamos o jonal o primeiro assunto que nos chamava a ateção era o "Cantinho". Que pena ter parado !!!!!
.
CIBERENTREVISTAS

Entrevista com Salvador da Silva Tomaz, aposentado, castanheirense residente no Rio de Janeiro.
E-Mail: salvadortomaz@aol.com
salvadortomaz@terra.com.br

Meu nome é: Salvador da Silva Tomaz, sou natural de Sarzedas do Vasco, concelho de Castanheira de Pera, filho de Victorino Tomaz e Dialina Jorge da Silva, já falecidos. Casei com Ortelina dos Santos Diniz Tomaz ("Tinita") , também natural da Castanheira, em Abril de 1953. Ela era filha de Manuel Diniz e Maria Custódia dos Santos, também naturais de Castanheira de Pera. Seu avô José Tomas, mais conhecido como José da Natária, morava naquela casa encostada com a do Américo Alfaiate. Minha esposa veio para cá juntamente comigo, tendo o nosso casamento se realizado antes do embarque. Ela veio a falecer aqui no Brasil em Maio de 1998.

Salvador Tomaz, que lembranças tem de Castanheira de Pêra?
Muitas e boas, especialmente dos amigos com quem convivi na minha infância, entre eles Júlio da Piedade Henriques, Joaquim Correia Neves (Joaquim do Singral), Eduardo Lidório, e tantos outros que já não se encontram entre nós.

Que história interessante da sua infância em Castanheira de Pêra?
Eu e o Joaquim do Singral (que foi genro do Américo Alfaiate) tivemos uma barraca de vender louças na praça da Castanheira que funcionava a princípio aos domingos, mas que depois foi transferida para os sábados. Era uma distracção muito divertida. Como nós trabalhámos na Fábrica Ceppas dos Esconhais, deixávamos a tomar conta, o Pai do Joaquim e meu irmão Manuel (nessa época com 12 anos) Isso seria o princípio para que no futuro viéssemos a ser comerciantes, mas o destino não quis, porque logo depois vim para o Brasil, continuando como empregado, até à minha aposentadoria.
Recordo também com saudade a minha convivência com seu irmão Eduardo: Foi um grande amigo que tive lá na Castanheira, assim como seu Pai. Do Júlio da Piedade Henriques, com quem trabalhei na Agência Comercial de Representações, de propriedade do Sr. Eduardo Silva (Meu Professor). Lembro do Janeca e do Cursino e tantos outros com quem convivi. José Côvado, um grande amigo. Sebastião Rato e tantos outros que agora minha memória nem lembra mais. José das Bruxas, Chico Pataco, etc., etc.

Porque Manuel Alves Ceppas não quis se radicar no Brasil igual aos irmãos?
Creio que foi por achar melhor dar continuidade à obra de seu Pai, Manuel Antunes Ceppas, relativamente à Fábrica dos Esconhais e também na área da política, onde ocupou diversas vezes a Presidência da Câmara Municipal da Castanheira.

O que acha da Guerra?
O pior possível. Tenho em minha memória os horrores da segunda guerra mundial iniciada em 1939, quando eu tinha 13 para 14 anos. Nessa época eu trabalhava no comércio em Lisboa (Mercearia) e para se conseguir as mercadorias que eram negociadas, a gente tinha que passar noites inteiras nas filas. Tudo que se comprava, especialmente géneros alimentícios, era através de senhas, cuja distribuição era controlada pelo governo. Lá em Castanheira de Pera tinha um departamento na Câmara Municipal, chamado "Comissão Reguladora dos Abastecimentos", na qual eu trabalhei, sob orientação do nosso inesquecível Eduardo Silva. Isto foi por volta de 1945, quando abandonei a carreira de comércio em Lisboa, que naquela época era muito árdua por causa das consequência da guerra. Portugal não entrou na guerra mas por ser um aliado da Inglaterra tinha que colaborar, enviando para lá tudo que os ingleses necessitavam, deixando o nosso povo sofrer com a falta desses produtos. Havia falta de tudo, não só de géneros alimentícios, como de outros produtos. A gasolina era substituída por gasogénio (Um gerador de gaz., utilizando carvão, instalado na traseiras dos automóveis, mas seu funcionamento em relação à gasolina era o pior possível). Então por tudo isso é que eu acho que uma terceira guerra vai ser um verdadeiro desastre, com consequências drásticas para o povo.

O que acha do Governo LULA?
Gostaria que ele fizesse um bom governo. Mas por enquanto ainda não nos mostrou o que é capaz de fazer... a inflação está começando a dar ares de um futuro duvidoso.
Qual a sua opinião da colónia Castanheirense no Brasil?
Na cidade em que resido (Petrópolis, estado do Rio de Janeiro) tem uma grande colónia de Portugueses. porém, Castanheirense, que eu saiba, só eu. No Rio de Janeiro tivemos a Família Ceppas, com um grande agregado, mas que infelizmente a maioria já não está nesta vida.

António Ceppas?
Foi um grande empresário, que junto com seu irmão Franklin Ceppas dirigiram a rede de lojas das "Casas José Silva" espalhadas não só pelo Rio de Janeiro, como também por São Paulo, Belo Horizonte, e outras cidades. Com o seu falecimento, e a direcção da empresa entregue aos descendentes, o grupo veio a sofrer alterações, cujo resultado foi o encerramento de uma grande parte das lojas. Não posso deixar de falar também de seu irmão João Ceppas, que apesar de ter dedicado seu trabalho a outra empresa, foi uma grande figura como empresário.

Meu padrinho Manuel Alves Ceppas Filho, como foi a vida dele no Brasil e na intimidade?
O seu nome era Manuel Barreto Bebiano Ceppas e na intimidade era tratado de "Necas". Veio para o Brasil em 1952, administrar uma fábrica de tecidos em Além Paraíba, Estado de Minas Gerais (Companhia Industrial Além Paraíba), junto com seus primos Alberto Ceppas de Carvalho e Manuel Barreto, (irmão do Sr. José Barreto) cujos maiores accionistas eram a Família Ceppas. Por volta de 1970 houve uma fusão da Cia Industrial Além Paraíba com o grupo Dona Isabel de Petrópolis, RJ, sendo o "Necas" transferido para Petrópolis, como Director do Grupo. Mais tarde o Grupo veio a sofrer uma intervenção do Banco do Brasil, que nomeou nova directoria. O "Necas" ficou algum tempo efectuando vendas dos produtos das empresas do Sr. José Barreto. Em Abril de 1976 ocorreu o seu falecimento. Ele era casado com D. Carmen Perácio de Freitas Ceppas, ainda viva. Pai de duas filhas, Maria Cristina, morando actualmente no Maranhão, já tendo sido acessora de Roseana Sarney, quando Governadora do Estado. E a outra Ana Maria, exercendo actualmente suas actividades no Rio de Janeiro.

O que me diz Do Visconde Nova Granada?
José Alves Barreto o ultimo dono da Fábrica de fósforos Nova Granada? Não o conheci pessoalmente o que lamento. Mas através do "Necas" obtinha as maiores referências a seu respeito, pelo que o classifico como uma grande personalidade. Meu sogro (Manuel Diniz, que também era da Castanheira), enquanto esteve cá no Brasil trabalhou na Fábrica de Fósforos, sempre que conversávamos a seu respeito também o considerava um grande homem. Meu sogro foi a Portugal para buscar a Família, mas acabou por ser convencido a ficar por lá, tendo-se dedicado ao comércio em Torres Novas.

Seu Pai quem é?
Meu Pai chamava-se Victorino Tomaz, era encarregado de obras, tendo dedicado a maior parte de sua vida como colaborador do Sr. Manuel Alves Ceppas. Uma grande parte da construção da Fábrica dos Esconhais foi administrada por ele. Inclusive a Casa da Criança da Castanheira (obra do Dr. Bissaya Barreto), teve uma grande parte executada com sua supervisão. O seu falecimento ocorreu em Dezembro de 1983, um mês após o falecimento de minha mãe.

Sua Mãe quem é?
O nome de minha mãe era Dialina Jorge da Silva, também natural das Sarzedas do Vasco, tendo falecido em Novembro de 1983.

Qual é o seu ramo de actividade?
Actualmente aposentado (m/ idade 77 anos). Minha actividade foi dedicada a colaborador do seu padrinho (Necas), enquanto ele foi vivo, não só na Fábrica de Além Paraíba (MG), como posteriormente na Fábrica Dona Isabel em Petrópolis. Após o falecimento do "Necas", em 07 de Abril de 1976, prossegui como empregado da Fábrica Dona Isabel, aqui em Petrópolis, até à minha aposentadoria em Junho de 1995. Como a minha vinda para o Brasil, em Maio de 1953, foi providenciada pela Família Ceppas (eu trabalha lá na Fábrica Ceppas, nos Esconhais), sempre pretendi ficar ligado ao Necas, não procurando ser comerciante, como tantos patrícios nossos, que assim conseguiram um futuro melhor. Enfim a nossa vida é assim mesmo. O nosso futuro é traçado por Deus,

O que lhe diz Castanheira de Pêra?
Um lugar do qual temos as melhores recordações. Sempre que tenho oportunidade recomendo sua visita aos meus amigos que vão passear a Portugal.

Foi a Castanheira de Pêra recentemente? Se não foi vá porque está muito linda.
A última visita que fiz a Castanheira foi em Outubro de 1994. Minha esperança está viva para um dia poder recitar aqueles versos que recentemente lhe enviei, cujo final é:
"Espero um dia a hora de regressar
à terra que me viu nascer e que abandonei,
mas não foi por mal,
e um dia gritarei bem alto,
já regressei, já estou em Portugal"
Mas eu estou sempre a par dos acontecimentos na Castanheira, não só pelo nosso O Castanheirense, como também através de minha família (Tenho uma irmã e esposo morando nas Sarzedas e um irmão e esposa morando em Lisboa, além de sobrinhos).

O que acha dos descendentes de portugueses no Brasil?
Eles se consideram Portugueses, como nós, pelo menos é essa a experiência que eu tenho de meu filho e parentes que possuo no Rio de Janeiro, descendentes do Sr. Danilo Tomás, que foi filho do Sr. José Tomás, mais conhecido na Castanheira como José da Natária, conforme já me referi anteriormente.

Que recordação tem do Esconhais?
Muito boas. Trabalhei na Fábrica Ceppas de Janeiro de 1946 até quando vim para o Brasil em Abril de l953. A convivência com Snr. Ceppas e sua Família, especialmente sua esposa D. Delmira foi óptima. O mesmo com Sr. Fausto Ceppas, D. Alda e Dr. Campos. Trabalhei lá sob orientação do Sr. Eduardo Silva foi um grande mestre, me tendo proporcionou grandes conhecimentos. Tive um grande colega: O Joaquim Correia Neves, mais conhecido como Joaquim do Singral. Sr. José Ermida que comprou um automóvel e que me usava como seu motorista.

Quantos nomes de Castanheira de Pêra têm ligado à Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro?
Dentro de meu conhecimento, António Ceppas e Franklin Ceppas.

Na sua opinião porque a Fábrica Ceppas em Castanheira de Pêra não teve seguidores?
Os seguidores seriam o "Necas" e seu irmão Fausto Ceppas. O "Necas " veio para o Brasil, tendo o Fausto ficado na Fábrica seu Pai. Entretanto, estabeleceu-se a crise na indústria de lanifícios na Castanheira, que obrigou o encerramento de suas actividades, como aconteceu com uma grande parte das Fábricas da Castanheira.

A Casa José Silva onde eu fui empregado de 1956 a 1958, não teve seguidores?
Com o falecimento dos irmãos António Ceppas e Franklin Ceppas, os seus sucessores mudaram os rumos do seu destino, cujo fim foi praticamente sua extinção. é de lamentar que uma rede de lojas daquele porte tenha se extinguido.

Diga alguma coisa sobre o Brasil *Celeiro do Mundo onde tanta gente passa fome*?
Não dá para agente entender que um País como é o Brasil esteja nesta situação. Está faltando um bom governo. Vamos ver se o Lula consegue vencer essa batalha.
10/03/2003

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

S A Ú D E

O texto abaixo é de autoria do médico Dr. Arnaldo Lichtenstein (46), médico clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Foi meu amigo Carlos Fonseca que me mandou mensagem com este material o qual com muito prazer estou publicando em meu Blog, por achar de muita utilidade, especialmente para os idosos nos quais eu me incluo.
_________________________

"Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
-Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer".
Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se.
E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping,
enquanto os idosos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede,
deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados,
eles não sentem vontade de tomar água,
pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas
e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas.
O primeiro é para vovós e vovôs:
tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água,
sucos, chás, água-de-coco, leite.
Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina,
também funcionam.
O importante é, a cada duas horas,
botar algum líquido para dentro.
Lembrem-se disso!
Meu segundo alerta é para os familiares:
ofereçam constantemente líquidos aos idosos.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos.
Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos,
irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico". "

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

Fotografias que completam as que foram publicadas em 6/12/09
Momento em que era servido o coquetel. Eu tinha-me auzentado.

Nosso grupo: Eu, amiga Terezinha, e meus compadres, Manuel e Alice. Eu conversando com uma das organizadoras do jantar.

Ainda o nosso grupo.

Momento em que atendia uma das organizadoras do jantar.

São amigos que ficaram em mesa junto à nossa.

Organizadoras do jantar se preparando para distribuir rosas às convidadas.

Outra mesa junto a nós, podendo eu ser visto na parte de trás.

Os presentes que seriam distribuidos aos convidados, através de sorteio. E eu fui um dos sortudos.

Momento em que eu fui chamado por ter sido sorteado.

Momento em que recebia o meu presente. . . um bom presente.

Momento da distribuição das rosas, podendo ser vista em primeiro plano a presidente do Sindicato dos Condomínios, D. Wanda Granato.

Ainda outra visão da distribuição da Rosas. E eu tô lá na outra mesa do lado direito.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

MÚSICA

Canta, canta minha gente
Deixa a tristeza pra lá
Canta forte, canta alto
Que a vida vai melhora
_____________________
Quer escutar a canção do Martinho da Vila que tem essa letra ?
Clique no seu nome a seguir.
.

domingo, 13 de dezembro de 2009

ANTONIO CARREIRA

De: antonio carreira
Data: 13/12/2009 10:11:32
Para: Salvador Tomaz
Assunto: Feliz Aniversário

Viva Salvador
Só para lhe dar os parabéns, e desejar um feliz 84º aniversário, sempre com o mesmo espírito jovem que o caracteriza.
Vão anexas as fotos que tiramos na Quitandinha.
Um abraço
António Carreira



Obrigado amigo Tó Mané, pelos seus parabéns aos meus 84 anos, e também pelas fotos que tirámos quando de sua visita, e de seu primo Luiz Fernando, a esta linda cidade de Petrópolis, no mês passado, onde sempre são bem recebidos.

sábado, 12 de dezembro de 2009

UM GRANDE AMIGO

Trata-se do EDUARDO DOS SANTOS COELHO, um Castanheirense que infelizmente, ainda novo, nos deixou por ter sido chamado por DEUS.
É irmão de outro grande amigo, o CARLOS COELHO, nosso colega das conferências diárias, através do Skype.
Para você Eduardo, que deve estar no céu e nos acompanhando, desejo-lhe tranquilidade na sua alma. Não esqueci as brincadeiras da nossa juventude, feitas por nós na Castanheira, eu você e o Joaquim do Singral . . . bons tempos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ISABEL BEBIANO

Esta é a ISABEL BEBIANO, uma Castanheirense, filha do nosso amigo GUALTER BEBIANO. Reside atualmente em Londres.
Sua participação quási diária na nossa "Capernet", é motivo de alegria constante.

Posted by Picasa

FOTO ANTIGA

Esta foto é uma repetição da minha postagem de ontem, para atender ao amigo Teófilo Silva, a quem agradeço o seu comentário. Estou usando um processo diferente, esperando que agora consiga visualizá-la. Mas se mesmo assim não atingir o seu objetivo, terei muito prazer em lhe mandar uma cópia por e-mail. Aguardo seu retorno.

PRECE DE SANTA TEREZA

O dia de hoje é de paz interior.
Você pode confiar em Deus de que você está exatamente onde precisa estar.
Não esqueça as infinitas possibilidades que nascem da sua fé..
Use esses presentes que você tem recebido e passe-os com o amor que tem sido dado a você.
Alegre-se de saber que você é filho de Deus..
Deixe que essa presença penetre em seus ossos, permitindo que sua alma cante livremente, dance, ore e ame.
Isso é para cada um de nós todos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FOTO ANTIGA

Para quem não os conheceu pessoalmente, aí vai a sua identificação, da direita para a esquerda:
Adelino Caetano, grande comerciante em Castanheira de Pera;
Domingos da Laura;
José Tomaz e Joaquim Tomaz, comerciantes em Lisboa, filhos do último personagem, José da Natária (Natália) como era tratado.
O josé da Natária era avô de minha esposa, residia naquela casa que fica ao da do Américo Alfaiate.
Todos eles já nos deixaram, mas conservamos a sua saudade.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CASTANHEIRA DE PERA

Imagem tirada da Monografia do nosso Concelho:

Caros amigos Castanheirenses: Conhecem a primeira pessoa adulta a começar do lado direito ? Figura muito conhecida da rapaziada do meu tempo em Castanheira de Pera. (. . . . Eduardo Silva)

As outras pesoas, não conheço, por tratar-se de foto de 1928.

domingo, 6 de dezembro de 2009

ESTOU GRATO .....

1- À minha mulher, Por dizer que teremos ao jantar só cachorro-quente, porque ela está em casa comigo e não em algum outro lugar, não sei onde!

2-AO MEU MARIDO, ESPARRAMADO COMO UM PURÉ DE BATATA, A LER NO SOFÁ, porque ele está comigo e não a tomar uns copos em algum bar...

3 -À ADOLESCENTE CÁ DE CASA, QUE ESTÁ RECLAMANDO POR TER QUE LAVAR A LOUÇA, porque isso significa que está em casa, e não de ambulando pelas ruas..

4-PELAS BRONCAS DO CHEFE, POIS ISTO SIGNIFICA QUE ESTOU EMPREGADO... .

5-PELA BAGUNÇADA EM QUE FICOU A CASA DEPOIS DA FESTA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTIVE RODEADO DE AMIGOS...

6-PELAS ROUPAS QUE ME ESTÃO A FICAR "JUSTAS", porque
estou com saúde e tenho o suficiente para comer...

7-PELA MINHA SOMBRA QUE ME ACOMPANHA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ANDO FORA E AO SOL...

8-PELA RELVA QUE PRECISA SER CORTADA, PELAS JANELAS QUE PRECISAM SER LIMPAS, E PELAS PERSIANAS AVARIADAS, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO UMA CASA...

9-POR TODAS AS QUEIXAS QUE FAÇO CONTRA O GOVERNO,
porque isso significa que temos liberdade de expressão...

10-PELO LUGAR QUE SÓ CONSEGUI NO FIM DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO, porque isso significa que tenho carro e posso caminhar...

11-PELA CONTA MONSTRUOSA DE ENERGIA QUE PAGO, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO CONFORTO EM CASA...

12-PELA SENHORA DESAFINADA QUE CANTA ATRÁS DE MIM NA IGREJA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO OUVIDO...

13-PELA PILHA DE ROUPAS PARA LAVAR E PASSAR, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO FAMÍLIA...

14-PELOS MÚSCULOS DORIDOS E A FADIGA AO FINAL DO DIA, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE FUI CAPAZ DE TER UM DIA PREENCHIDO...

15-PELO DESPERTADOR QUE DE MANHÃ ME ABORRECE, PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE CONTINUO VIVO...

16-ESTOU GRATO PELOS PALERMAS DOS MEUS COLEGAS DE TRABALHO, PORQUE TORNAM O DIA MAIS DIVERTIDO E INTERESSANTE ...

E, finalmente,

17- POR RECEBER MONTES DE E-MAILS, pois isso significa que tenho amigos e que êles pensam em mim!!!
____________________________
(Copiado de mensagem recebida do primo Fernando Fernandes, com algumas alterações feita por mim).

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO













Jantar de Confraternização oferecido pelo Sindicato dos Condomínios de Petrópolis. na Churrascaria Lago Azul, no Quitandinha, em 5/12/2009.
Os componentes da minha mesa são: Eu, minha amiga Terezinha e meus compadres, sogros de meu filho. O dia estava frio, conforme pode ser visto pelos nossos agasalhos. Estas fotos são de minha câmara. Tem mais feitas por fotografo profissional, que serão aqui publicadas em outra oportunidade.


Posted by Picasa

sábado, 5 de dezembro de 2009

COMIDA BAIANA





Eu e a Baiana do Acarajé, por ocasião de uma demonstração de como se fazem as suas iguarias, para o que eu fui convidado. Parabéns amiga Máxima (Este é o seu nome), sua comida estava uma delícia.


Posted by Picasa

VISITA DE TÓ MANÉ


Agradável visita que recebi em Novembro/2009.
Da direita para a esquerda: Tó Mané, seu primo Luiz Fernando e Salvador.
A foto foi feita após o almoço na Churrascaria Lago Azul, no Quitandinha em Petrópolis, vendo-se ao fundo o Palácio Quitandinha, construido para funcionar como Cassino, tendo sido usado nessa atividade apenas um ano até fechar em 1946 por decisão do Governo Gaspar Dutra
.
Posted by Picasa

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

AMIGOS


Três amigos: Salvador, Searas e Carlos Coelho.
Em Castanheira de Pera, Julho de 2009.
Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

F A M Í L I A

Na segunda imagem, quási ao final, você vai saber.
---------------------
Esta história, (retirada de um PPS). é muito interessante e serve para mostrar como a nossa conduta, em certos momentos, poderia ser diferente, especialmente com nossa Família.
__________________________________

Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão. Ele respondeu: “desculpe-me por favor; não a vi.”Fomos muito educados, seguimos nosso caminho, nos despedimos.

Mais tarde, ao estar cozinhando, estava meu filho muito perto de mim.
Ao me virar quase esbarro nele, imediatamente gritei com ele; ele se retirou sentido, sem que eu notasse quão duro que lhe falei.

Ao deitar-me, Deus me disse suavemente: Trataste a um estranho de forma cortês. Mas destrataste o filho que amas. Vá a cozinha e encontrarás umas flores no chão, perto da porta. São as flores que ele cortou e te trouxe, rosa, amarela e azul. Estava calado para te entregar a surpresa e não viste as lágrimas que chegaram a seus olhos…

Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua
cama e lhe disse: “Desperta pequeno! Desperta! São estas as flores que cortaste para mim?” Ele sorriu e disse: As encontrei junto de uma árvore, e as cortei porque são bonitas como você, em especial a azul.

Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você. Ele respondeu: “está bem mamãe, te amo de todos os modos.”
Eu também te amo e adorei as flores, especialmente a azul….

_______________

Entenda que se morreres amanhã, em questão de dias a empresa onde trabalhas cubrirá seu posto.
Mas a família que deixamos sentirá a perda pelo resto da vida.
Pensa neles, porque geralmente nos entregamos mais ao trabalho que a nossa Familia. Será que não é uma inversão pouco inteligente?

Então, que há detrás desta história?
Sabes o que significa Familia em inglês?

Compartilhe essa mensagem com quem você se importa.
Se você não fizer, ninguém morrerá, nenhuma tragédia ocorrerá, mas perderá a oportunidade de dizer aos demais: pense mais em sua família.
QUE DEUS BENDIGA
A TODAS AS FAMÍLIAS!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FAMÍLIA

Salvador e sua neta Larissa, em Arouca/Portugal, em Julho de 2009

Posted by Picasa

TÓ MANÉ E SEU FLAMENGO

Meu amigo Tó Mané comemorando gol do Flamento, seu time predileto no Rio de Janeiro

Maracanã - RJ - Olé! Olá! O Flamengo tá jogando prá quebrá!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

VOCÊ COSTUMA DIZER AMO-TE ?

VALE A PENA LER ATÉ AO FIM, E SE CHORAR,
AINDA MELHOR!!!
É para ler, ok? Leia atentamente...
Palavras, para quê?...
Tenho a certeza de que a história a(o) vai
fazer reflectir, tal como a mim...
E sensibilizá-la(o) muito...

VOCÊ COSTUMA DIZER AMO-TE?
-------------------------------------------------

Dois irmãos estavam a jogar futebol no quintal, quando Júlio, o mais novo, disse ao Ricardo:
- Meu querido irmão, amo-te muito e não quero separar-me nunca de ti !
Ricardo, sem dar muita importância ao que Júlio tinha dito, perguntou-lhe:
- Mas que conversa é essa de amar, pá? Cala mas é a boca e continua a jogar…
E os dois continuaram a jogar à bola a tarde inteira.

À noite, Jacó, o pai dos miúdos,
chegou do escritório exausto e muito mal disposto, pois não tinha conseguido fechar um bom negócio...

Ao entrar, Jacó olhou para Júlio que, sorridente, lhe disse:
- Olá Pai, amo-te muito e não quero separar-me nunca de ti!
Jacó, no auge do mau humor e stress, disse-lhe:
- Júlio, estou exausto e nervoso. Fazes favor de não me vires com parvoíces!

Júlio ficou magoado com as palavras ásperas do pai, e foi chorar para um cantinho do seu quarto. Joana, a mãe dos miudos, sentiu a falta do filho e foi procurá-lo, até que o
encontrou no cantinho do quarto, com os olhinhos cheios de lágrimas…

Admirada, começou a secar as
lágrimas ao filho, ao mesmo tempo que lhe perguntava:
- O que foi, Júlio? Por que é que está a chorar?
Júlio olhou para a mãe com uma carinha triste e
disse-lhe:
- Mãe, eu amo-te muito e não quero separar-me nunca de ti!
Joana sorriu para o filho e afirmou:
- Meu filho querido, ficaremos sempre juntos!
Júlio sorriu, deu um beijo à mãe e foi deitar-se...

No quarto do casal, quando ambos se estavam a preparar para se deitarem, Joana comenta a Jacó:
- Não achaste o Júlio muito estranho hoje?
Jacó, muito stressado pelo trabalho, disse:
- Esse miudo está é a querer chamar a atenção...
Deita-te e dorme!
Finalmente, todos se deitaram e adormeceram,
sossegados.

Às duas da manhã, Júlio levantou-se, foi
ao quarto do seu irmão Ricardo e ficou a
vê-lo dormir... Ricardo, incomodado com
a claridade, acordou e gritou para o Júlio:
- Estás doido?! Apaga já a luz e deixa-me dormir!
Em silêncio, Júlio obedeceu ao irmão. Apagou
a luz e dirigiu-se ao quarto dos pais...

Quando lá chegou, acendeu a luz e ficou a ver os pais a dormir. Jacó acordou e perguntou ao filho:
- O que foi, Júlio?
Em silêncio, Júlio apenas acenou negativamente com a cabeça. Nessa altura Jacó, irritado, interregou-o:
- Então, o que é que queres?
Júlio continuou em silêncio. Jacó, já muito irritado, berrou, dizendo:
- Então vai dormir, miudo doente!...

Júlio apagou a luz, dirigiu-se ao seu quarto e deitou-se. Na manhã seguinte todos se levantaram cedo. Jacó ia trabalhar e Joana ia levar as crianças à escola. Ricardo já estava acordado...
Mas Júlio não se tinha levantado...

Então, Jacó, que já estava muito irritado com o Júlio, entrou a bufar no quarto do miudo e gritou:
- Levanta-te preguiçoso!!!
Júlio, nem se mexeu…
Então, Jacó avançou para a cama do miudo e puxou para trás o lençol, destapando a criança, quando se apercebeu de que Júlio estava com os olhos fechados e muito pálido.

Assustado, pôs a mão sobre o rosto do filho e notou que ele estava gelado. Desesperado, gritou, chamando a mulher e o Ricardo, para verem o que tinha acontecido ao Júlio... Infelizmente, o pior!...

Estava morto e aparentemente sem motivo. Joana, desesperada, abraçou o filho morto e quase não conseguia respirar de tanto chorar. Ricardo, desconsolado, segurou com força na mão do irmão e também só chorava…

Jacó, desesperado, soluçava, e ao olhar para o seu querido menino, apercebeu-se de que ele tinha um papelinho dobrado entre as suas pequenas mãos. Jacó agarrou no pequeno papel e leu o que Júlio tinha escrito

-“Numa destas noites, Deus veio falar comigo durante um sonho. Disse–me que, apesar de eu amar a minha família e de ela também me amar, íamos ter de nos separar. Eu não queria, mas Deus explicou-me que era preciso. Não sei o que vai acontecer, mas estou com muito medo. Mas gostava de dizer uma coisa:
- Ricardo, não te envergonhes de me amar.
- Mãe, és a melhor mãe do mundo.
- Pai, de tanto trabalhares, esqueceste-te de viver.
- Eu amo-vos aos três!!!!"


Quantas vezes não temos tempo para parar, amar, e receber o amor que nos é oferecido? Talvez quando acordarmos seja tarde demais... Mas ainda há tempo!

Muita gente vai entrar e sair da tua vida, mas só os verdadeiros amigos vão deixar marca no teu coração! Para te segurares, usa a cabeça; Para segurares os outros, usa o coração. O ódio é apenas uma curta mensagem de perigo. Quem perde um amigo, perde muito mais. Quem perde a fé, perde tudo. Amigos, somos eu e tu... Trouxeste outro amigo… E começámos um grupo... Um círculo de amigos... E como um círculo não tem começo nem fim, mostra aos teus amigos como são importantes para ti...

--------------------------------------------------------
Esta é mais uma história obtida de um PPS que recebi de meu amigo Searas. Gostei e resolvi publicá-lo neste BLOG.